134054 - CURSO: Mapas e Imagens Táteis: traçando caminhos para a inclusão e acessibilidade. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | EMENTA:
A Geografia utiliza diferentes linguagens como forma de expressar suas interpretações, hipóteses e conceitos. A linguagem cartográfica, por exemplo, pode permear o desenvolvimento da aprendizagem de todos os conteúdos da Geografia, pois possibilita sintetizar informações, expressar conhecimentos e estudar situações da produção do espaço, sua organização e distribuição. No entanto, a maior parte das representações gráficas disponíveis está em formato impresso ou digital, ou seja, dependem totalmente do sentido visual e excluem a aprendizagem multissensorial. Por isso, o desenvolvimento de imagens e representações gráficas adaptadas à forma tátil torna-se indispensável para uma Geografia que pretenda ser inclusiva, pois os materiais desenvolvidos sob as metodologias propostas pela Cartografia Tátil permitem trabalhar de forma integrada, com todas as crianças e jovens, incluindo os estudantes com deficiência visual. De acordo com o Censo Escolar de 2024, com exceção da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas demais etapas da educação básica mais de 90% de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades estão incluídos em classes comuns, a maior parte em Escolas Públicas. Estes dados demonstram a importância de fomentar discussões sobre a educação inclusiva e de adotar práticas pedagógicas que realmente promovam a inclusão, não apenas de pessoas com deficiências, mas de tantos outros alunos que estão na escola, mas ainda encontram dificuldades nos processos de aprendizagem. A partir disso, este curso tem como objetivo sensibilizar o professor para o contexto atual da inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas na rede regular e apresentar metodologias de concepção e produção de materiais didáticos táteis para apoio aos processos de ensino-aprendizagem de geografia em uma perspectiva inclusiva. A metodologia adotada para o desenvolvimento da oficina será baseada em atividades práticas de construção de materiais didáticos táteis, especialidade das professoras proponentes. Com essa oficina, espera-se contribuir para a construção de uma Geografia que atenda a diversidade e promova a inclusão, disseminando entre os participantes a práxis e teoria da Cartografia Tátil. BIBLIOGRAFIA: ALMEIDA, R. A.; CARMO, W. R. e SENA, C. C. R. G. Técnicas Inclusivas de Ensino de Geografia (capítulo 16), In: VENTURI, L. A. B. Geografia – Práticas de Campo, Laboratório e Sala de Aula. Editora Sarandi, São Paulo, 2011. ALMEIDA, R. A.; SENA, C. C. R. G. e CARMO, W. R. Cartografia inclusiva: reflexões e propostas. Boletim Paulista de Geografia v. 100, 2018, p. 224- 246. CARMO, Waldirene R. Cartografia tátil escolar: experiências com a construção de materiais didáticos e com a formação continuada de professores. Dissertação de Mestrado, DG, FFLCH, USP. São Paulo, 2010. Disponível para download no site: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-08032010- 124510/pt-br.php SENA, C. C. R. G. e CARMO, W. R. Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva. Boletim Paulista de Geografia v. 99, 2018, p. 102- 123. SENA, Carla C. R. Gimenes de; CARMO, Waldirene R. do. Cartografia inclusiva: o potencial dos mapas táteis no ensino de geografia. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 9, n. 2, p. 127-144, Jul.- Dez. 2022, Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/issue/v iew/715. VASCONCELLOS, Regina. A Cartografia Tátil e o Deficiente Visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa. Tese de Doutorado. Departamento de Geografia, FFLCH, Universidade de São Paulo, Brasil, 1993. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Regina Araujo de Almeida Waldirene Ribeiro do Carmo |
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