134092 - CURSO: Psicomotricidade na aprendizagem: uma abordagem pedagógica (SEDE: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | A educação básica no Brasil enfrenta diversos desafios, como a desigualdade de acesso, a evasão e a falta de engajamento dos(as) alunos(as). Segundo o IBGE (2023), 40% dos(as) jovens abandonam os estudos. Esses problemas evidenciam a necessidade de estratégias de retenção e de práticas pedagógicas inovadoras para tornar o aprendizado mais significativo, interativo e dinâmico. Portanto, esse curso visa incentivar a inovação de práticas pedagógicas a fim de promover experiências memoráveis de aprendizagem.
Abalasei B, Radu IM. Considerations on psychomotor education: perceptual-motor behaviors. Young, v. 43, n. 3.1, 2017. Disponível: http://molodyvcheny.in.ua/files/journal/2017/3.1/80.pdf. Acesso em: 23 nov. 2017. Awad Hi. Educação física escolar: múltiplos caminhos. Jundiaí: Fontoura, 2010. Bee H. A criança em crescimento. 1a. Porto Alegre : Artmed, 2011. Brêtas JRDS, Pereira SR, Cintra CDC, Amirati KM. Evaluation of psychomotor functions of children between 6 and 10 year of age. Acta Paulista de Enfermagem, v. 18, n. 4, p. 403-412, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v18n4/a09v18n4.pdf. Acesso em: 23 nov. 2017. Carvalho JS. Reflexões sobre educação, formação e esfera. 1a. Porto Alegre: Penso, 2013. Cigarroa, I., Sarqui, C., & Zapata-Lamana, R. Effects of physical inactivity and obesity in psychomotor development in children: A review of Latin American news. Universidad y Salud, v. 18, n. 1, p. 156-169, 2016. 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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Everton dos Santos Barros |
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