134066 - CURSO: Os Dois Nascimentos para Neurodivergentes e Neurotípicos: Transtorno de Processamento Sensorial e Atividades em Aula. (Subsede: EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - "USP Leste") |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo:
Caracterizar e identificar alguns aspectos do Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) e de outras neuro divergências presentes no ambiente escolar básico e universitário além de discutir características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresentar e discutir o conceito de Neurodiversidade e as possibilidades de compreensão e acolhida das pessoas nestas condições. Bibliografia Infante-Malachias, M.E. (2013). Sistemas Sensoriais e aprendizagem: o nosso meio de comunicação com o mundo. In: “Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios: Uma Parceria entre a Universidade e a Escola” Guridi, V; Pioker-Hara, F. (Org.). 1ed.Campinas: Alínea, 2013, p. 171-185. Lent, R. (2008). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Maturana, H; Varela, F. (1983). El árbol del conocimiento. Santiago: Editora Universitaria. Momo, A. R.B; Silvestre, C; Graciani, Z. (2011). O processamento sensorial como ferramenta para educadores: Facilitando o processo de aprendizagem. São Paulo: Memnon. Moyses-Oliveira, M; Infante-Malachias, M.E. (2024). Gibi Dona Ciência: Autismo. Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa Savater, F. (2006). Fabricar humanidad. Revista Prelac. N° 2. Santiago: OREALC/UNESCO. Shanon, R. et al. (2011). Thinking Person's Guide To Autism. Werner, A. (2016).Lagarta vira pupa. Rio de Janeiro: Editora CRB. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 80 | ||||
Ministrantes: |
Maria Elena Infante Malachias |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |