134065 - CURSO: Mudanças climáticas em tempos de incertezas: estratégias e ferramentas de ensino-aprendizagem para o ensino de ciências (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa do curso e Bibliografia
Conteúdo Pedagógico: Complexidade e incerteza nos problemas contemporâneos; Determinismo e incerteza; Agência em cenários de incerteza; Pensamento sobre futuros (possíveis, prováveis e desejáveis); Modelagem e simulação no ensino; Criação de cenários por meio do Gaming no contexto das mudanças climáticas; Abordagem dos Storylines para trabalhar com a incerteza em contextos locais. Conteúdo Científico: Emissões de gases do efeito estufa; Aquecimento global; Modelos climáticos; Impactos em eventos extremos; Riscos Ambientais; Natureza da Incerteza: epistemológica, epistêmica, ontológica, psicológica e sociopolítica; Impactos das mudanças climáticas na compreensão científica; Risco e confiança nas ciências; Soluções baseadas na Natureza e ecologia de mitigação. Bibliografia: ARLT, F.; ARLT, H.-J. Gamification of Life and the Gaming Society: The Ludic Century. SpringerBriefs in Education, 2023. BECK, U. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2a ed., São Paulo: Editora 34, 2011 [1986]. BECK, U. World Risk Society and Manufactured Uncertainties. Iris, Florence, v. 1, n. 2, p. 291-299, 2009. BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Unesp, 2001. BELL, W. Making People Responsible: The Possible, The Probable, and The Preferable. American Behavioral Scientist, v. 42, n. 3, p. 323-339, 1998. BELL, W. Foundations of future studies. New Jersey: Transaction Publishers, 2009. BAR-YAM, Y. Making things work: Solving complex problems in a complex world. NECSI, Knowledge Press, 2004. BOTO, C. Instrução pública e projeto civilizador: O século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola. Editora da UNESP, 2017. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática. Soluções comunitárias baseadas na natureza: adaptação de territórios vulneráveis às mudanças climáticas. Brasília: MMA, 2024. CASSINA, F.; MIANI, L.; D'ORTO, E. FyouTURES: board game to create future scenarios. Zenodo, 2024. CHRISTENSEN, C.; FENSHAM, P. J. Risk, Uncertainty and Complexity in Science Education In: B. J. Fraser et al. (eds.), Second International Handbook of Science Education, Springer International Handbooks of Education 24, 2012. p. 751-769. CUNHA, R. Pesquisa de percepção sobre ensino de ciências: mudanças climáticas e desmatamento estão entre os temas mais relevantes para estudantes secundaristas. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 39, 2021. GIDDENS, A. As consequências da modernidade. UNESP, 2002 [1990]. GIDDENS, A. A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989 [1984]. KAMPOURAKIS, K.; MCCAIN, K. Uncertainty: How it Makes Science Advance. Oxford University Press, 2019. KIRCH, S. A. Understanding Scientific Uncertainty as a Teaching and Learning Goal. In: Fraser et al. (org.), Second International Handbook of Science Education, 2012. p. 851-864. LEVRINI, O.; PIETROCOLA, M.; ERDURAN, S. Breaking Free from Laplace’s Chains. Science & Education, v. 33, p. 489–494, 2024. MIANI, L.; LEVRINI, O. Analysing the Storyline Approach’s Competence-Developing Potential for Climate Change in Science Education. In: FALETIČ, S.; PAVLIN, J. (eds.). Teaching and Learning Physics Effectively in Challenging Times. Challenges in Physics Education. Cham: Springer, 2024. NJÅ, O.;SOLBERG, Ø.; BRAUT, G. Uncertainty - Its Ontological Status and Relation to Safety. In: MOTET, G; BIEDER, C. The Illusion of Risk Control What Does it Take to Live With Uncertainty? SpringerBriefs in Applied Sciences and Technology, 2017. PIETROCOLA, M. et al. Risk society and science education: Lessons from the Covid-19 Pandemic. Science & Education, v. 30, n. 2, p. 209-233, 2021. PIETROCOLA, M.; SOUZA, C. A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica. Linhas Críticas, v. 25, p. 56-73, 2019. PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: metamorfose da ciência. 3. ed. Brasília: Editora UnB, 1997. PRIGOGINE, I. As leis do caos. São Paulo: Editora Unesp, 2002. PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011. ROSA, H. Aceleração e alienação. Por uma teoria crítica da temporalidade tardo-moderna. Editora Vozes: 2022. ROSA, H. The uncontrollability of the world. Polity Press, 2020. SHEPHERD, T. G. Storyline approach to the construction of regional climate change information. Proceedings of the Royal Society A, 2019. SPIEGELHALTER, D., PEARSON,M., SHORT, I. Visualizing Uncertainty About the Future. Science, v. 333, p. 1393-1400, 2011. SPIEGELHALTER, D. Quantifying uncertainty. In: Skinns L, Scott M, Cox T, (org.). Risk. Darwin College Lectures. Cambridge University Press, 2011. p. 17-33. STENGERS, I. Cosmopolitics I. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010. STENGERS, I. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que vem. São Paulo: Cosac Naify, 2015. VALLADARES, L. Scientific literacy and social transformation. Science & Education, v. 30, 2021. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Aghata Achilles de Oliveira Cristina Leite Gabriel Lanzillotta Merlo Kerolayne Liz Garcia Cori Letícia Luvisotto Oliveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |