134090 - CURSO: Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil e Ensino Fundamental (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | O curso aborda a integração de jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas
na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Serão abordados conceitos teóricos e práticos sobre o lúdico, discutindo sua relevância no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, bem como a continuidade do uso de jogos ao longo de todo o Ensino Fundamental. Os participantes analisarão diferentes tipos de jogos e brincadeiras, suas classificações formais e aplicações no ambiente escolar, além de estratégias para planejar e implementar atividades lúdicas alinhadas aos objetivos educacionais. Este curso também enfatiza a adaptação de jogos para atender às diversidades culturais e necessidades específicas dos alunos, promovendo uma prática inclusiva e significativa. Abordando práticas alinhadas à sala de aula e ao cotidiano escolar, pretende-se atender aos interesses de professores da rede básica de ensino que buscam incorporar e/ou aprimorar o uso do jogo/brincadeira em variados momentos de seu planejamento pedagógico. Bibliografia: ANTUNES, Adriana Maria; SABÓIA-MORAIS, Simone Maria Teixeira. O jogo educação e saúde: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v.5, n.2, p.55-70, 2010. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/347. Acesso em: 24 mar. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Tradução de Felipe C. G. Costa. São Paulo: Saraiva, 2014. DIAS, Marina Célia Moraes. Metáfora e pensamento: considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação pré-escolar. In: KISHIMOTO, Tizuco Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017. Cap. II. GRÜBEL, Joceline Mausolff; BEZ, Marta Rosecler. Jogos Educativos. Revista Novas Tecnologias na Educação - RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679- 1916.14270. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14270. Acesso em: 24 mar. 2025. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuco Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2017. Cap. I. KNOLL, Graziela Frainer. O jogo como agir de linguagem: da ludicidade à construção de valores sociais. Nonada: Letras em Revista, v. 1, n. 28, p. 77-92, maio 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5124/512454262006.pdf. Acesso em: 24 mar. 2025. QUAST, Karin. O que está em jogo quando jogamos. In: LIMA, L.; NERI, F.; BASTOS, L.; PICCOLO, P.; CARVALHO, A. (org.). Jogos de tabuleiro na educação. São Paulo, SP: Devir, 2022. 264 p. SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Infantil. 2. ed. São Paulo: SME/COPED, 2022. SOUZA, Maria Aparecida de; LIMA, Luciana de Oliveira. Análise da utilização do desenho universal para aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial, [S.l.], v. 24, n. 2, p. 243-258, 2018. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1519- 03072018000200008&script=sci_arttext. Acesso em: 24 mar. 2025. VITIELLO, Pedro. Adesão e resistência na experiência do jogar educativo. In: LIMA, L.; NERI, F.; BASTOS, L.; PICCOLO, P.; CARVALHO, A. (org.). Jogos de tabuleiro na educação. São Paulo, SP: Devir, 2022. 264 p. VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. cap. 7, p. 61-70. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Gabriele Lopes Silva Tatiana Domingues |
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