Atividade

134117 - CURSO: Diálogos educativos: patrimônios indígenas e africanos na relação museu escola (arqueologia, etnologia e museologia). (Subsede: MAE-USP - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

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Descrição: O curso tem como objetivo aproximar as escolas das práticas de educação museal do
MAE-USP, além de discutir como os campos da arqueologia, etnologia e museologia podem
ser integrados em diálogos interdisciplinares e interculturais com distintas áreas no contexto
do ensino formal. Nesta edição, será abordado o papel da cultura material, com ênfase nas
materialidades indígenas e africanas em sala de aula. A programação inclui visitas à
exposição “Resistência Já! Fortalecimento e união das culturas indígenas. Kaingang, Guarani
Nhadewa e Terena”, à coleção arqueológica marajoara da RTV; a exploração do Kit Educativo
Africano e Afro-brasileiro, além da realização de uma escavação arqueológica simulada,
pensada para ser replicada em ambiente escolar.

Referências Bibliográficas das aulas:
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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Povos Indígenas: orientações pedagógicas. 2 ed. São Paulo: SME/ COPED, 2023. (Série Currículo da Cidade). Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-povos-indigenas-orientacoes-pedagogicas/.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. Povos Migrantes: orientações pedagógicas. 2 ed. São Paulo: SME/ COPED, 2023. (Série Currículo da Cidade). Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-povos-migrantes-orientacoes-pedagogicas/
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SILVA, Maurício André da. CARNEIRO, Carla Gibertoni. Escuta das narrativas indígenas na
exposição colaborativa do MAE-USP: desafios para o desenvolvimento de ações educativas
eticamente responsáveis e engajadas nos museus. Museologia & Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 163–188, 2021
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VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A educação museal e a produção do conhecimento acadêmico: algumas tendências. In: Fernando José de Almeida, Ialê Pereira Cardoso e Marcelo Continelli (orgs.). Diálogos em campo: experiências educativas em museus durante a pandemia. 1a.edição. São Paulo.2022, v.1,p. 45-60
VERGÈS, Françoise. Decolonizar o museu: Programa de desordem absoluta.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Júlia Savaglia Anversa
Maurício André da Silva


 
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