Atividade

134090 - CURSO: Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil e Ensino Fundamental (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

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Descrição: O curso aborda a integração de jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas
na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Serão abordados conceitos teóricos e práticos
sobre o lúdico, discutindo sua relevância no desenvolvimento cognitivo, social e emocional
das crianças, bem como a continuidade do uso de jogos ao longo de todo o Ensino Fundamental. Os participantes analisarão diferentes tipos de jogos e brincadeiras, suas
classificações formais e aplicações no ambiente escolar, além de estratégias para planejar e
implementar atividades lúdicas alinhadas aos objetivos educacionais. Este curso também
enfatiza a adaptação de jogos para atender às diversidades culturais e necessidades específicas dos alunos, promovendo uma prática inclusiva e significativa. Abordando práticas alinhadas à sala de aula e ao cotidiano escolar, pretende-se atender aos interesses de professores da rede básica de ensino que buscam incorporar e/ou aprimorar o uso do jogo/brincadeira em variados momentos de seu planejamento pedagógico.

Bibliografia:
ANTUNES, Adriana Maria; SABÓIA-MORAIS, Simone Maria Teixeira. O jogo educação e
saúde: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de ciências. Experiências em Ensino
de Ciências, v.5, n.2, p.55-70, 2010. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/347. Acesso em: 24 mar. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Tradução de Felipe C. G. Costa. São Paulo: Saraiva, 2014.
DIAS, Marina Célia Moraes. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do
jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação pré-escolar. In: KISHIMOTO, Tizuco Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo:
Cortez, 2017. Cap. II.
GRÜBEL, Joceline Mausolff; BEZ, Marta Rosecler. Jogos Educativos. Revista Novas
Tecnologias na Educação - RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-
1916.14270. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14270. Acesso em: 24 mar. 2025.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo
Monteiro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuco
Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017. Cap. I.
KNOLL, Graziela Frainer. O jogo como agir de linguagem: da ludicidade à construção de
valores sociais. Nonada: Letras em Revista, v. 1, n. 28, p. 77-92, maio 2017. Disponível em:
https://www.redalyc.org/pdf/5124/512454262006.pdf. Acesso em: 24 mar. 2025.
QUAST, Karin. O que está em jogo quando jogamos. In: LIMA, L.; NERI, F.; BASTOS, L.;
PICCOLO, P.; CARVALHO, A. (org.). Jogos de tabuleiro na educação. São Paulo, SP: Devir,
2022. 264 p.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo da cidade: Educação Infantil. 2. ed. São Paulo: SME/COPED, 2022.
SOUZA, Maria Aparecida de; LIMA, Luciana de Oliveira. Análise da utilização do desenho
universal para aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial, [S.l.], v. 24, n. 2, p.
243-258, 2018. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1519-
03072018000200008&script=sci_arttext. Acesso em: 24 mar. 2025.
VITIELLO, Pedro. Adesão e resistência na experiência do jogar educativo. In: LIMA, L.;
NERI, F.; BASTOS, L.; PICCOLO, P.; CARVALHO, A. (org.). Jogos de tabuleiro na
educação. São Paulo, SP: Devir, 2022. 264 p.
VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da
mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. cap. 7, p. 61-70.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Gabriele Lopes Silva
Tatiana Domingues


 
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