Atividade

134078 - OFICINA: Despertando Cientistas para o desenvolvimento de medicamentos (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Data da turma: 16/07/2025

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Descrição: 1a parte – 25 minutos
Teoria: Abordaremos conceitos básicos de farmacologia, integrando-os com os
conhecimentos de biologia, fisiologia e química. Com o auxílio de material ilustrativo
(slides/PPT), demonstraremos a interação de substâncias químicas (novas moléculas)
com sistemas biológicos, destacando seus efeitos esperados e não esperados (efeitos
adversos). Exemplos de programas gratuitos de bioinformática serão apresentados,
ilustrando como é possível buscar novos alvos farmacológicos com base em sequências
e estruturas químicas, que fará relembrar os tipos de ligações químicas. Esta
abordagem será resumida, mas poderá ser expandida em sala de aula.

2a parte – 35 minutos
Prática: Utilizando softwares e jogos gratuitos, a parte prática abordará o
desenvolvimento simulado de novas moléculas terapêuticas. Cada aluno usará seu
celular para acessar gratuitamente a plataforma do jogo. Os participantes terão que
desenhar e testar várias moléculas para encontrar quais delas possuem afinidade com
os alvos biológicos (receptores) que apresentam os efeitos protetores (eficácia)
esperados. O jogo simula um ambiente laboratorial, onde o "aluno/jogador" deve
escolher e arrastar a molécula de interesse para o alvo correspondente. O jogo
apresenta vários níveis, com a dificuldade aumentando à medida que o número de
moléculas inativas cresce, o que torna a progressão mais desafiadora. Acreditamos

que a integração entre a teoria e a prática resultará em um ganho significativo de
aprendizagem e oferece perspectivas para futuros pesquisadores na área da ciência /
drug discovery.
Referências:
Mangeli, E., de Classe, T. M., Macedo, H., Marques, P., Costa, L. M., and Xex ́eo, G.
(2021). Metodologia para desenvolvimento de jogos com prop ́ osito de um
laboratorio
de ludologia. In Anais Trilha de Artes & Design- Simp ́osio Brasileiro de Games e
Entretenimento Digital (SBGAMES) 20, pages 143–151, Porto Alegre. Sociedade
Brasileira de Computac ̧ ̃ao, Sociedade Brasileira de Computac ao.
Noël F, Xexéo G, Martins MA, Silva EJR, Pupo AS, Magalhães PJC, Lima-Júnior RCP,
Gadelha KKL, Lima-Silva K, Raimundo JM, Ghedini PC, Crespo-Lopez ME, Arrifano GP,

Ferreira J, Prediger RD, Militão GCG, Oliveira RB, Hollais AW, Rodrigues LCM, Carvalho
DT, Costa SKP, Martins DTO. Assessing the reaction to and efficacy of the Screener
drug discovery and development board game as a pedagogical tool in postgraduate
courses. Braz J Med Biol Res. 2024 Jan 22;57:e13258. doi: 10.1590/1414-
431X2023e13258. PMID: 38265347; PMCID: PMC10802222.

Carga Horária:

1 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: André Luiz Costa de Souza
Carla Roberta de Oliveira Carvalho
Isaac de Araujo Matos
Mariana Correia de Oliveira Alves
Silvia Abigail Coavoy Sanchez
Soraia Kátia Pereira Costa


 
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