Atividade

134056 - CURSO: Promoção da Saúde no Ambiente Escolar: identificação precoce, prevenção e cuidado em rede (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

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Descrição: Estrutura Curricular por Módulos
Módulo 1 – Identificação Precoce de Alterações de Saúde no Contexto Escolar (6h)
- Audição, visão e aprendizagem
- Neurodivergências (TEA, TDAH) e dificuldades de aprendizagem
- Alterações posturais e ergonomia infantil
- Sofrimento emocional, bullying e violência escolar
Módulo 2 – Prevenção e Promoção de Hábitos Saudáveis (4h)
- Saúde bucal e vacinação
- Segurança no uso de medicamentos
- Alimentação saudável e prevenção da obesidade
- Higiene, atividade física e prevenção de LER/DORT
Módulo 3 – Cuidado com a Saúde do Professor (3h)
- Saúde postural e prevenção de dores musculoesqueléticas
- Saúde mental do educador e estratégias de autocuidado
- Oficina prática de cuidado físico e emocional
Módulo 4 – Planejamento e Integração em Rede (7h)
- Escuta, encaminhamento e rede de apoio (UBS, CAPS, CRAS)
- Construção e apresentação de planos de ação para a realidade escolar
- Sistematização coletiva e encerramento


Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Caderno do Programa Saúde
na Escola (PSE): integração saúde e educação para o desenvolvimento da criança e do
adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_programa_saude_escola_integraca
o.pdf. Acesso em: 21 mar. 2025.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa
Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível
em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf. Acesso em: 21 mar.
2025.
MONTEIRO, C. A. et al. Nova classificação dos alimentos baseada na extensão e
propósito do processamento: atualização de 2019. Cadernos de Saúde Pública, Rio de
Janeiro, v. 35, n. 7, e00074819, 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csp/a/W8NcTVHgzZXmwXvbdBvvThB/?lang=pt. Acesso em:
21 mar. 2025.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE – OPAS. Saúde mental e bem-
estar nas escolas: guia para educadores. Brasília: OPAS, 2017. Disponível em:

https://iris.paho.org/handle/10665.2/34314. Acesso em: 21 mar. 2025.
ROHDE, L. A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: diagnóstico e
tratamento. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 35, supl. 1, p. S40–S50,
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https://www.scielo.br/j/rbp/a/gHRzKPVcrswt7TfbKJtQpGN/?lang=pt. Acesso em: 21
mar. 2025.
SILVA, M. E. R.; ANDRADE, A. M.; COSTA, A. L. C. S. Promoção da saúde mental
na escola: desafios e estratégias no contexto da educação básica. Saúde e Sociedade,

São Paulo, v. 29, n. 2, e190485, 2020. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/sausoc/a/MXyXNBYwMHFvRbqKZT9vK8F/?lang=pt. Acesso
em: 21 mar. 2025.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Carla Marins Silva
Carla Renata Sipert
Jeanine Giarolla Vargas
Laiz Maria Silva Chohfi
Maria Elisa Pimentel Piemonte
Regina Tamaki
Renerio Fraguas Junior


 
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