134117 - CURSO: Diálogos educativos: patrimônios indígenas e africanos na relação museu escola (arqueologia, etnologia e museologia). (Subsede: MAE-USP - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | O curso tem como objetivo aproximar as escolas das práticas de educação museal do
MAE-USP, além de discutir como os campos da arqueologia, etnologia e museologia podem ser integrados em diálogos interdisciplinares e interculturais com distintas áreas no contexto do ensino formal. Nesta edição, será abordado o papel da cultura material, com ênfase nas materialidades indígenas e africanas em sala de aula. A programação inclui visitas à exposição “Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas. Kaingang, Guarani Nhadewa e Terena”, à coleção arqueológica marajoara da RTV; a exploração do Kit Educativo Africano e Afro-brasileiro, além da realização de uma escavação arqueológica simulada, pensada para ser replicada em ambiente escolar. Referências Bibliográficas das aulas: ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Currículo da Cidade Educadora. Educação e Território, 2020. Disponível em: https://educacaoeterritorio.org.br/especiais/curriculo-da- cidade-educadora/ BERNET, Jaume Trilla. La Educación y la Ciudad. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5704972.pdf BEZERRA, Márcia. Com os Cacos no Bolso: um ensaio sobre o colecionamento de artefatos arqueológicos na Amazônia Brasileira. REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, v. 38, p. 85-101, 2018. BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re- pensar os museus. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 28, 2020. CARNEIRO, Carla Gibertoni. Ações educacionais no contexto da arqueologia preventiva: uma proposta para a Amazônia. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, 2009. CASTRO, Fernanda Santana Rabello. A construção do campo da educação museal: políticas públicas e prática profissional. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 90-114, set. 2019. COSTA, Andréa Fernandes. A formação inicial e continuada de educadores museais: Projeto em construção. 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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Júlia Savaglia Anversa Maurício André da Silva |
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