134075 - OFICINA: Aprender com os olhos fechados: a prática mental como recurso pedagógico inovador (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Data da turma: | 15/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | RESUMO: Esta oficina propõe a exploração da prática mental (imagética motora) como ferramenta pedagógica baseada em evidências científicas para apoiar a aprendizagem motora e cognitiva no ambiente escolar. A atividade será composta por uma palestra expositiva aprofundada, uma oficina prática com experimento vivencial, e finalizada com uma roda de conversa reflexiva sobre estratégias de implementação da prática mental nas escolas. O objetivo é capacitar os participantes a reconhecerem o potencial dessa técnica e aplicar seus princípios no cotidiano educacional.
Referências científicas principais: ASA, S. K.; MELO, M. C.; PIEMONTE, M. E. Effects of mental and physical practice on a finger opposition task among children. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 85, n. 3, p. 308–315, 2014. DECETY, J.; GRÈZES, J. The power of simulation: imagining one’s own and other’s behavior. Brain Research, v. 1079, n. 1, p. 4–14, 2006. GUILLOT, A.; COLLET, C. Construction of the motor imagery integrative model in sport: a review and theoretical investigation of motor imagery use. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 1, n. 1, p. 31–44, 2008. SCHUSTER, C. et al. Best practice for motor imagery: a systematic literature review. BMC Medicine, v. 9, p. 75, 2011. |
||||
Carga Horária: |
1 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Maria Elisa Pimentel Piemonte |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |