134196 - Analytics |
Período da turma: | 14/10/2025 a 20/05/2027
|
||||
|
|||||
Descrição: | Este curso tem como objetivo ensinar a utilização de dados para entender o consumidor, analisar campanhas de marketing e tomar melhores decisões de negócios. Através de casos práticos, os alunos aprenderão a coletar dados e usar IA para apoiar a tomada de decisões. Serão apresentadas plataformas para mensurar o comportamento do consumidor, com dinâmicas práticas para aplicação imediata no mercado. O curso foca no aperfeiçoamento da tomada de decisão utilizando técnicas avançadas de Business Intelligence, incluindo a criação de dashboards e gráficos para análise de dados e solução de problemas de negócios reais.
Bibliografia "A Arte da Guerra dos Dados" de Carlos Alberto Ferreira Filho. “Academia do Google Analytics 4” disponível em https://support.google.com/analytics/answer/15440208?hl=pt-BR. "Big Data - Como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana" de Kenneth Cukier e Viktor Mayer-Schönberger. "Data Analytics - Conceitos e Aplicações" de Marcus Nunes. "Data Analytics Aplicado a Gestão de Riscos" de Gustavo Lopes e Geraldo Santos. "Data Science para Negócios" de Foster Provost e Tom Fawcett. “Documentação do Orange Data Mining” disponível em https://orangedatamining.com/docs/. GOOGLE; Treinamento e suporte do Google Analytics, 2016. Disponível em https://support.google.com/analytics/answer/4553001?hl=pt-BR. Acesso em 24 mai de 2018. “Guia de estudos de marketing Science do Facebook” disponível em https://www.facebookblueprint.com/student/page/205956?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR2GKVR8SWoqrmjWuuxopkIIz3ZZg949oX8W1D9B_g6Eph8hkV0Cav89uvQ_aem_ErCv0XMNdYw-0BrNd4Tm0A. Kaushik, A. Ocamm’s Razor, 2016. Disponível em http://www.kaushik.net/avinash/. Acesso em 13 set 2017. KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007. “Tutoriais do Tableau” disponível em https://www.tableau.com/learn/training. "A Arte da Guerra dos Dados" de Carlos Alberto Ferreira Filho. “Academia do Google Analytics 4” disponível em https://support.google.com/analytics/answer/15440208?hl=pt-BR. "Big Data - Como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana" de Kenneth Cukier e Viktor Mayer-Schönberger. "Data Analytics - Conceitos e Aplicações" de Marcus Nunes. "Data Analytics Aplicado a Gestão de Riscos" de Gustavo Lopes e Geraldo Santos. "Data Science para Negócios" de Foster Provost e Tom Fawcett. “Documentação do Orange Data Mining” disponível em https://orangedatamining.com/docs/ GOOGLE; Treinamento e suporte do Google Analytics, 2016. Disponível em https://support.google.com/analytics/answer/4553001?hl=pt-BR. Acesso em 24 mai de 2018. “Guia de estudos de marketing Science do Facebook” disponível em https://www.facebookblueprint.com/student/page/205956?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR2GKVR8SWoqrmjWuuxopkIIz3ZZg949oX8W1D9B_g6Eph8hkV0Cav89uvQ_aem_ErCv0XMNdYw-0BrNd4Tm0A. Kaushik, A. Ocamm’s Razor, 2016. Disponível em http://www.kaushik.net/avinash/. Acesso em 13 set 2017. KAUSHIK, A. Web analytics: an hour a day. Indianapolis: Sybex, 2007. “Tutoriais do Tableau” disponível em https://www.tableau.com/learn/training. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 500 | ||||
Ministrantes: |
Claudio Luis Cruz de Oliveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |