Atividade

134163 - Liderança

Período da turma: 16/03/2026 a 24/08/2026

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Descrição: Autoconhecimento e Diferenças Individuais
A importância do autoconhecimento para o líder de pessoas. Diferenças entre os indivíduos: personalidade, valores, história de vida e motivações. Atividades voltadas ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Valores e âncoras de carreira. Autogestão da carreira.

BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 5. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2015.
CASADO, T. Tipos psicológicos: uma proposta de instrumento para diagnóstico do potencial humano nas organizações. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 1998.
ELLIPELLI, A. Autoconhecimento para um mundo melhor: reflexões sobre liderança, desenvolvimento humano e capitalismo consciente. São Paulo: Alta Books, 2021.
FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
FRANKL, V. Em busca do sentido: um psicólogo no campo de concentração. 35a ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
MYERS, I.B.; MYERS, P.B. Ser Humano E Ser Diferente. Valorizando As Pessoas Por Seus Dons Especiais. Editora:Gente, 1997.
PARIKH, Jagdish. Autogerenciamento: a busca de um novo estilo de liderança. Editora Saraiva, São Paulo: 1994.
WHEATLEY, M.J. Liderança e a Nova Ciência. Editora: ‎ Cultrix, 2ª edição, 2016.

Comunicação e Negociação Executiva
Comunicação Interpessoal. Barreiras à Comunicação. Aspectos emocionais nas negociações. Estilos de negociação. Habilidades do negociador. Fontes genéricas de poder. Fontes exclusivas de poder. Posturas exercidas por compradores e vendedores no processo de negociação. O planejamento para a negociação. Ferramentas para o planejamento. Etapas do processo de negociação.

FERREIRA, Gonzaga. Negociação: como usar a inteligência e a racionalidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
LEWICKI, Roy J.; SAUNDERS, David M.; BARRY, Bruce. Fundamentos de negociação. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
MARTINELLI, Dante Pinheiro; GHISI, Flávia Angeli; MARTINS, Talita Mauad (Organizadores). Negociação: conceitos e aplicações práticas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MARTINELLI, Dante Pinheiro. Negociação empresarial: enfoque sistêmico e visão estratégica. 2. ed. São Paulo: Manole, 2015.
SARFATI, Gilberto (Organizador). Manual de negociação. São Paulo: Saraiva, 2010.

Diversidade e Inclusão
Conceitos de diversidade. Contextualização histórica e suas reações. Os principais estudos sobre diversidade e inclusão. Contextualização do tema no Brasil. Gestão da diversidade. Dificuldades e justificativas para as práticas de gestão de diversidade. Inclusão enquanto conceito e aplicação nas organizações. Diversidade, inclusão e desempenho organizacional. Algumas provocações sobre o tema e sua emergência no atual cenário.

COX, Jr. T.; BLAKE, Stacy. Managing cultural diversity: implications for organizational competitiveness. Academy of Management Executive; v. 5, n. 3, 1991.
COX, Jr. T. The multicultural organization. Academy of Management Executive, v. 5, n. 2, 1991.
CROSS, E. Y.; KATZ, J. H., MILLER, F. SEASHORE, E. W. The promise of diversity. Burr Ridge, IL: Irwin, 1994.
FLEURY, M. T. L. Gerenciando a diversidade cultural: experiência de empresas brasileiras. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 18-25, jul/set 2000.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1963.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005.
HANASHIRO, D. M. M.; CARVALHO, S.G. Diversidade Cultural: Panorama Atual e Reflexões para a Realidade Brasileira. Ed. 47, Vol. 11, N.5, 2005
HANASHIRO, D. M. M. Convivendo com a Diversidade Cultural. In: HANASHIRO, D. M. M
HOFSTEDE, G. Culture’s consequences: international differences in work related values, Bervely Hills, SAGE, 1988.
MAHZARIN, Banaji; GREENWALD, Anthony. Blind SPOT: Hidden Biases of good people. Agosto, 2016.
NKOMO, S.M.; COX, Jr, T. Diversidade e identidade nas organizações. In: CLEGG, S.R. et al. Handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo, Atlas, 2007
SARAIVA, Luiz Alex Silva; IRIGARAY, Hélio Arthur dos Reis. Políticas de diversidade nas organizações: uma questão de discurso? Rev. adm. empres., Set 2009, vol.49, no.3, p.337-348. ISSN 0034-7590
TAJFEL, Henri (Ed.). Differentiation between social groups: studies in the social psychology of intergroup relations. London: Academic Press, 1978. p.61-76.
TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.

Felicidade e Propósito de Vida
Conceito de felicidade. Os princípios filosóficos e científicos sobre a felicidade. Felicidade e realização profissional. Conceito e dimensões do propósito de vida. Como desenvolver o propósito de vida. Propósito e trabalho. Atividades de autoconhecimento para identificar o propósito. Liderança e propósito.

ACHOR, S. O jeito harvard de ser feliz: o curso mais concorrido de uma das melhores universidades do mundo. São Paulo: Saraiva, 2012.
BABA, S.P. Propósito: A coragem de ser quem somos. Editora: Sextante, 2022.
FERNANDES, M. Felicidade dá lucro: lições de um dos líderes empresariais mais admirados do brasil. São Paulo: Portfolio-Penguim, 2015.
FURTADO, C. Feliciência: Felicidade e Trabalho na era da Complexidade. Editora Actual, 2022.
KILLINGSWORTH, M. O futuro do estudo da felicidade. O valor da felicidade: como o bem-estar da equipe turbina o lucro. Harvard business review. Brasil, SP, v.1, p. 4-90, jan. 2012.
KOFMAN, F. Liderança e propósito: O novo líder e o real significado do sucesso.
LOSIER, M.J. O propósito da sua vida: Um guia prático para você se sentir realizado e feliz em tudo o que fizer. Editora: ‎Leya, 2017.
MOSS, J. Felicidade No Trabalho: Estratégias Para Otimizar Sua Performance. Editora UBK Publishing House, 2020.
SELIGMAN, M.E.P. Florescer: A nova ciência das emoções positivas, da compreensão da felicidade e do bem-estar. Editora ‏Objetiva, 2011.
SHINODA, C. Propósito de vida: Um guia prático para desenvolver o seu. São Paulo: Benvirá, 2021.

Gestão da Mudança
Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional. Contexto organizacional. Capacidade de execução de mudanças. Como adaptar estruturas e processos organizacionais para aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças. Desafios e papel do gestor num mundo de mudanças contínuas e disruptivas. Ferramentas e técnicas de gestão da mudança. Cases.

AGUILERA, José Carlos; LAZARINI, Luiz Carlos. Gestão estratégica de mudanças corporativas: tumaround, a verdadeira destruição criativa. São Paulo: Saraiva, 2009.
ANTÓNIO, Nelson dos Santos; COSTA, Renato Lopes da. Aprendizagem organizacional: ferramenta no processo de mudança. São Paulo: Grupo Almedina, 2017.
BENNET, N.; LEMOINE, G, J. What VUCA really means for you. Harvard Business Review, p.27, Jan./Feb. 2014.
COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas, 2010.
GEROLAMO, M. C. Gestão da mudança na perspectiva do comportamento organizacional e da liderança: proposta de um framework teórico e avaliação de iniciativas acadêmicas. 2019. Tese (Livre Docência em Gestão da Qualidade e Mudança Organizacional) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.
KOTTER, J. P. Leading change: why transformation efforts fail. Harvard Business Review, p.59-67, Mar./Apr. 1995.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Gerenciando mudanças nas organizações: um guia de práticas. São Paulo: Saraiva, 2017.
QUINN, R. E. The Positive organization: breaking free from conventional cultures, constraints, and beliefs. Oakland: Berrett-Koehler, 2015.

Gestão de Crises
A proteção da reputação. Comunicação de risco. Modelos de comunicação de risco: modelo dos 6 passos; modelo do mapa de mensagens; e diálogo com parceiros. Gestão e comunicação de crises. Ciclo de vida da crise. Plano de crises: objetivos; escopo; referências (legislação, normas e políticas); e definições. Comitê de gestão de crises. Resposta à crise. Mapeamento e monitoramento das redes sociais.
FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista. Marketing e relações públicas. 1. ed. São Paulo: Contentus, 2020.
NETO, Belmiro Ribeiro da S. Comunicação corporativa e reputação: construção e defesa da imagem favorável. Editora Saraiva, 2010.
NEVES, Roberto de Castro. Crises empresariais com a opinião pública: como evitá-las e administrá-las. Rio de Janeiro, RJ: Mauad, 2002.
SAAD-DINIZ, Eduardo. Ética negocial e compliance. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.
ULMER, Robert R.; SELLNOW, Timothy L.; SEEGER, Matthew W. Effective crisis communication. California: Sage Publications, 2007.

Gestão do Tempo
Dimensões do tempo. Compreendendo a dinâmica Homem -Tempo. Desperdiçadores de tempo. Ganhando tempo: escolhas e valores. Os desafios para fazer uma boa gestão do tempo. Matriz de urgência versus importância. Ferramentas para a gestão do tempo.

BARBOSA, C. 2011. A tríade do tempo. Sextante, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Bloch, 1998.
COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. 21. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2004.
HINDLE, T. Como gerir o seu tempo. São Paulo: Civilização Editora, 1998.
JUNQUEIRA, L. A. C. Administração do tempo: um programa de autodesenvolvimento. 3. ed. Rio de Janeiro: COP, 1998.
MAITLAND, I. Administre seu tempo. São Paulo: Nobel, 2000.

Neurociência Aplicada a Negócios
Fundamentos da neurociência e sua aplicação aos negócios. Neurociência da liderança. Introdução à economia comportamental. Sistemas cognitivos: sistema automático e sistema reflexivo. Neurociência e comportamento do consumidor (neuromarketing). Heurísticas e vieses cognitivos. Nudge: empurrões comportamentais e gatilhos mentais. A teoria da perspectiva. Comportamento de manada. Processo decisório. Reversão de preferências. Decisões sob risco e incerteza. Neurociência e cultura organizacional.

CORR, Philip J.; PLAGNOL, Anke. Behavioral economics: the basics. New York: Routledge, 2018.
EARL, Peter E. Principles of Behavioral Economics. Cambridge: Cambridge University Press, 2022.
GONÇALVES, Robson.; PAULA, André Luiz Damião de. Economia comportamental e tomada de decisão. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2021.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.
THALER, Richard H.; SUNSTEIN, Cass R. Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

Governança Corporativa e Compliance
Evolução da Governança corporativa no Brasil e tendências. Importância, conceitos, questões centrais e ferramentas de governança corporativa. Estruturas de governança. Acordos e regras. Aplicando a governança corporativa em diferentes tipos de organizações. Temas de um protocolo familiar. Propósito das organizações. Conselho de administração e conselho de família. Órgãos de fiscalização e controle. Compliance: Tone at the Top; responsabilidades dos Chief Compliance Officers; investigações corporativas.

CARMAGNANI FILHO, Edison e D`OVIDIO, Fabíola. A Proteção da Empresa Familiar: com holdings, fundos de investimentos fechados e outras ferramentas jurídicas. São Paulo: Dobra Editorial, 2013.
DUHIGG, Charles. O Poder do hábito. São Paulo: Objetiva, 2012.
FRANCO, Isabel (Org.). Guia Prático de Compliance. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Governança corporativa na prática: integrando acionistas, conselho de administração e diretoria executiva na geração de resultados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
ROSSETTI, José Paschoal; ANDRADE, Adriana. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
SLOMSKI, Valmor; MELLO, Gilmar Ribeiro de; TAVARES FILHO, Francisco; MACÊDO, Fabrício de Queiroz. Governança corporativa e governança na gestão pública. São Paulo: Atlas, 2008.
VALENTE, Paulo Gurgel. Governança corporativa: a capacitação básica do conselheiro. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

Inteligência Emocional
Emoções e evolução do cérebro. Sequestro emocional e gestão das emoções. O desenvolvimento da inteligência emocional. Inteligência emocional nas organizações e impacto para a liderança.

BAR-ON, R. Inteligência social e emocional: Visões do Emotional Quotient Inventory. In R. Bar-On, & J. D. A. Parker (Eds.), Manual de inteligência emocional (pp. 266-283). Porto Alegre: Artmed, 2002.
BONFIM, M. C.; GONDIM, S. M. Trabalho emocional demandas afetivas no exercício profissional. Salvador: EDUFBA, 2010.
BUENO, J. M. H.; PRIMI, R. Inteligência emocional: um estudo de validade sobre a capacidade de perceber emoções. Psicologia Reflexão e Crítica, 16(2), 279-29, 2003.
DUTRA, J. S., DUTRA, T. A., DUTRA, G. A. Gestão de Pessoas: Realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.
GOLEMAN, D. Inteligência Social (recurso eletrônico): o poder das relações humanas. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Editora Objetiva. Rio de Janeiro, 2012.
GOLEMAN, D. Liderança – A inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Editora Objetiva. Rio de Janeiro, 2015.

Estilos de Liderança
Evolução dos estilos de gestãoConceito. Abordagens clássicas: liderança autocrática, democrática e liberal. O papel da liderança no contexto VUCA e BANI (ambientes voláteis e incertos). Liderança situacional e adaptativa. Liderança transformacional e inspiradora. Liderança compassiva. Relação entre liderança compassiva e cultura organizacional. Como desenvolver a liderança compassiva. Liderança digital e gestão de equipes remotas. Liderança baseada em dados e tomada de decisão analítica. Liderança feminina e diversidade na alta gestão. Como identificar o próprio estilo de liderança.

AZUMA, L. Liderança Compassiva. Editora Multifoco, 2023.
BRAGA, R. Gestos de Gentileza: a grandeza que mora nas pequenas atitudes. Editora Buzz, 2020.
BROWN, B. A Coragem para Liderar: trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos. Editora BestSeller, 2019.
COSTA, L. Líder humano gera resultados: Como ser um líder que transcende o eu e faz a equipe e a empresa crescerem. Editora Gente Autoridade, 2021.
KRZNARIC, R. O Poder da Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Editora Zahar, 2015.
TULGAN, B. Não Tenha Medo de Ser Chefe: um passo a passo para se tornar o líder de que sua equipe precisa. Editora Sextante, 2019.

Liderança e Cultura Organizacional
Conceito de cultura organizacional. Dimensões da cultura organizacional. Funções. Cultura organizacional, Estratégia e Resultados. Diagnóstico. Papel da Liderança na cultura organizacional. Casos de organizações e diferentes tipos de culturas.

LIMONGI-FRANÇA, A.C. Comportamento organizacional. Editora: Saraiva, 2012.
NEWSTROM, J. Comportamento organizacional. O comportamento humano no trabalho Editora: AMGH, 2007.
ROBBINS, S.; JUDGE, T.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional. Teoria e prática no contexto brasileiro. Editora: Pearson Universidades, 2010.
SCHEIN, E. Cultura organizacional e liderança. Editora: Atlas, 1 ed., 2009.
VECCHIO, R. Comportamento organizacional. Editora: Cengage Learning, 2008.

Liderança e Seleção de Equipes de Alta Performance
Estilos de liderança e os impactos para as equipes. O papel do líder na formação e desenvolvimento de equipes de alta performance. As complexidades que envolvem a arte de liderar. Elementos essenciais de uma equipe de alta performance. A construção de um time de alta performance. Líder Coach.

BITENCOURT, Claudia. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
MCSHANE, Steven L.; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento organizacional. 6. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. E-book.
REGATO, Vilma Cardoso. Psicologia nas organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. E-book.
VALLE, Caio Almeida. Inteligência emocional: aprenda a se comunicar e controlar melhor suas emoções. 2016. E-book.

Liderança para a Inovação
Conceito de inovação e diferenciação em relação à descoberta e invenção. Diferentes formas de inovação na organização: produto, processo, negócio. O ambiente da Inovação. Gestão da inovação. Comportamentos e atitudes voltadas à inovação.

AHMED, P. K. Culture and climate for innovation. European Journal of Innovation Management, v. 1, n. 1, p. 30–43, 1998.
ALLEN, T. J.; HENN, G. W. The organization and architecture of innovation: Managing the Flow of Technology. Boston: Butterworth–Heinemann and Architectural Press, 2007.
ALM, C. J. J.; JÖNSSON, E. Innovation Culture in Five Dimensions: Identifying Cultural Success Factors and Barriers for Innovation. 2014. 1-100 f. CHALMERS UNIVERSITY OF TECHNOL, 2014.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo, 3ª Edição, Porto Alegre, Bookman, 2019.
CRAINER, S.; DEARLOVE, D. Inovação: como levar sua empresa para o próximo nível, Porto Alegre, Bookman, 2014.
SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da Inovação na Prática. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2016.
SPERBER, S. C. The Top Managers’ Impact on Opening the Organizational Culture to Innovation. International Journal of Innovation Management, v. 21, n. 2, p. 1750014-1- 1750014–42, 2017.

Mentoring & Coaching
Definição e diferenças entre mentoring e coaching. Papéis exercidos em cada processo. Implementação de coaching e mentoring dentro de organizações: objetivos, metodologias e pontos de atenção. Técnicas e ferramentas. Performance da equipe e resultados.

BERNHOEFT, R. Mentoring: práticas e casos. Editora Évora, 2014.
CHIAVENADO, I. Coaching e Mentoring. Construção de talentos. Editora: Atlas, 2021.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. RAC – Revista de Administração Contemporânea, Edição especial, 183-196, 2001.
OLIVEIRA, D. P. R. Coaching, Mentoring e Counseling. Editora: Atlas, 2018.
STONE, F. M. Coaching, counseling and mentoring. New York: American Management Association. 1999.
THOMAS, T.; THOMAS, J.; FIRESTONE, H. Mentoring, coaching, and counseling: Toward a common understanding. Military Review, v. 95, n. 4, 50, 2015.
WHITMORE, J. Coaching para Performance. Qualitymark, 2006.

Tópicos Especiais
Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula: durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.
O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Carga Horária:

121 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 650
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Ana Carolina Messias Shinoda
Anderson Cesar Gomes Teixeira Pellegrino
Denise de Moura
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Gino Terentim Junior
Jaime Caetano de Almeida
Luiz Gustavo Vala Zoldan
Ricardo Harbs
Rogerio Ceravolo Calia
Sirley Pereira de Almeida


 
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