134071 - CURSO: Robótica e Inteligência Artificial na Educação Básica: Interdisciplinaridade e Formação para o Século XXI (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso propõe uma abordagem que articula conceitos fundamentais de robótica e IA com as atuais necessidades curriculares da educação básica, explorando metodologias ativas, experimentação e projetos interdisciplinares. Além de oferecer uma introdução técnica, as atividades buscarão promover reflexões sobre os impactos sociais, éticos e ambientais das tecnologias emergentes, estimulando a formação de uma cultura científica e digital crítica entre os estudantes.
Referências ALBUQUERQUE, Jader Cristiano Magalhães de; DORES, Jorge Lucio Rodrigues das. Uso da inteligência artificial no ensino de Física: potencialidades e desafios. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, Teresinha, v. 5, n. 3, p. 01-14, 2023. e-ISSN: 2675-1496. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4657. Acesso em: 25 fev. 2025. BUENO DE MATA, Federico. Retos jurídicos de la robótica: especial referencia al derecho procesal. In: SILVA, Eva Sónia Moreira da (Sónia Moreira); FREITAS, Pedro Miguel (Coords.). Inteligência artificial e robótica: desafios para o direito do século XXI. 1. ed. Minho, Portugal: Gestlegal, nov. 2022. CARVALHO, Gesia Aparecida de; SOUZA JÚNIOR, Arlindo José de. Robótica no Ensino e Aprendizagem de Física e Matemática no Ensino Fundamental II: Um Guia de Aplicação nos Estudos de Movimento Retilíneo Uniforme e Função Afim. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. CATLIN, D. Beyond Coding: Back to the Future with a Education Robots. In: DANIELA, L. (Ed.) Smart Learning with Educational Robotics: Using Robots to Scaffold. Riga, Letônia: Springer. 2019. CATLIN, D.; HOLMQUIST, S., KANDLHOFER, M. Edurobot Taxonomy: A Provisional Schema for Classifying Educational Robots. In:. 9th International Robotics in Education (RiE) Conference, Qwara, Malta, 2018. D’ABREU, J. V. V.; CONDORI, K. O. V. Educación y Robótica Educativa. In: RED. Revista de Educación a Distancia, no 54, 2017. D’ABREU, J. V. V.; BASTOS, B. L. Robótica Pedagógica e Currículo do Ensino Fundamental: Atuação em uma Escola Municipal do Projeto UCA. In: Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 23, Número 3, 2015. EGUCHI, A. What is educational robotics? Theories behind it and practical implementation. In: GIBSON, D.; DODGE, B. (org). Proceeding of Society Information Technology & Teacher Education International Conference, 2010. p. 4006-4014. Chesapeake, VS: AACE, 2010. EGUCHI, A. Bringing robotics in classroom. In: KHINE, M. S. Robotics in STEM Education: Redesigning The Learning Experience. Riga, Letônia: Springer. 2017. ERDURAN, Sibel; LEVRINI, Olivia. The impact of artificial intelligence on scientific practices: an emergent area of research for science education. International Journal of Science Education, v. 46, n. 18, p. 1982–1989, 2024. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2024.2306604. Acesso em: 14 fev. 2025. GONZAGA, S. E.; RODRIGUES, A. Robótica na educação básica e o currículo de ciências e matemática: reflexões a partir de uma experiência concreta. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 30, n. Contínua, p. e024, 2023. DOI: 10.14393/ER-v30a2023-24. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71893. Acesso em: 17 fev. 2025. GUIMARÃES, D. S.; SILVA, É. A.; BARBOSA, F. C. Explorando a matemática e a física com o robô seguidor de linha na perspectiva da robótica livre. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 1-20, 2020. LEITE, C. Teachers of Natural Sciences: some challenges and perspectives in Brazil. HEAD Conference, 2023. http://ocs.editorial.upv.es/index.php/HEAD/HEAd23/paper/view/16347 Levrini, O., Tasquier, G., Branchetti, L., & Barelli, E. (2021). Fostering future-oriented thinking through science education. International Journal of Science Education. LIMA JÚNIOR, Afonso Barbosa de; CALIXTO, Thayanne Guilherme; SILVA, Maria Zilda Medeiros da; FRANÇA, Marlene Helena de Oliveira. A robótica educativa e a educação de jovens e adultos - EJA: reflexões e possibilidades. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 3., 2022. Anais do 3o Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID7940_15082016185543.pdf. Acesso em: 25 fev. 2025. LUZ, Sandra Dias da; LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira. Robótica na Educação de Jovens e Adultos (EJA): relato de uma experiência formativa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 13., 2024; WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 30., 2024. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024) e XXX Workshop de Informática na Escola (WIE 2024). Florianópolis, SC: UDESC, 2024. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/download/31107/30910/. Acesso em: 25 fev. 2025. NOBRE, A.; MARTIN-FERNANDES, I. Abrir caminhos para a investigação em educação: design-based research. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1-20, out./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8821. Acesso em: 10 de fev 2025 PARANÁ (Estado). Aula 12 – Robótica com IA [Parte I]. In: Módulo 3. Curitiba: Diretoria de Tecnologias e Inovação (DTI); Coordenação de Tecnologias Educacionais (CTE), 2024. Disponível em: https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/sites/alunos/arquivos_restritos/files/documento/2024-06/a ula12_robotica_inteligencia_artificial_em_m3.pdf. Acesso em: 20 fev. 2025. PAZETTI, Milaine Vasques; SOARES, Débora da Silva. Modelagem matemática e robótica educacional, possíveis articulações. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 16., 2022, Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Matemática – EPREM. ISSN 2595-5578. Disponível em: https://sbemparana.com.br/xvieprem/anais/539757.pdf. PERRENOUD, P. Avaliação: Da excelência à Regulação de Aprendizagens - Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1998. PIETROCOLA, M., RODRIGUES, E., BERCOT, F., et al. (2021). Risk society and science education. Sci & Educ, 30, 209–233. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00176-w POSNER, G. J.; STRIKE, K. A.; HEWSON, P. W.; GERTZOG, W. A. Accommodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982. DOI: 10.1002/sce.3730660207. ROSA, H. Aceleração e alienação. Por uma teoria crítica da temporalidade tardo-moderna. Editora Vozes: 2022. SILVA, Luís Rogério da. Robótica para o Ensino Fundamental I. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2024. SILVA, Luís Rogério da; GONÇALVES, Eliane. Jogos para Humanos e Robôs: Projetos Integrados baseados em Protótipos de Robôs em Cursos EAD. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 12-21. DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2023.236148. Disponível em: Vista do Jogos para Humanos e Robôs: Projetos Integrados baseados em Protótipos de Robôs em Cursos EAD. Acesso em: 10 fev 2025. SILVA, Marcelo Pires da; BARBOSA, Fernando da Costa. Matemática e Física em experiências de Robótica Livre: explorando o sensor ultrassônico. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17851/1983-3652.14.3.e29629. Acesso em: 10 fev. 2025. SKOVSMOSE, O. An Invitation to Critical Mathematics Education. Dordrecht: Springer, 2005. SOUSA, Christiane da Fonseca. Estudo de aula de Matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de Matemática. 2021. 449 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5548. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/32933/1/EstudoAulaMatem%c3%a1tica.pdf. Acesso em: 10 fev 2025. TOULMIN, S. La comprensión humana: El uso colectivo y la evolución de los conceptos. Madrid: Alianza Editorial, 1977. VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. (orgs.). Tecnologias e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2018. VALENTE, J.A., ALMEIDA, M. E. B., GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. In: Revista Diálogo Educacional. PUCPR. no. 52, 2017. VILLANI, A. Filosofia da Ciência e ensino de Ciência: uma analogia. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 24-37, 2001. WORLD ECONOMIC FORUM. Schools of the Future: Defining New Models of Education for the Fourth Industrial Revolution. Cologny, Geneva, janeiro/2020. In: https://www.weforum.org/reports/schools-of-the-future-defining-new-models-of-education-for-the-fourth-industrial-revolution Acesso em 22/10/2020. YASSAKI FILHO, Julius Kahoru; BRUM, Valéria de Fátima Maciel Cardoso. O uso da inteligência artificial, modelagem matemática e resolução de problemas como potencializadores no processo de ensino e aprendizagem de matemática no sétimo ano do ensino fundamental. Revista ARACÊ, [S. l.], 2024. Disponível em: https://doi.org/10.56238/arev6n4-427. Acesso em: 14 fev. 2025 |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Cristina Leite Luís Rogério da Silva |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |