134107 - CURSO: Integrando Metodologias Ativas e Novas Tecnologias para o Ensino da Língua Inglesa em Grandes Grupos de Crianças (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | *É desejável que os participantes sejam docentes de Língua Inglesa ou disciplinas em língua inglesa, ainda que não fluentes, visto que o curso visará ao desenvolvimento de habilidades específicas da área.
Cronograma • Dia 1: Apresentação das bases técnico-epistemológicas para o ensino da Língua Inglesa, com foco em atividades práticas e reflexões sobre o papel do professor no processo de desenvolvimento linguístico dos alunos. Discussão sobre planejamento assertivo, análise de necessidades e definição de objetivos de aprendizagem. • Dia 2: Estudo e análise de aulas bem-sucedidas, com foco na replicação de boas práticas. Discussão dos conhecimentos técnico-epistemológicos presentes nas metodologias ativas. Aplicação de técnicas de engajamento e acompanhamento pedagógico conforme o nível dos alunos. Haverá um enfoque em técnicas para integrar música, tecnologia e jogos às aulas de Língua Inglesa de forma significativa. • Dia 3: Apresentação e aplicação de atividades integradas às metodologias ativas. Compartilhamento de portfólio com propostas para o ensino de inglês no Fundamental I, com potencial de adaptação para outros níveis. As atividades serão construídas de forma colaborativa com os participantes. Bibliografia: ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2012. BIANCONCINI, Maria Elizabeth. Apresentação. In: _______. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Loyola, 2018. p. xi. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos. Campinas: Papirus, 2007. HARMER, Jeremy. The Practice of English Language Teaching. 5th ed. Pearson Education / Longman, 2015. KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Designs for learning. E–Learning, v. 1, n. 1, 2004. LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. 2a ed. São Paulo: Livros de Safra, 2011. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Thômas Felipe Rodrigues |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |