Atividade

134067 - CURSO: Tópicos de Astronomia: o caso da Lua, observação e modelos de representação (Subsede: IFUSP Instituto de Física - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdo
Eclipses Lunares e fases da Lua;
Marés;
Modelos tridimensionais de representação do Sistema Terra-Lua-Sol;
Planos geométricos e suas intersecções;
Construção de planos geométricos com o uso do Geogebra;
Coleta de dados com o Stellarium;
Bibliografia
ALMEIDA, F. J.; SILVA, M. C. GeoGebra: Explorando a Geometria Plana no Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Editora Livro Técnico, 2020.
ALMEIDA, G. Sobre o tamanho aparente da Lua no horizonte e a maiores alturas. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. 2, p. 325–335, ago. 2012.
BERTUOLA, A.; ROMÃO, K. V. A fotografia no estudo do eclipse lunar. Rev. Bras. Ens. de Fís., v. 40, n. 1, p. e1301, 2018.
BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia. 1. ed. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 1984.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 24 mar. 2025.
BRETONES, P. S.; COMPIANI, M. Evolução conceitual de professores sobre o movimento diário da esfera celeste. Ciência e Educação, v. 17, n. 3, p. 735-755, 2011.
COSTA, A. B.; FERNANDES, E. S. O uso do GeoGebra no ensino de Geometria Plana: uma análise de aprendizagem em turmas do 8o ano. Revista Brasileira de Educação Matemática, v. 5, n. 2, p. 45-62, 2021. Disponível em: https://www.revistaemat.com.br/artigo/2021. Acesso em: 24
mar. 2025.
FERNANDES, T. L.; MARTINS, C. B. Aprendizagem significativa de conceitos astronômicos com o auxílio do Stellarium. Ciência & Educação, v. 28, n. 2, p. 415-430, 2023.
FERREIRA, F. P.; LEITE, C. A forma e os movimentos da Terra: Percepções de professores acerca das relações entre observação cotidiana e os modelos científicos. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 19, p. 123-146, 2015.
LIMA, C. D.; RIBEIRO, M. F. GeoGebra e a motivação discente no estudo de polígonos. Educação & Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 78-95, 2022.
MOREIRA, I. C.; MASSARANI, L. Encanto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. Em: Física ainda é cultura? São Paulo, SP: Livraria da Física, 2009. P.
151–173.
OLIVEIRA, K. S.; SARAIVA, M. F. O. Astronomia & Astrofísica. 3a ed. São Paulo: Livraria da Física,
2013.
OLIVEIRA, L. P.; SOUZA, E. M. Stellarium como ferramenta pedagógica em Astronomia. Em: Tecnologias no Ensino de Ciências. Rio de Janeiro: Ed. Pedagógica, 2020.
PEREIRA, D. R.; GOMES, A. S. O Stellarium como recurso didático no ensino de Astronomia: um estudo com alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Astronomia, v. 8, n. 1, p. 32-50, 2022. Disponível em: https://www.rbea.astro.br/artigo2022. Acesso em: 24 mar. 2025.
PICAZZIO, E. Movimento aparente do céu. Em: PICAZZIO, E. (Ed.). O céu que nos envolve: Introdução à astronomia para educadores e iniciantes. 1. ed. São Paulo, SP: Odysseus, 2011.
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: Ciências da Natureza. São Paulo: Secretaria da Educação, 2020. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/curriculo-paulista/. Acesso em: de Março de 2025.
SANTOS, R. P.; OLIVEIRA, L. M. O GeoGebra como ferramenta para a Geometria Plana. Em: Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Curitiba: Ed. Matemática Moderna, 2019.
SAVIANI D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10a ed. Campinas: Autores Associados; 2008.
SILVA, M. A.; CARVALHO, R. F. Astronomia Digital: O uso do Stellarium no Ensino Básico. 1. ed. São Paulo: Editora Ciência Moderna, 2021.
SILVA, M. P. C. A astronomia na formação de professores de física do IFSP: análise e proposição em torno do tema Lua. Tese (Doutorado) - São Paulo: Universidade de São Paulo,
2025.
SILVEIRA, F. L. As variações dos intervalos de tempo entre as fases principais da Lua. Rev. Bras. Ens. de Fís., v. 23, n. 3, p. 300-307, set. 2001.
VERNE, J. Da Terra à Lua: viagem direta em 97 horas e 20 minutos. Tradução: Gustavo Azambuja Feix. Porto Alegre: L&PM, 2019.
ZANETIC, J. Física e Cultura. Ciência e Cultura, v. 57, n. 3, p. 21–24, set. 2005.
ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, v. 17, n. 1, p.
39-57, 2006a.
ZANETIC, J. Física e literatura: Construindo uma ponte entre as duas culturas. História,
Ciências e Saúde - Manguinhos, v. 13, n. (suplemento), p. 55-70, 2006b.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Michel Pereira Campos Silva
Ricardo Aparecido Pereira
Valéria Silva Dias


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP