Atividade

134066 - CURSO: Os Dois Nascimentos para Neurodivergentes e Neurotípicos: Transtorno de Processamento Sensorial e Atividades em Aula. (Subsede: EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - "USP Leste")

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo:
Caracterizar e identificar alguns aspectos do Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) e de outras neuro divergências presentes no ambiente escolar básico e universitário além de discutir características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresentar e discutir o conceito de Neurodiversidade e as possibilidades de compreensão e acolhida das pessoas nestas condições.

Bibliografia

Infante-Malachias, M.E. (2013). Sistemas Sensoriais e aprendizagem: o nosso meio de comunicação com o mundo. In: “Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios: Uma Parceria entre a Universidade e a Escola” Guridi, V; Pioker-Hara, F. (Org.). 1ed.Campinas: Alínea, 2013, p. 171-185.
Lent, R. (2008). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Maturana, H; Varela, F. (1983). El árbol del conocimiento. Santiago: Editora Universitaria.
Momo, A. R.B; Silvestre, C; Graciani, Z. (2011). O processamento sensorial como
ferramenta para educadores: Facilitando o processo de aprendizagem. São Paulo: Memnon.
Moyses-Oliveira, M; Infante-Malachias, M.E. (2024). Gibi Dona Ciência: Autismo. Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa
Savater, F. (2006). Fabricar humanidad. Revista Prelac. N° 2. Santiago: OREALC/UNESCO.
Shanon, R. et al. (2011). Thinking Person's Guide To Autism.
Werner, A. (2016).Lagarta vira pupa. Rio de Janeiro: Editora CRB.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Maria Elena Infante Malachias


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP