Atividade

134061 - CURSO: Metodologias Ativas de Aprendizagem para Desenvolvimento de Competências do Século XXI. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

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Descrição: A necessidade de atuar em um mundo em constante transformação tem tornado cada vez
mais importante as competências socioemocionais ou competências gerais da Base Nacional
Comum Curricular, como solução de problemas, gestão de conflitos, colaboração e
pensamento crítico. As metodologias ativas de aprendizagem têm potencial de auxiliar no
desenvolvimento destas competências, uma vez que o estudante está no centro do processo.
O curso tem como objetivo discutir as possibilidades de aplicação de metodologias ativas de
aprendizagem para desenvolvimento de competências dos estudantes.
Ao final do curso, espera-se que o(a) participante seja capaz de:
(a) conhecer as metodologias ativas de aprendizagem abordadas no curso;
(b) refletir sobre a aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento de competências;
(c) utilizar a inteligência artificial como apoio ao desenvolvimento de materiais.

Bibliografia Básica
FREIRE, P. (2008). Pedagogia de Autonomia: saberes e necessários à prática educativa, 37a
Ed., São Paulo: Paz e Terra.
GODOY, A. S. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: estado da arte (p.9-25)
Kolb, David (1997). A gestão e o processo de aprendizagem. In: Starkey, Ken. Como as
organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, p.
321-341.
Martins, José do Prado (1993). Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia,
avaliação. 2a Ed. São Paulo: Atlas.
Perrenoud, P. (2000). Dez novas Competências para ensinar, Porto Alegre, ARTMED.

Bibliografia Complementar
Blumenfeld, P. C.; Soloway, E., Marx, R. W., Krajcik, J. S., Guzdial, M., & Palincsar, A. (1991).
Motivating Project-Based Learning: Sustaining the Doing, Supporting the Learning.
Educational Psychologist, 26(3&4), 369-398.
Bridgman, T. & McLaughlin, C. (2016). Restating the Case: How Revisiting the Development of
the Case Method Can Help Us Think Differently About the Future of the Business School.
Academy of Management Learning & Education, 15(4), 724–741.
Burke, A. S. & Fedorek, B. Does “flipping” promote engagement?: A comparison of a
traditional, online, and flipped class. Active Learning in Higher Education, 18(1), 11–24.
Dunne, D. & Martin, R. (2006). Design Thinking and How It Will Change Management
Education: An Interview and Discussion. Academy of Management Learning & Education,
5(4), 512-523.
Glen, R.; Suciu, C.; Baughn, C. C. & Anson, R. (2015). Teaching design thinking in business
schools. The International Journal of Management Education, 13, 182-192.
Greenberg, D. N, Clair, J. A. & MacLean, T. L. (2007). Enacting the Role of Management
Professor: Lessons From Athena, Prometheus, and Asclepius. Academy of Management
Learning & Education, 6(4), 439–457.

Warhuus, J. P., Blenker, P., & Elmholdt, S. T. (2018). Feedback and assessment in higher-
education, practice-based entrepreneurship courses: How can we build legitimacy?

Industry and Higher Education, 32(1), 23–32.
Whetten, D. A. (2007). Principles of Effective Course Design: What I Wish I Had Known About
Learning-Centered Teaching 30 Years Ago. Journal of Management Education, 31(3), 339-
357.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Liliana Vasconcellos


 
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