134069 - CURSO: Projeto de vida nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio: concepções, materiais e práticas. (Subsede: Ribeirão Preto) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Projeto de vida na educação básica e seus desafios na prática pedagógica. Concepções e cuidados metodológicos em atenção às diferentes etapas educacionais, contextos escolares e fases do desenvolvimento. Materiais, práticas e experiências. Bibliografia: ABED. A. L. Z. (2014). O Desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar básico. São Paulo: Unesco/MEC. Coscioni, V. (2021). Teoria Compreensiva dos Projetos de Vida: Contributos para a Educação Básica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 22(2), 241-253. Dellazzana-Zanon, L. L., & Freitas, L. B. L. (2015). Uma revisão de literatura sobre a definição de projeto de vida na adolescência. Interação em Psicologia, 19(2), 281–292. Silva, J. T., Mariano, S. R., Castro, R., Rennó, A. P., Lobo, C. C., & Antonelli-Ponti, M. (2025). Quando começa o projeto de vida? Experiência na elaboração de material para adolescentes. Em: Orientação Profissional em Ação: Formação e prática de orientadores (no prelo). UNESCO. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UNICEF. (2022). Educação brasileira em 2022: a voz de adolescentes. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Fernanda Aguillera Mayra Antonelli Ponti Pedro Alves Zanoto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |