134053 - CURSO: Educação em Genética e Evolução: uma abordagem crítica para a justiça social (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conteúdo programático
● Introdução ao ensino de genética e evolução com uma perspectiva crítica ● A genética e a construção de diferenças entre as pessoas ● A justiça social no ensino de ciências ● Práticas pedagógicas e estratégias de ensino crítico Referências bibliográficas ● Donovan, B. M. (2016). Framing the genetics curriculum for social justice: an experimental exploration of how the biology curriculum influences beliefs about racial difference. Science Education, 100(3), 586-616. ● Mainardes, J., & Marcondes, M. I. (2009). Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, 30, 303-318. ● Moura, C. B. (2019). O Ensino de ciências e a justiça social–questões para o debate. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 1-7. ● Rodriguez, A. J., & Morrison, D. (2019). Expanding and enacting transformative meanings of equity, diversity and social justice in science education. Cultural Studies of Science Education, 14, 265-281. ● Weinstein, M., Pouliot, C., Martins, I., Levinson, R., Carter, L., Bencze, L., & Sharma, A. (2023). Science Education Towards Social and Ecological Justice (Vol. 24). Springer International Publishing. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Nathália Helena Azevedo Pereira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |