134078 - OFICINA: Despertando Cientistas para o desenvolvimento de medicamentos (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Data da turma: | 16/07/2025
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Descrição: | 1a parte – 25 minutos
Teoria: Abordaremos conceitos básicos de farmacologia, integrando-os com os conhecimentos de biologia, fisiologia e química. Com o auxílio de material ilustrativo (slides/PPT), demonstraremos a interação de substâncias químicas (novas moléculas) com sistemas biológicos, destacando seus efeitos esperados e não esperados (efeitos adversos). Exemplos de programas gratuitos de bioinformática serão apresentados, ilustrando como é possível buscar novos alvos farmacológicos com base em sequências e estruturas químicas, que fará relembrar os tipos de ligações químicas. Esta abordagem será resumida, mas poderá ser expandida em sala de aula. 2a parte – 35 minutos Prática: Utilizando softwares e jogos gratuitos, a parte prática abordará o desenvolvimento simulado de novas moléculas terapêuticas. Cada aluno usará seu celular para acessar gratuitamente a plataforma do jogo. Os participantes terão que desenhar e testar várias moléculas para encontrar quais delas possuem afinidade com os alvos biológicos (receptores) que apresentam os efeitos protetores (eficácia) esperados. O jogo simula um ambiente laboratorial, onde o "aluno/jogador" deve escolher e arrastar a molécula de interesse para o alvo correspondente. O jogo apresenta vários níveis, com a dificuldade aumentando à medida que o número de moléculas inativas cresce, o que torna a progressão mais desafiadora. Acreditamos que a integração entre a teoria e a prática resultará em um ganho significativo de aprendizagem e oferece perspectivas para futuros pesquisadores na área da ciência / drug discovery. Referências: Mangeli, E., de Classe, T. M., Macedo, H., Marques, P., Costa, L. M., and Xex ́eo, G. (2021). Metodologia para desenvolvimento de jogos com prop ́ osito de um laboratorio de ludologia. In Anais Trilha de Artes & Design- Simp ́osio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGAMES) 20, pages 143–151, Porto Alegre. Sociedade Brasileira de Computac ̧ ̃ao, Sociedade Brasileira de Computac ao. Noël F, Xexéo G, Martins MA, Silva EJR, Pupo AS, Magalhães PJC, Lima-Júnior RCP, Gadelha KKL, Lima-Silva K, Raimundo JM, Ghedini PC, Crespo-Lopez ME, Arrifano GP, Ferreira J, Prediger RD, Militão GCG, Oliveira RB, Hollais AW, Rodrigues LCM, Carvalho DT, Costa SKP, Martins DTO. Assessing the reaction to and efficacy of the Screener drug discovery and development board game as a pedagogical tool in postgraduate courses. Braz J Med Biol Res. 2024 Jan 22;57:e13258. doi: 10.1590/1414- 431X2023e13258. PMID: 38265347; PMCID: PMC10802222. |
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Carga Horária: |
1 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
André Luiz Costa de Souza Carla Roberta de Oliveira Carvalho Isaac de Araujo Matos Mariana Correia de Oliveira Alves Silvia Abigail Coavoy Sanchez Soraia Kátia Pereira Costa |
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