134056 - CURSO: Promoção da Saúde no Ambiente Escolar: identificação precoce, prevenção e cuidado em rede (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | Estrutura Curricular por Módulos
Módulo 1 – Identificação Precoce de Alterações de Saúde no Contexto Escolar (6h) - Audição, visão e aprendizagem - Neurodivergências (TEA, TDAH) e dificuldades de aprendizagem - Alterações posturais e ergonomia infantil - Sofrimento emocional, bullying e violência escolar Módulo 2 – Prevenção e Promoção de Hábitos Saudáveis (4h) - Saúde bucal e vacinação - Segurança no uso de medicamentos - Alimentação saudável e prevenção da obesidade - Higiene, atividade física e prevenção de LER/DORT Módulo 3 – Cuidado com a Saúde do Professor (3h) - Saúde postural e prevenção de dores musculoesqueléticas - Saúde mental do educador e estratégias de autocuidado - Oficina prática de cuidado físico e emocional Módulo 4 – Planejamento e Integração em Rede (7h) - Escuta, encaminhamento e rede de apoio (UBS, CAPS, CRAS) - Construção e apresentação de planos de ação para a realidade escolar - Sistematização coletiva e encerramento Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Caderno do Programa Saúde na Escola (PSE): integração saúde e educação para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_programa_saude_escola_integraca o.pdf. Acesso em: 21 mar. 2025. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf. Acesso em: 21 mar. 2025. MONTEIRO, C. A. et al. Nova classificação dos alimentos baseada na extensão e propósito do processamento: atualização de 2019. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 7, e00074819, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/W8NcTVHgzZXmwXvbdBvvThB/?lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2025. ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE – OPAS. Saúde mental e bem- estar nas escolas: guia para educadores. Brasília: OPAS, 2017. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/34314. Acesso em: 21 mar. 2025. ROHDE, L. A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: diagnóstico e tratamento. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 35, supl. 1, p. S40–S50, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/gHRzKPVcrswt7TfbKJtQpGN/?lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2025. SILVA, M. E. R.; ANDRADE, A. M.; COSTA, A. L. C. S. Promoção da saúde mental na escola: desafios e estratégias no contexto da educação básica. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 29, n. 2, e190485, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/MXyXNBYwMHFvRbqKZT9vK8F/?lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2025. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Carla Marins Silva Carla Renata Sipert Jeanine Giarolla Vargas Laiz Maria Silva Chohfi Maria Elisa Pimentel Piemonte Regina Tamaki Renerio Fraguas Junior |
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