Atividade

134068 - CURSO: Curso de Cartografia Escolar (Subsede: FE-USP - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
A oficina visa capacitar educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para a compreensão e aplicação de conceitos de cartografia escolar e alfabetização cartográfica, promovendo o uso de mapas e outros recursos cartográficos como ferramentas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem.


Bibliografia
ALMEIDA R.D. Uma proposta metodológica para a compreensão de mapas geográficos. In: Cartografia Escolar (Org) Rosângela Doin de Almeida, 2.ed.4a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 p.145-172
CASTELLAR, S.M.V. O letramento cartográfico e a formação docente: o ensino de Geografia nas séries iniciais. USP, São Paulo–2005 Disponível em:
http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal9/Ensenanzadelageografia/Desempenoprofesional/04.pdf
CASTELLAR S.M.V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: Novos Rumos da cartografia escolar – currículo, linguagem e tecnologia (org) Rosângela Doin de Almeida – São Paulo: Contexto, 2011 p.121-135
LE SANN J. Metodologia para introduzir a geografia no ensino fundamental In: Cartografia Escolar (Org) Rosângela Doin de Almeida, 2.ed.4a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 p.95-118
MARTINELLI, M.; PASSINI, E.Y.; DE ALMEIDA, R.D. A cartografia para crianças: alfabetização, educação ou iniciação cartográfica. Boletim de Geografia, v. 17, n. 1, 1999 p. 125-136.
MARTINELLI M. A sistematização da Cartografia Temática. In: Cartografia Escolar (Org) Rosângela Doin de Almeida, 2.ed.4a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 p.193-220
OLIVEIRA L. Estudo Metodológico e cognitivo do mapa In: Cartografia Escolar (Org) Rosângela Doin de Almeida, 2.ed.4a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 p.15-42
PAGANELLI T.I. Para a construção do espaço na criança In: Cartografia Escolar (Org) Rosângela Doin de Almeida, 2.ed.4a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 p.43-70
PASSINI E.Y. Aprendizagem Significativa de Gráficos no Ensino de Geografia
In: Cartografia Escolar (Org) Rosângela Doin de Almeida, 2.ed.4a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 p.145-172
SIMIELLI M.E. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: Cartografia Escolar (Org) Rosângela Doin de Almeida, 2.ed. 4a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014 p.145-172

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Ana Paula Gomes Seferian


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP