134060 - CURSO: Literaturas africanas: ensinar e aprender. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso “Literaturas africanas: ensinar e aprender” busca oferecer subsídios voltados ao ensino-
aprendizagem de literaturas africanas de língua portuguesa na educação básica, em conformidade com as leis 10.639, 11.645, a BNCC e ao Currículo Paulista, propiciando o compartilhamento de repertório literário e a sistematização das questões científicas decorrentes do seu estudo, visando à elaboração coletiva de estratégias didáticas e pedagógicas. Para isso, o curso terá como corpus uma coletânea poética selecionada dos cinco países africanos de língua portuguesa — Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe —, abrangendo um recorte temporal desde o século XIX até o presente. Referências bibliográficas ABDALA JR., Benjamin. Literatura, história e política: literaturas de língua portuguesa no século XX. Cotia: Ateliê, 2007. ANDRADE, Mário Pinto de. Antologia temática de poesia africana 1: na noite grávida de punhais. Lisboa: Sá da Costa, 1975. ANDRADE, Mário Pinto de. Antologia temática de poesia africana 2: o canto armado. Praia: Instituto Caboverdeano do Livro, 1979. ANDRADE, Mário Pinto de. Origens do nacionalismo africano: continuidade e ruptura nos movimentos unitários emergentes da luta contra a dominação colonial portuguesa: 1911-1961. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. BARBOSA, Muryatan. A razão africana: breve história do pensamento africano contemporâneo. São Paulo: Todavia, 2020. BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil In: BENTO, Maria Aparecida Silva; CARONE, Iray (org.). Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 25-58. BOSI, Alfredo. A interpretação da obra literária. In: Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Ática, 1988. p. 274-287. BRASIL, Ministério da Educação – Câmara do Ensino Superior. Resolução CES/CNE no 7, de 18 de dezembro de 2018 Diretrizes da Extensão na Educação Superior. Brasília: Ministério da Educação, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 2007. CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. (Tese de doutorado.) São Paulo: Faculdade de Educação USP, 2005. CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023. CAVACAS, Fernanda; GOMES, Aldónio. Dicionário de autores de literaturas africanas de língua portuguesa. Lisboa: Caminho, 1998. CECCHINEL, André. Literatura, ensino e formação em tempos de teoria (com “t” maiúsculo). Curitiba: Appris, 2020. CHABAL, Patrick. Vozes moçambicanas: literatura e nacionalidade. Lisboa: Vega, 1994. DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de pesquisa em educação, Vitória, v. 19, n. 38, p. 123-140, 2013. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. DURÃO, Fabio Akcelrud. Da intransitividade do ensino de literatura. In: CECHINEL, André; SALES, Cristiano de (org.). O que significa ‘ensinar’ literatura? Florianópolis; Criciúma: Edufsc; Ediunesc, 2017. p. 15-29. DURÃO, Fabio Akcelrud. Metodologia da pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2021. FERREIRA, Manuel. Literaturas africanas de expressão portuguesa. São Paulo: Ática, 1987. FERREIRA, Manuel. No reino de Caliban: antologia panorâmica da poesia africana de expressão portuguesa. Lisboa: Seara Nova, 1975. Página 6 de 6 FERREIRA, Manuel. O discurso no percurso africano: contribuição para uma estética africana. Lisboa: Plátano, 1989. FERREIRA, Manuel; MOSER, Gerald. Bibliografia das literaturas africanas de língua portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional da Casa da Moeda, 1983. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1985. HAMILTON, Russell G. Literatura africana, literatura necessária II – Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. Lisboa: Edições 70, 1984. HAMILTON, Russell. Literatura africana, literatura necessária I – Angola. Lisboa: Edições 70, 1984. HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 2011. HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios (1875-1914). São Paulo; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. LARANJEIRA, J. L. Pires (org.). Negritude africana de língua portuguesa: textos de apoio (1947-1963). Braga: Angelus Novus, 2000. LARANJEIRA, J. L. Pires. A negritude africana de língua portuguesa. Porto: Afrontamento, 1995. LEITE, Ana Mafalda. Oralidades & escritas pós-coloniais: estudos sobre literaturas africanas. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. MARGARIDO, Alfredo. Estudos sobre as literaturas das nações africanas de língua portuguesa. Lisboa: A regra do jogo, 1980. MATA, Inocência. A Casa dos Estudantes do Império e o lugar da literatura na consciencialização política. Lisboa: UCCLA, 2015. MATA, Inocência. Existência e emergência de uma literatura: o caso de São Tomé e Príncipe. Lisboa: Edições Alac, 1993. MONDLANE, Eduardo. Lutar por Moçambique. Lisboa: Sá da Costa, 1975. p. 205 MUDIMBE, Y. V. A invenção de África: gnose, filosofia e ordem do conhecimento. Luanda: Mulemba; Lisboa: Pedago, 2013. ROCHA, Ilídio. Sobre as origens de uma literatura africana de expressão portuguesa: raízes e consciencialização. In: Les litteratures africaines de langue portugaise: a la recherche de l'identite individuelle et nationale. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989, p.29-38. SANTILLI, Maria Aparecida. Africanidade. São Paulo: Ática, 1985. SOARES, Francisco (org.). Antologia da nova poesia angolana (1985-2000). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001. WILLIAMS, Raymond. A cultura é algo comum [Culture is ordinary]. In: Recursos da esperança. São Paulo: Ed. Unesp. 2015. p. 3-28. WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Ubiratã Roberto Bueno de Souza |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |