134063 - CURSO: Crises Contemporâneas e Interdisciplinaridade no Ensino. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã). |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | O curso deve desenvolver discussões que visem caracterizar e investigar, pela
perspectiva dos professores participantes, como as diversas crises contemporâneas – políticas, econômicas, sanitárias, ambientais, demográficas, etc – se fazem presentes no cotidiano escolar. Tal investigação deve se dar tanto no âmbito da discussão geral, como pela divisão em grupos menores para investigações temáticas, visando se aprofundar em uma crise em específico; posteriormente, em um objeto de estudo em específico. A partir dessas investigações, propõe-se aos professores que mapeiem conceitos e objetos de estudo relacionados às crises e que julguem ter potencial para uma abordagem interdisciplinar. Assim, partindo das diferentes experiências e perspectivas dos professores, espera-se possibilitar o desenvolvimento de concepções mais críticas e práticas mais fundamentadas acerca das ideias de crise e interdisciplinaridade. Essas possibilidades devem se dar no contexto em que os professores possam: ● Problematizar a realidade que vivemos dentro e fora das salas de aula através da identificação de desafios contemporâneos; ● Fundamentados pelos conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, questionar as fronteiras disciplinares a partir das dinâmicas de hierarquização das áreas de conhecimento; ● Discutir sobre a natureza complexa dos objetos de conhecimento e da nossa realidade; ● Refletir sobre como cada disciplina contribui para a interpretação dos objetos de estudo e como os objetos de estudo possibilitam aprender sobre a disciplina. Bibliografia Os textos presentes na bibliografia não são obrigatórios, mas servem como as principais referências na construção do curso e ficam como indicação aos professores interessados em se aprofundar na temática. BARCELLOS, Marcilia. Ciência não autoritária em tempos de pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1496-1525, 2020. BARZILAI, Sarit; CHINN, Clark A. A review of educational responses to the “post-truth” condition: Four lenses on “post-truth” problems. Educational psychologist, v. 55, n. 3, p. 107-119, 2020. CASTELFRANCHI, Yurij; FERNANDES, Victor. Teoria crítica da tecnologia e cidadania tecnocientífica: resistência, insistência e hacking. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 167-196, 28, 2015. D’AMBROSIO, Ubiratan. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 2016. FREIRE, Paulo. Conscientização e Alfabetização: uma visão do processo. 1963. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Editora Paz e Terra, 1969. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e Terra, 1985. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019. GASPARATOU, Renia. Scientism and Scientific Thinking: A Note on Science Education. Science and Education, vol. 26, no. 7–9, p. 799–812, 2017. HARAWAY, Donna. A reinvenção da natureza – símios, ciborgues e mulheres. WMF Martins Fontes, 2023. HARDING, Sandra G. Objectivity and diversity: Another logic of scientific research. University of Chicago Press, 2019. HARRES, João Batista Siqueira; PEIXOTO, Cíntia Terezinha Barbosa. EM DEFESA DOS TERRAPLANISTAS? A COMPLEXIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM SOBRE A FORMA DA TERRA. Educação em Astronomia: reflexões e práticas formativas, p. 30, 2023. HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017. LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2019. LIMA, Nathan Willig; OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Claudio José de Holanda. A não-modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 367-388, 2018. LIMA, Nathan Willig; VAZATA, Pedro Antônio Viana; OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Claudio José de Holanda; GUERRA, Andreia. Educação em ciências nos tempos de pós-verdade: reflexões metafísicas a partir dos estudos das ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 155-189, 2019. MACHADO, Aline Alvares; AMARAL, Marília Abrahão. Diálogos entre as competências cultura digital e pensamento científico, crítico e criativo na Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 29, p. e290006, 2024. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999. PATROCINO, Laís Barbosa. A HIERARQUIA BACHARELADO/LICENCIATURA EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DA UFMG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais, 2013. POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, v. 10, n. 1, p. 9-40, 2008. ROBERTS, Douglas A. Competing Views of Scientific Literacy: The influence of a Science Curriculum Policy Image. In: LINDER, C.; ÖSTMAN, L.; ROBERTS, D.A., WICKMAN, P.O; ERICKSON, G.; MACKINNON (ed.). Exploring the Landscape of Scientific Literacy. New York: Routledge, 2011. ROSA, Gabriela Gomes; LIMA, Nathan Willig; CALVACANTI, Cláudio José de Holanda. De que cidadania estamos falando? Uma revisão de literatura das pesquisas em educação em ciências com perspectiva de formação para cidadania. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 25, p. e45653, 2023. SANTOS, Vinício de Macedo (Org.). In(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos escolares. São Paulo: FEUSP, 2024. SAUL, Alexandre; SAUL, Ana Maria. A metodologia da investigação temática: elementos político-epistemológicos de uma práxis de pesquisa crítico-emancipatória. Revista e-Curriculum, v. 15, n. 2, p. 429-454, 2017. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Daniel Henrique Bernar Freitas Danielle Regina Rocha |
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