Atividade

134095 - CURSO: Ensino de histórias e culturas indígenas: conversas interculturais para a construção de uma educação antirracista (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

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Descrição: O curso oferece um diálogo intercultural com mestras de saberes indígenas da cidade de São Paulo, oferecendo uma profunda reflexão sobre a importância de qualificar a aplicação da lei nº 11.645/08, articulando as pautas indígenas com a perspectiva da educação antirracista.

Bibliografia Básica:

ALMEIDA, Letycia Rodrigues de. Os Payayá em movimento: memória, autoafirmação e tradição oral na perspectiva indígena. 2024. 227 f. Dissertação (Humanidades, Direitos e outras Legitimidades) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 8 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB nº14/2015: Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008. Brasília, DF: Ministério da Educação, 11 nov. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=27591-pareceres-da-camara-de-educacao-basica-14-2015-pdf&category_slug=novembro-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 9 jan. 2025.

Convenção nº 169/89 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os Povos Indígenas e Tribais. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_169_OIT.pdf. Acesso em: 08 jan. 2025.

Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Declaracao_das_Nacoes_Unidas_sobre_os_Direitos_dos_Povos_Indigenas.pdf. Acesso em: 08 jan. 2025.

DORRICO, Trudruá. Tempo de Retomada. Cotia: Uratau, 2023.

GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Decolonialismo Indígena. São Paulo: Matrioska Editora, 2021.

KAMBEBA, Marcia. Ay Kakyri Tama: Eu moro na cidade. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020. Disponível em: http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/LIVROS/MFN-45661.pdf. Acesso em: 14 jan. 2025.

LONGHINI, Geni Daniela Núñez. Perspectivas indígenas antirracistas sobre o etnocídio: contribuições para o reflorestamento do imaginário. In: Psicologia & Sociedade, 35, e277101. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/FybYypjXJRVxDJFHd4vSv9j/ .Acesso em: 8 jan. 2025.

MUNDURUKU, Daniel. Crônicas Indígenas Para Rir e Refletir na Escola. São Paulo: Editora Moderna, 2021.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Povos Indígenas: orientações pedagógicas. São Paulo: 2023. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/acervo/curriculo-da-cidade-povos-indigenas-orientacoes-pedagogicas/. Acesso em 08 de janeiro de 2025.

TERENA, Taily. O direito a existir e ser quem somos. In: LIMA, Emanuel Fonseca; SANTOS, Fernanda Fernandes dos; AKAHIMA, Henry Albert Yukio; TEDESCHI, Losandro Antonio (Org.). Ensaios sobre racismos. São José do Rio Preto: Balão Editorial, 2019. p. 70-8. Disponível em: https://ocarete.org.br/acervo/ensaios-sobre-racismos/. Acesso em: 10 jul. 2022.

Sugestão de leitura complementar:

BANIWA, G. História Indígena no Brasil Independente: Da ameaça do desaparecimento ao protagonismo e cidadania diferenciada. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 9–32, 2023. DOI: 10.5216/rth.v26i1.76035. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/76035. Acesso em: 30 mar. 2024.

MEANS, Russell. Para a América viver, é preciso que a Europa morra. Tradução de Luciana Campos. Revisão da tradução: Guilherme Gontijo Flores. Revisão: Bernardo Bethônico. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2020. Disponível em: https://chaodafeira.com/catalogo/caderno99/. Acesso em: 19 jan. 2025.

KEME, Emil. Para que Abyaiala viva, las Américas deben morir: Hacia una Indigeneidad transhemisférica. Disponível em: https://www.academia.edu/42807469/Para_que_Abyaiala_viva_las_Am%C3%A9ricas_deben_morir_Hacia_una_Indigeneidad_transhemisf%C3%A9rica . Acesso em: 19 jan. 2025.


KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte, Mazza, 2013.

SANTOS, Carlos José Ferreira dos (Casé Angatu). Nem tudo era italiano: São Paulo e pobreza, 1890-1915. 2ª ed. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8601349/mod_resource/content/1/SANTOS-Carlos-Jose-Ferreira-dos-Nem-tudo-era-italiano-Sao-Paulo-e-pobreza-1890-1915-Sao-Paulo-AnnablumeFapesp-2003%20-%20Copia%20%281%29.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

THIEL, Janice Cristine. A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.04, pp.1175-1189. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/PJsZ4S3tMLKBmyJ83VKXcQg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 set. 2023.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Denilza Kaimbe
Lise Santos Camargo
Urise Kuikuro


 
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