Atividade

134219 - Módulo II – Análise Econômica e Planejamento de Cenários

Período da turma: 09/03/2026 a 18/05/2026

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Descrição: A. Problemas Econômicos Atuais
OBJETIVO
O curso busca discutir e analisar os principais problemas econômicos contemporâneos brasileiros, considerando fatores como crescimento econômico, desigualdade, inflação, crises financeiras, mudanças climáticas, mercado de trabalho, globalização e impactos tecnológicos. O foco será nas causas, consequências e nas políticas econômicas para mitigar esses desafios.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Indicadores Sociais e Desigualdade de Renda; Políticas de Redistribuição de Renda e Papel da Tributação; Impacto da Automação e da Digitalização no Emprego; Infraestrutura e Crescimento Econômico, Investimento Público e Crescimento Econômico; Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática; Cadeias Globais de Valor; Os Desafios da Produtividade.
BIBLIOGRAFIA
ARRETCHE, M. (2015). Trajetórias das Desigualdades. Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo: Editora da UNESP.
ATKINSON, A. (2015). Inequality: What Can Be Done? Harvard University Press.
FREY, C.B. (2019). The Technology Trap: Capital, Labor, and Power in the Age of Automation. Princeton University Press.
GREMAUD, A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S. de; TONETO, R. (2017). Economia Brasileira Contemporânea. 8ª edição. São Paulo: Editora GEN/Atlas.
MENDES, M. (2014). Por que o Brasil Cresce Pouco? Desigualdade, Democracia e Baixo Crescimento no País do Futuro. Rio de Janeiro: Editora Elsevier.
ORAIR, R.O. (2016). Investimento Público no Brasil: Trajetórias e Relação com Regime Fiscal. Texto para discussão IPEA 2215.
TIROLE, J. (2020). Economia do Bem Comum. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
VELOSO, F.; FERREIRA, P.C.; GIAMBIAGI, F.; PESSÔA, S. (2013). Desenvolvimento Econômico: Uma Perspectiva Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Elsevier.


B. Análise Econômica e Setorial
OBJETIVO
O curso tem como objetivo desenvolver habilidades analíticas para compreender o desempenho da economia e de setores específicos, utilizando indicadores econômicos, modelos de análise e estudos de caso. Os alunos aprenderão a interpretar dados macroeconômicos e setoriais, avaliar tendências e formular diagnósticos sobre diferentes setores produtivos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Diferença entre Análise Macroeconômica e Setorial; Indústria: Evolução, Principais Segmentos e Impacto da Tecnologia; Comércio: Varejo, Atacado e Tendências de Consumo; Serviços: Setor Financeiro, Telecomunicações e Economia Digital; Transporte e logística: Gargalos e Oportunidades; Energia Elétrica e Matriz Energética Brasileira; Relação entre Economia e Setor; Papel do Governo na Regulação Econômica; Discussão de Relatórios de Mercado e Previsões Setoriais.
BIBLIOGRAFIA
BODIE, Z.; KANE, A.; MARCUS, A. (2014). Investimentos. 10a Edição. Editora Mc Graw Hill Education.
PORTER, M.E. (2004). Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Editora Atlas.
REILLY, F.K.; NORTON, E.A. (2008). Investimentos. 7a Edição. Editora Cengage Learning.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. (2020). Planejamento Estratégico - Da Intenção aos Resultados. 4ª Edição. Editora Atlas.
OLIVEIRA, D.P.R. (2018). Planejamento Estratégico - Conceitos-Metodologia-Práticas. 34ª Edição. Editora Atlas.
Relatórios de Mercado de Instituições Financeiras.

C. Economia e Planejamento de Cenários
OBJETIVO
Capacitar os alunos na análise de cenários econômicos e no uso de ferramentas de planejamento estratégico para tomada de decisões em ambientes de incerteza. O curso combina fundamentos econômicos, modelagem de cenários e estratégias de planejamento para o setor público e privado, permitindo a formulação de políticas e estratégias de negócios adaptativas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceito de Cenários; Importância da Macroeconômica para Análise com Cenários; Influências Sociais, Tecnológicas e Políticas; Determinantes Estruturais da Intensidade da Concorrência; Intensidade da Rivalidade entre Concorrentes Existentes; Construção de Cenários Econômicos Otimistas, Realistas e Pessimistas; Análise com Quatro ou mais Cenários; Forças Motrizes; Construção de Cenários; Alinhamento Estratégico: Monitorando e Eliminando Gaps.
BIBLIOGRAFIA
BRENT, R.J. (2017). Advanced Introduction to Cost–Benefit Analysis. Edward Elgar Publishing.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. (2020). Planejamento Estratégico - Da Intenção aos Resultados. 4ª Edição. Editora Atlas.
GONÇALVES, R.R.; TORRES, A.P.; RODRIGUES, M.R.A. ZYGIELSZYPER, N.R. (2011). Cenários Econômicos e Tendências. FGV Editora.
PORTER, M.E. (2004). Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Editora Atlas.
OLIVEIRA, D.P.R. (2018). Planejamento Estratégico - Conceitos-Metodologia-Práticas. 34ª Edição. Editora Atlas.
SCHOEMAKER, P.J.H. (2014) Winning the Long Game: How Strategic Leaders Shape the Future. PublicAffairs.
WADE, W. (2012). Planejando Cenários: Um Guia Prático para se Preparar para o Futuro do seu Negócio. Editora Saraiva.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Luciano Nakabashi
Rudinei Toneto Junior


 
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