Atividade

134073 - Teatros entre artes: Dramaturgias e Políticas do espaço no campo verbo-cênico-visual

Período da turma: 13/05/2025 a 03/06/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aulas:

Aula 1 – Teatralidade entre artes: obra, espaço e o espaçamento dos corpos em Samuel Beckett e Alberto Giacometti

Aula 2 – “Pensamento vertical”: espaço teatral, espaço urbano e teatros da violência em William Kentridge

Aula 3 – Fora de escala: do “museu vivo” ao “museu-mundo” e além (Marcel Broodthaers, Hélio Oiticica, Teatro Oficina, Nuno Ramos)

Aula 4 – Ao fim do teatro: teatros da voz e corpos dissidentes em Harold Pinter, Grace Passô e Veronica Stigger

Bibliografia:

* A bibliografia indica tanto textos e obras que serão discutidos diretamente em aula quanto referências relevantes para a preparação do curso e que serão mencionadas em segundo plano. Em caso de textos indicados em língua estrangeira, caso sejam discutidos em aula, serão disponibilizadas traduções para o português.

BECKETT, Samuel. Têtes-mortes. Paris: Les Éditions de Minuit,1972.*
BOSI, Viviana. “Artes plásticas e poesia no Brasil nos anos 70”. Via Atlântica v. 15, p. 67- 86, 2010.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: Filosofia da Expressão Vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Le cube et le visage: autour d’une sculpture d'Alberto Giacometti. Paris: Macula, 1993.*
KENTRIDGE, William. Six drawing lessons. Cambridge: Harvard University Press, 2014.*
KENTRIDGE, William; MILLER, Philip; LUNDQUIST, Jonas. Black Box/Chambre Noir, 2005.
KRAUSS, Rosalind. Under blue cup. Cambridge: The MIT Press, 2011.*
MAMMÌ, Lorenzo. “As bordas”. O que resta. Arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
PASSÔ, Grace. Vaga carne. Belo Horizonte: Embaúba Filmes, 2019.
PENNA, João Camillo. O tropo tropicalista. Rio de Janeiro: Circuito/Azougue, 2017.
PINTER, Harold. O quarto. Teatro I. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.
POTTS, Alex. The sculptural imagination: figurative, modern, minimalist. New Haven / Londres: Yale University Press, 2000.*
PUCHNER, Martin. Stage fright: Modernism, Anti-theatricality & Drama. Baltimore / Londres: The Johns Hopkins University Press, 2002.*
RAMOS, Nuno. Morte das casas. Registros da instalação sediada no CCBB/SP, 2004.
_____________ Verifique se o mesmo. São Paulo: Todavia, 2019.
RANCIÈRE, Jacques. O espaço das palavras: de Mallarmé a Broodthaers. Trad. Marcela Vieira e Eduardo Jorge de Oliveira. Belo Horizonte: Relicário, 2020.
_____________ Aisthesis: cenas do regime estético da arte. São Paulo: Editora 34, 2021.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Autêntica, 2016.
STIGGER, Veronica. “O coração dos homens”. Sul. São Paulo: Editora 34, 2016.
TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
TEATRO OFICINA. Os sertões. Registros do ciclo de encenações, 2002-2006.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 150
 
Ministrantes: André Barbugiani Goldfeder


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP