134059 - CURSO: Entrelaçando vivências universidade/escola na atualização do conhecimento dos licenciados em Ciências (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | A abordagem prática será desenvolvida por meio de aulas práticas complementares a programação proposta para o curso teórico e a execução de atividade, apresentada no primeiro período de aula, sobre temas abordados e conexos às aulas.
As diferentes temáticas serão demonstradas e praticadas nos serviços oferecidos junto ao Museu da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. No curso prático, as aulas com duração de 3 horas, serão ministradas em rodízio para turmas constituídas por até 20 alunos matriculados no curso. Referências bibliográficas: ALVES, L. R. G.; MINHO, M. R. S. e DINIZ, M. V. C. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, L. M. et al. (Org.). Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural. 2014. p. 74-97. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed. (Obras escolhidas; v. 1). São Paulo: Brasiliense, 1994. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Acesso em 28 de janeiro de 2024. DEMARI, Jennifer. O uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental. Rio Grande do Sul, 2022. Monografia (Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022. FARDO, Marcelo Luis. A Gameficação aplicada em ambientes de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 30 jan. 2024. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 1. ed. São Paulo: Editora Olho d'Água, 1997. SCHERER, Ana Paula de Oliveira et al. Paulo Freire e a Educação Infantil: a experiência de Chapecó. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1573 Acesso em 21 de novembro. 2023. TEIXEIRA, Ana Mafalda Mendes Baía. Concepções alternativas em ciência: um instrumento de diagnóstico. Dissertação (Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia) - Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7816 Acesso em 21 de nov. 2023. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Anelisa Ferreira de Almeida Magalhães Ivy Tasso Gomes Lilian Gregory Maria Thereza Bonilha Dubugras Mariana Sequetin Cunha |
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