Atividade

134058 - CURSO: Aquilombando a sala de aula: uma abordagem multidisciplinar a partir dos saberes quilombolas – estratégias para uma educação escolar inclusiva e antirracista. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

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Descrição: Ementa do Curso:
O curso é resultado das atividades conduzidas ao longo de 5 anos no seio do Projeto “Saberes em diálogo: comunidade, escola e universidade na construção da educação escolar quilombola no município de Barra do Turvo-SP” e visa tratar das ações afirmativas de combate ao racismo e desigualdades étnico-raciais, dos alicerces da educação escolar quilombola e do direito à terra por parte das comunidades quilombolas na atualidade. A partir destas premissas, visa também reforçar a interação dos temas trabalhados nas oficinas realizadas com as comunidades quilombolas, professores e alunos da rede municipal de Ensino Fundamental I de Barra do Turvo, com conteúdos e habilidades previstas na BNCC do Ensino Fundamental presentes no material didático adotado pelos professores de ensino fundamental I. Incorpora ainda os debates e análises dos materiais didáticos ( em especial do ensino fundamental) que tratam das questões de diversidade, étnica e gênero, realizadas na continuidade do Saberes em diálogo.

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In: __________. Em terra vestida. Dissertação (Mestrado). São
Paulo, FFLCH USP, 2012, P. 80-117. (esse item não sei se deveria

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Ana Paula Archanjo Batarce
Cecil Chow Robilotta
Claudia Marques Roma
Florence Marcolino Barboza
Gloria da Anunciação Alves
João Rodrigues de Souza Filho Valença
Kamylle Gomes Silva
Lucas Martines de Azevedo da Silva
Manuelle Rita Santos
Maria Fernanda Gomes da Silva
Maria Paula de Jesus
Melissa Ferreira Carpes
Rosangela Sarteschi
Sissé Seidi
Tiago Epifanio Domingos
Valeria de Marcos


 
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