134082 - RODA DE CONVERSA: O ensino no diálogo entre a cultura analógica e a digital: saberes docentes em transformação (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Data da turma: | 15/07/2025
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Descrição: | Ainda que as discussões a respeito das tecnologias digitais e suas repercussões escolares não seja nova, após a pandemia do vírus Sars-Cov 2 elas ganharam maior centralidade na medida em que os tempos, espaços e relação pedagógica passaram a ser revisitados (NÓVOA; ALVIM, 2021). Entende-se que esse quadro ocasionou um crescimento da utilização das tecnologias na atuação docente e no cotidiano escolar,
de forma que se faz necessário pensar nas soluções docentes, na elaboração de atividades e cumprimento dos conteúdos programáticos em interação com os recursos digitais. Com relação ao ensino, os professores da educação básica têm se relacionado com a cultura analógica e digital no trabalho pedagógico de diversas formas, articulando elementos da tradição escolar, marcada pela cultura do impresso, e das tecnologias digitais. Uma vez que, no dia a dia, o professor faz uso de um saber como por meio do qual mobiliza conhecimentos de modo a criar o seu trabalho, no sentido compreendido por José Mário Pires Azanha, o qual envolve a invenção de soluções didáticas cotidianas, interessa refletir sobre a maneira de criação das atividades de ensino na articulação entre a cultura analógica e digital. Ademais, segundo Tardif e Raymond (2000), como os saberes docentes são plurais, diversificados e temporais, eles compreendem o planejamento e organização das aulas, domínio das matérias, gestão de conflitos e outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar. Nesse sentido, como tais atividades podem ser influenciadas por plataformas virtuais de aprendizagem, sites de busca, inteligência artificial, entre outros? Conforme Nóvoa (2022) os professores nunca estão “acabados” ou “completos” em suas capacidades e desenvolvimento profissional, apesar de quaisquer experiências ou certificações, fazendo com que o desenvolvimento docente seja uma continuidade rica e dinâmica de aprendizagens e experiências. Logo, podemos nos perguntar, como se têm produzido novas apropriações ou rearticulações de conhecimentos na situação escolar atual, e o que os professores que atuam e gerenciam as conjunturas escolares diversas trazem para este diálogo? Esta roda de conversa irá tratar desses assuntos. Referências AZANHA, José Mário Pires. Uma Reflexão Sobre a Didática In: Educação: Alguns Escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1987. NÓVOA, António. Reimaginar nossos futuros juntos : um novo contrato social para a educação. – Brasília : Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022 NÓVOA, A., ALVIM, Yara C. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., Campinas, v. 42, e249236, 2021. TARDIF, Maurice. RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação e Sociedade, ano XXI, n° 73, dezembro, 2000. |
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Carga Horária: |
1 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Anna Efigênia de Oliveira Almeida Santos Nathália Carolina Azevedo de Medeiros Patrícia Aparecida do Amparo |
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