Atividade

134084 - Oficina Aliança Karib

Período da turma: 24/04/2025 a 25/04/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA:
O workshop oferece uma aproximação às artes e pensamentos dos povos Macuxi e Kura Bakairi, ambos de língua karib, promovendo um diálogo sobre as práticas artísticas indígenas dentro dos museus de arte, como ferramentas antirracistas e contra-coloniais.

PROGRAMA:
Atividades de música, dança, pintura e cerâmica Macuxi e Kura Bakairi.

REFERÊNCIAS:
BANIWA, Denilson. Arte para amansar o coração napë: cosmologias do
contato e encantamento do povo da mercadoria. In: MASP. Joseca Yanomami:
nossa terra-floresta. São Paulo, MASP, 2022.
BANIWA (HIPAMAALHE), Francy. Fontes. Umbigo do mundo: mitologia, ritual,
memória. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2023.
BARRETO, João Paulo e GONÇALVES, Luiz Davi. Teatro e povos indígenas: o
perigo da folclorização. In: TERENA, Naine, DUARTE, Andrea. Teatro e povos
indígenas: janelas abertas para a possibilidade. São Paulo, n-1 edições, 2021
(versão online).
https://www.outramargem.art/_files/ugd/19c25e_da20fe3f9b8049bd884bfac84e
33bd7c.pdf
CESARINO, Pedro. Conflitos de pressupostos na Antropologia da Arte.
Relações entre pessoas, coisas e imagens. Revista Brasileira de Ciências
Sociais vol. 32, n. 93, 2017, pp. 1-17.
CHICANGANA-BAYONA, Yobenj Aucardo, “Do Apolo de Belvedere ao
guerreiro tupinambá: etnografia e convenções renascentistas,” História (São
Paulo) 25 (2006): 15–47.
CORRÊA, P. Arte indígena e arte brasileira: justaposições críticas com Mário
Pedrosa. VIS, Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB,
Brasília, vol. 15, n. 2, p. 319-338, jul.-dez. 2016.
COSTA, M. H. F., e Museu Nacional de Belas Artes. Arte indígena brasileira.
Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1983.
D'ALMEIDA, Fábio. Delimitações do índio, limitações do Indianismo na arte
brasileira do século XIX. VISIONI LATINOAMERICANE, v. Ano XVI, p. 173-
192, 2024.
DINATO, D. ReAntropofagia: a retomada territorial da arte. MODOS: Revista de
História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 276–284, 2019.
DINATO, DANIEL. Variações do txaísmo. Revista Estado da Arte, v. 3, p. 493-
503, 2022.
DINATO, DANIEL. -VENDE TELA, COMPRA TERRA- E OUTRAS FORMAS
DE ATUAÇÃO POLÍTICA DO MOVIMENTO DOS ARTISTAS HUNI KUIN
(MAHKU) / -Sell painting, buy land- and other forms of political action by the
Movement of Huni Kuin Artists (MAHKU). Arte e Ensaios, v. 27, p. 50-73, 2021.

DINATO, Daniel, and Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
MAHKU : Ramibiranai = MiraçÕEs = Visions. Guilherme Giufrida e Adriano
Pedrosa (eds.). São Paulo: MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand, 2023.
DINIZ, Clarissa. Questionar para reafirmar: Reflexões sobre o “rolezinho”
curatorial e político da 33ª Bienal de São Paulo. MODOS: Revista de História
da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 250–265, 2019. DOI:
10.24978/mod.v3i1.4088. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662927.
EMILIANO, C., Baniwa, D., Goldstein, I. S., & Museu de Arte de São Paulo
Assis Chateaubriand. Carmézia Emiliano : a árvore da vida = the tree of life (A.
Carneiro, Ed.). MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand,
2023.
ESBELL, Jaider. "Arte Indígena Contemporânea e o Grande Mundo", Select,
n.39, 2018.
ESBELL, Jaider. “Arte indígena contemporânea como armadilha das
armadilhas”. http://www.jaideresbell.com.br/site/2020/07/09/a-arte-indigena-
contemporanea-como-armadilha-para-armadilhas/
FARIA, L. de Castro. A Figura Humana Na Arte Dos Índios Karajá. Museu
Nacional, 1959.
FERREIRA, F. “As artes industriais indígenas”, Revista da Exposição
Anthropológica Brazileira, Rio de Janeiro: Typographia de Pinheiro e C., 1882.
pp. 107-108.
GOLDSTEIN, I. S. Da “representação das sobras” à “reantropofagia”: Povos
indígenas e arte contemporânea no Brasil. MODOS: Revista de História da
Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 68–96, 2019.
KERN, Daniela. “The Amazonian Idol’: The Naissance of a National Symbol in
the Empire of Brazil (1848-1885). In: BIAGINI, Antonello F.; MOTTA, (Orgs.).
Empires and Nations from the Eighteenth to the Twentieth Century. Newcastle
upon Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing, 2014, pp. 214-221.
KERN, Daniela. Historiography of Indian Art in Brazil and the Native Voice as
Missing Perspective. In: AVOLESE, C. M.; CONDURU, R. (Orgs.). New Worlds:
Frontiers, Inclusion, Utopias. São Paulo: Comitê Brasileiro de História da Arte
(CBHA); Comité International de l’Histoire de l’Art e Vasto, 2017, pp.101-115.
KOCH-GRUNBERG, T. Começos da arte na selva: Desenhos manuais de
indígenas colecionados por Dr. Theodor Koch-Grünberg em suas viagens pelo
Brasil. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 1990.
LAGROU, Els. Arte Indígena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo
Horizonte: C/ Arte, 2009.
LEENHARDT, Jacques. A Retomada. In: Rever Debret. Colônia – Ateliê –
Nação. São Paulo: Editora 34, 2023.
LEITE, J. R. T. Arte no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Abril, 1979.
MOCELIN, F. M. Imagens em disputa: Arte Indígena Contemporânea como
direito de resposta. Anais do V Seminário Internacional Histórias do Tempo
Presente. Epistemologias do Sul Global. Programa de Pós-Graduação em
História da Universidade do Estado de Santa Catarina, 26 de dezembro de
2023.
MOURA, Carlos Eugênio M. de. O Indígena e as artes plásticas. In: Estou aqui,
sempre estive, sempre estarei. Indígenas do Brasil. Suas Imagens (1505-
1955). São Paulo: Edusp, 2012.
NETO, J. A. S. Na seara das cousas indígenas: cerâmica marajoara, arte
nacional e representação pictórica do índio no trânsito Belém e Rio de Janeiro
(1871-1929). Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) –
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará.
Belém, 2014.
PITTA, Fernanda Mendonça. A ‘breve história da arte’ e a arte indígena: a
gênese de uma noção e sua problemática hoje. MODOS: Revista de História
da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 3, p. 223–257, 2021. DOI:
10.20396/modos.v5i3.8666380. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8666380
PITTA, Fernanda. Cenas Primitivas” em Tarsila do Amaral e outros contos da
arte moderna no Brasil (no prelo).
PONTUAL, R. Tradição e ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras. São
Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1985.
REGO, M. C. Guido (páginas de dor). Rio de Janeiro: Typographia Leuzinger,
1895.
REINALDIM, Ivair. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: entre
arte e artefato, armadilhas como problema metodológico. MODOS, Revista de
História da Arte, Campinas, v. 1, n. 1, p. 25-39, jan. 2017.
RIBEIRO, B. Arte indígena, linguagem visual =: Indigenous art, visual language.
Belo Horizonte: Editora Itatiaia Limitada, 1989.
RIBEIRO, Berta. A mitologia pictórica dos Desana. Cadernos Selvagem. Rio de
Janeiro, Editora Dantes, 2020
RIBEIRO, Darcy, “Arte Índia” in: ZANINI, Walter (Org.). História geral da arte no
Brasil. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 1983.
SCHWARTZ, Jorge. Rego Monteiro, antropófago? In: O fervor das vanguardas:
arte e literatura na América Latina. São Paulo: EDUSP, 2013.
SOUZA, Arissana Braz Bomfim de. Arte e identidade: adornos corporais
pataxó. Diss. de Mestrado, Estudos Étnicos e Africanos, UFBA, 2012.
TERENA, N. (Org.). Véxoa: Nós sabemos. 1ed. São Paulo: Pinacoteca do
Estado de São Paulo, 2020.
TERENA, Naine. Arte Indígena no Brasil. Midiatização, apagamentos e ritos de
passagem. Cuiabá: Oráculo Comunicação, Educação e Cultura, 2022.
TUKANO, Daiara. (org.) Catálogo da Exposição Nhe´ẽ Porã: Memória e
Transformação. São Paulo. Museu da Língua Portuguesa. 2023
TUKANO, Daiara. Acervos Indígenas no Brasil e no Mundo.
https://www.daiaratukano.com/post/acervos-ind%C3%ADgenas-nos-museus-
do-brasil-e-no-mundo
TUPINAMBÁ, Glicéria. "O manto é feminino. Assojaba I Kunhãwara", in:
TUGNY, Augustin et. al. Kwá yepé turusú yuriri assojaba tupinambá: essa é a
grande volta do manto tupinambá. São Paulo: Conversas em Godwana, 2021.
TUPINAMBÁ, Glicéria. A visão do Manto. Revista ZUM, n.21, 2021.
UYRA (Emerson Pontes). O que fazer após o fim?Recriar-se. in: TERENA,
Naine, DUARTE, Andrea. Teatro e povos indígenas: janelas abertas para a
possibilidade. n-1 edições, 2021 (versão online).
https://www.outramargem.art/_files/ugd/19c25e_4f1d7389b06b4973b4b879b1a
80fbc95.pdf
YANOMAMI, J., Albert, B., Ribeiro, D., Baniwa, D., Ferreira, P., & Museu de
Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2022.
VEL ZOLAD, R. W. O Impressionismo de Guido, um Menino Índio Bororó. Rio
de Janeiro: Ed. Universitária Santa Úrsula, 1990.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Eric Timóteo Iwyrâkâ Kamikiawa
Reinaldo da Silva Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP