Atividade

134063 - CURSO: Crises Contemporâneas e Interdisciplinaridade no Ensino. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã).

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

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Descrição: O curso deve desenvolver discussões que visem caracterizar e investigar, pela
perspectiva dos professores participantes, como as diversas crises contemporâneas
– políticas, econômicas, sanitárias, ambientais, demográficas, etc – se fazem
presentes no cotidiano escolar. Tal investigação deve se dar tanto no âmbito da
discussão geral, como pela divisão em grupos menores para investigações
temáticas, visando se aprofundar em uma crise em específico; posteriormente, em
um objeto de estudo em específico. A partir dessas investigações, propõe-se aos
professores que mapeiem conceitos e objetos de estudo relacionados às crises e
que julguem ter potencial para uma abordagem interdisciplinar. Assim, partindo das
diferentes experiências e perspectivas dos professores, espera-se possibilitar o
desenvolvimento de concepções mais críticas e práticas mais fundamentadas
acerca das ideias de crise e interdisciplinaridade. Essas possibilidades devem se
dar no contexto em que os professores possam:
● Problematizar a realidade que vivemos dentro e fora das salas de aula
através da identificação de desafios contemporâneos;
● Fundamentados pelos conceitos de interdisciplinaridade e
transdisciplinaridade, questionar as fronteiras disciplinares a partir das
dinâmicas de hierarquização das áreas de conhecimento;
● Discutir sobre a natureza complexa dos objetos de conhecimento e da nossa
realidade;
● Refletir sobre como cada disciplina contribui para a interpretação dos objetos
de estudo e como os objetos de estudo possibilitam aprender sobre a
disciplina.

Bibliografia
Os textos presentes na bibliografia não são obrigatórios, mas servem como as
principais referências na construção do curso e ficam como indicação aos
professores interessados em se aprofundar na temática.

BARCELLOS, Marcilia. Ciência não autoritária em tempos de pós-verdade. Caderno
Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1496-1525, 2020.
BARZILAI, Sarit; CHINN, Clark A. A review of educational responses to the
“post-truth” condition: Four lenses on “post-truth” problems. Educational
psychologist, v. 55, n. 3, p. 107-119, 2020.
CASTELFRANCHI, Yurij; FERNANDES, Victor. Teoria crítica da tecnologia e
cidadania tecnocientífica: resistência, insistência e hacking. Revista de Filosofia
Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 167-196, 28, 2015.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta
educacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 2016.
FREIRE, Paulo. Conscientização e Alfabetização: uma visão do processo. 1963.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Editora Paz e Terra, 1969.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. Editora Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GASPARATOU, Renia. Scientism and Scientific Thinking: A Note on Science
Education. Science and Education, vol. 26, no. 7–9, p. 799–812, 2017.
HARAWAY, Donna. A reinvenção da natureza – símios, ciborgues e mulheres.
WMF Martins Fontes, 2023.
HARDING, Sandra G. Objectivity and diversity: Another logic of scientific
research. University of Chicago Press, 2019.
HARRES, João Batista Siqueira; PEIXOTO, Cíntia Terezinha Barbosa. EM DEFESA
DOS TERRAPLANISTAS? A COMPLEXIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
SOBRE A FORMA DA TERRA. Educação em Astronomia: reflexões e práticas
formativas, p. 30, 2023.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.
2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
LIMA, Nathan Willig; OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Claudio José de
Holanda. A não-modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação
em Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 367-388,
2018.
LIMA, Nathan Willig; VAZATA, Pedro Antônio Viana; OSTERMANN, Fernanda;
CAVALCANTI, Claudio José de Holanda; GUERRA, Andreia. Educação em ciências
nos tempos de pós-verdade: reflexões metafísicas a partir dos estudos das ciências
de Bruno Latour. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p.
155-189, 2019.
MACHADO, Aline Alvares; AMARAL, Marília Abrahão. Diálogos entre as
competências cultura digital e pensamento científico, crítico e criativo na Base
Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 29, p. e290006,
2024.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o
pensamento. 8a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia
Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

PATROCINO, Laís Barbosa. A HIERARQUIA BACHARELADO/LICENCIATURA EM
DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE DA UFMG. 2013.
Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, v. 10, n. 1, p. 9-40,
2008.
ROBERTS, Douglas A. Competing Views of Scientific Literacy: The influence of a
Science Curriculum Policy Image. In: LINDER, C.; ÖSTMAN, L.; ROBERTS, D.A.,
WICKMAN, P.O; ERICKSON, G.; MACKINNON (ed.). Exploring the Landscape of
Scientific Literacy. New York: Routledge, 2011.
ROSA, Gabriela Gomes; LIMA, Nathan Willig; CALVACANTI, Cláudio José de
Holanda. De que cidadania estamos falando? Uma revisão de literatura das
pesquisas em educação em ciências com perspectiva de formação para cidadania.
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 25, p. e45653,
2023.
SANTOS, Vinício de Macedo (Org.). In(ter)disciplinaridade, educação matemática
e currículos escolares. São Paulo: FEUSP, 2024.
SAUL, Alexandre; SAUL, Ana Maria. A metodologia da investigação temática:
elementos político-epistemológicos de uma práxis de pesquisa crítico-emancipatória.
Revista e-Curriculum, v. 15, n. 2, p. 429-454, 2017.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Daniel Henrique Bernar Freitas
Danielle Regina Rocha


 
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