Atividade

134053 - CURSO: Educação em Genética e Evolução: uma abordagem crítica para a justiça social (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdo programático
● Introdução ao ensino de genética e evolução com uma perspectiva crítica
● A genética e a construção de diferenças entre as pessoas
● A justiça social no ensino de ciências
● Práticas pedagógicas e estratégias de ensino crítico

Referências bibliográficas
● Donovan, B. M. (2016). Framing the genetics curriculum for social justice: an experimental
exploration of how the biology curriculum influences beliefs about racial difference. Science
Education, 100(3), 586-616.
● Mainardes, J., & Marcondes, M. I. (2009). Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre
justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, 30, 303-318.
● Moura, C. B. (2019). O Ensino de ciências e a justiça social–questões para o debate.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 1-7.
● Rodriguez, A. J., & Morrison, D. (2019). Expanding and enacting transformative meanings of
equity, diversity and social justice in science education. Cultural Studies of Science
Education, 14, 265-281.
● Weinstein, M., Pouliot, C., Martins, I., Levinson, R., Carter, L., Bencze, L., & Sharma, A.
(2023). Science Education Towards Social and Ecological Justice (Vol. 24). Springer
International Publishing.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Nathália Helena Azevedo Pereira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP