Atividade

134092 - CURSO: Psicomotricidade na aprendizagem: uma abordagem pedagógica (SEDE: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A educação básica no Brasil enfrenta diversos desafios, como a desigualdade de acesso, a evasão e a falta de engajamento dos(as) alunos(as). Segundo o IBGE (2023), 40% dos(as) jovens abandonam os estudos. Esses problemas evidenciam a necessidade de estratégias de retenção e de práticas pedagógicas inovadoras para tornar o aprendizado mais significativo, interativo e dinâmico. Portanto, esse curso visa incentivar a inovação de práticas pedagógicas a fim de promover experiências memoráveis de aprendizagem.

Abalasei B, Radu IM. Considerations on psychomotor education: perceptual-motor behaviors.
Young, v. 43, n. 3.1, 2017. Disponível: http://molodyvcheny.in.ua/files/journal/2017/3.1/80.pdf.
Acesso em: 23 nov. 2017.

Awad Hi. Educação física escolar: múltiplos caminhos. Jundiaí: Fontoura, 2010.

Bee H. A criança em crescimento. 1a. Porto Alegre : Artmed, 2011.

Brêtas JRDS, Pereira SR, Cintra CDC, Amirati KM. Evaluation of psychomotor functions of children
between 6 and 10 year of age. Acta Paulista de Enfermagem, v. 18, n. 4, p. 403-412, 2005.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v18n4/a09v18n4.pdf. Acesso em: 23 nov. 2017.

Carvalho JS. Reflexões sobre educação, formação e esfera. 1a. Porto Alegre: Penso, 2013.

Cigarroa, I., Sarqui, C., & Zapata-Lamana, R. Effects of physical inactivity and obesity in
psychomotor development in children: A review of Latin American news. Universidad y Salud, v.
18, n. 1, p. 156-169, 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0124-
71072016000100015&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em: 23 nov. 2017.

Dâmaso AR, Teixeira LR, Nascimento CM. Obesidade: subsídios para o desenvolvimento de
atividades motoras. Revista Paulista de Educação Física, v. 8, n. 1, p. 98-111, 2017. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/138424. Acesso em: 11 nov. 2017.

Darido SCR. Educação Física na Escola: implicações para pratica pedagógica. 2a ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2005.

de Jesus LS, Dantas VMCS, Bezerra AAC. Psicomotricidade na educação infantil: um breve estudo
sobre sua contribuição no desenvolvimento da aprendizagem. Encontro Internacional de
Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/4929. Acesso em: 23
nov. 2017.

de Lourdes Cró M, Castro Pinho AM. Resilience and Psychomotricity: inclusion strategies in
Preschool Education. Arena: Journal of Physical Activities, n. 5, 2016. Disponível em:
http://www.uav.ro/jour/index.php/ajpa/article/view/828. Acesso em: 23 nov. 2017.

Donelly FC, Gallahue DL. Educação Física desenvolvimentista para todas as crianças. 4a. São Paulo:
Phorte, 2008.

Farrell M. Deficiências sensoriais e incapacidades físicas : guia do professor. 1a. Porto Alegre:
Artmed, 2008.

Fernandes JMGA, Filho PJBG. Psicomotricidade: abordagens emergentes. Barueri: Manole 2012.

Fonseca V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Fonseca V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores
psicomotores. Porto Alegre: Artmed; 1995.

Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes
e adultos. 3a. São Paulo: Phorte, 2005.

Haywood K, Getchell N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5a. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Le Boulch J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento até os 6 anos: a psicocinética na idade
pré-escolar. 7a. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Mariano C. Brincando com as habilidades motoras. Copacabana: Wak, 2017.

Magill RA. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5a. São Paulo: Edgar Blucher Ltda, 2000.

Papalia DE. O mundo da criança: da infância à adolescência. 11a. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Pereira LA, Calsa GC. A Importância da psicomotricidade e do processo de tomada de consciência
para prevenção de dificuldades de aprendizagem na educação infantil. Schème-Revista Eletrônica
de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 6, n. 2, p. 93-114, 2015. Disponível em:
http://200.145.171.5/revistas/index.php/scheme/article/view/4654. Acesso em: 23 nov. 2017.

Pringle, J., Mills, K., McAteer, J., Jepson, R., Hogg, E., Anand, N., & Blakemore, S. J. A systematic
review of adolescent physiological development and its relationship with health-related behaviour:
a protocol. Systematic Reviews, v. 5, 2016. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4700763/. Acesso em: 27 nov. 2017.

Rabinovich SB. Espaço do movimento na educação infantil: formação e experiência profissional.
São Paulo: Phorte, 2007.

Schiller P. Ensinar e aprender brincando: mais de 750 atividades para educação infantil. Porto
Alegre: artmed, 2008.

Senturk U, Beyleroglu M, Guven F, Yilmaz A, Akdeniz H. Motor skills in pre-school education and
affects to 5 year old children’s psychomotor development. Turkish Journal of Sport and Exercise, v.
17, n. 2, p. 42-47, 2015. Disponível em:
http://dergipark.ulakbim.gov.tr/tsed/article/view/1091000189/5000170202. Acesso em: 23 nov.
2017.

Silva TAC. Manual de lazer e recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. 1a. São Paulo: Phorte,
2010.

Shumway-Cook A, Woollacott M. Controle Motor: teoria e aplicações práticas. 2a. Barueri: Manole,
2003.

Souza Neto S, Micotti MCO, Benites LC, Silveira CR, Alves C. A pedagogia do movimento humano -
o corpo como objeto de estudo projeto leitura e escrita: a avaliação motora. Núcleo de Ensino. São
Paulo: UNESP, 2005.

Vieira JL. Psicomotricidade relacional: a teoria de uma prática. PerspectivasOnLine 2007-2010, v. 3,
n. 11, 2014. Disponível em:
http://seer.perspectivasonline.com.br/index.php/revista_antiga/article/viewFile/388/299. Acesso
em: 23 nov. 2017.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Everton dos Santos Barros


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP