Atividade

134075 - OFICINA: Aprender com os olhos fechados: a prática mental como recurso pedagógico inovador (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Data da turma: 15/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: RESUMO: Esta oficina propõe a exploração da prática mental (imagética motora) como ferramenta pedagógica baseada em evidências científicas para apoiar a aprendizagem motora e cognitiva no ambiente escolar. A atividade será composta por uma palestra expositiva aprofundada, uma oficina prática com experimento vivencial, e finalizada com uma roda de conversa reflexiva sobre estratégias de implementação da prática mental nas escolas. O objetivo é capacitar os participantes a reconhecerem o potencial dessa técnica e aplicar seus princípios no cotidiano educacional.

Referências científicas principais:
ASA, S. K.; MELO, M. C.; PIEMONTE, M. E. Effects of mental and physical practice on a finger
opposition task among children. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 85, n. 3, p. 308–315,
2014.
DECETY, J.; GRÈZES, J. The power of simulation: imagining one’s own and other’s behavior.
Brain Research, v. 1079, n. 1, p. 4–14, 2006.
GUILLOT, A.; COLLET, C. Construction of the motor imagery integrative model in sport: a review
and theoretical investigation of motor imagery use. International Review of Sport and Exercise
Psychology, v. 1, n. 1, p. 31–44, 2008.
SCHUSTER, C. et al. Best practice for motor imagery: a systematic literature review. BMC
Medicine, v. 9, p. 75, 2011.

Carga Horária:

1 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Maria Elisa Pimentel Piemonte


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP