Atividade

134107 - CURSO: Integrando Metodologias Ativas e Novas Tecnologias para o Ensino da Língua Inglesa em Grandes Grupos de Crianças (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: *É desejável que os participantes sejam docentes de Língua Inglesa ou disciplinas em língua inglesa, ainda que não fluentes, visto que o curso visará ao desenvolvimento de habilidades específicas da área.

Cronograma
• Dia 1: Apresentação das bases técnico-epistemológicas para o ensino da
Língua Inglesa, com foco em atividades práticas e reflexões sobre o papel do
professor no processo de desenvolvimento linguístico dos alunos. Discussão
sobre planejamento assertivo, análise de necessidades e definição de objetivos
de aprendizagem.
• Dia 2: Estudo e análise de aulas bem-sucedidas, com foco na replicação de
boas práticas. Discussão dos conhecimentos técnico-epistemológicos
presentes nas metodologias ativas. Aplicação de técnicas de engajamento e
acompanhamento pedagógico conforme o nível dos alunos. Haverá um
enfoque em técnicas para integrar música, tecnologia e jogos às aulas de
Língua Inglesa de forma significativa.
• Dia 3: Apresentação e aplicação de atividades integradas às metodologias
ativas. Compartilhamento de portfólio com propostas para o ensino de inglês
no Fundamental I, com potencial de adaptação para outros níveis. As
atividades serão construídas de forma colaborativa com os participantes.
Bibliografia:
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo:
Parábola, 2012.
BIANCONCINI, Maria Elizabeth. Apresentação. In: _______. Metodologias ativas
para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo:
Loyola, 2018. p. xi.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos. Campinas: Papirus, 2007.
HARMER, Jeremy. The Practice of English Language Teaching. 5th ed. Pearson
Education / Longman, 2015.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Designs for learning. E–Learning, v. 1, n. 1, 2004.
LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de
audiência. 2a ed. São Paulo: Livros de Safra, 2011.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,
1991.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Thômas Felipe Rodrigues


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP