Atividade

134052 - CURSO: As histórias de formação e de trabalho e a construção de estilos didáticos. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
O curso busca apresentar e discutir potencialidades da elaboração de histórias de
formação e de trabalho na compreensão das formas de ensinar e aprender. Dedica especial
atenção à escrita de histórias de formação, aprendizado e trabalho. Também propõe
exercícios congêneres a serem desenvolvidos por alunos em função de suas trajetórias de
aprendizado escolar. Analisa casos específicos de recurso a obras literárias como
impulsionadoras da escrita autobiográfica.

Bibliografia:
AMPARO, Patrícia Aparecida do. Um encontro entre ficção e formação de professores
em Shirley, de Bernardine Evaristo. Vidas escritas: interrogações sobre narrativas
docentes. Coleção 5 (2024) - V. 2. 1a ed.: Editora CRV, 2024, p. 55-66.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: ____. Razões práticas: sobre a teoria da
ação. Campinas: Papirus, 1996, p. 74-82.
BUENO, Belmira Oliveira.; CATANI, Denice Barbara.; SOUSA, Cynthia Pereira.
(Orgs.). A vida e o ofício dos professores – formação contínua, autobiografia e pesquisa
em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia das Letras,
1990.

CATANI, Denice Barbara. Pedagogia e museificação. Revista USP, São Paulo, Brasil,
n. 8, p. 23–26, 1991. Disponível
em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/52128..
CATANI, Denice Barbara.; BUENO, Belmira Oliveira.; SOUSA, Cynthia Pereira.;
SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. (Orgs.). Docência, memória e gênero:
estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
CATANI, Denice Barbara. Ficções teóricas e ficções (auto)biográficas: Elementos para
uma reflexão sobre ciência e formação no campo educacional. In: Maria Helena Menna

2
Barreto Abrahão e outros (Orgs.) Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba:
CRV, 2014, p.27-37.
CATANI, Denice Barbara; CÂNDIDO, Renata Marcílio; SILVA, Vivian Batista da
(Orgs.). Dossiê: Vida Escolar. Revista USP, n. 137, abril/maio/junho, 2023. Disponível
em: https://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/12940
EVARISTO, Bernardine. Shirley. In: ____. Garota, mulher, outras. São Paulo: Cia das
Letras, 2020, p. 241-274 .
EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
KOZOL, Jonathan. Morte em tenra idade. São Paulo: Loyola, 1983.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias de suas vidas. In: _____. Vidas de
professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 11-30.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de
Janeiro, v. 2, n.3, 1989, p. 03-15. Disponível em:
https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2278
SILVA, Juliana de Souza. “Isto aqui não é escola, é zoológico. Lá estão os animais”:
Morte em tenra idade de Jonathan Kozol e as injustiças e violências promovidas pelo
sistema escolar americano na década de 1960. Cadernos de História da Educação
(UFU), 21 (Contínua), 2022. Disponível em:
https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/64754
SOUZA, Rodrigo Matos de. As primeiras memórias de um leitor: Elias Canetti em
Ruschuk. In: VICENTINI, P. P.; SOUZA, E. C.; PASSEGI, M. C. (Orgs.). Pesquisa
(Auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba: Editora CRV, 2013, p. 189-
200.
VICENTINI, Paula Perin. Espelhos d’alma: os outros no relato de si – visões em
perspectiva. In: VASCONCELOS, C. C.; CORDEIRO, V. M. R.; VICENTINI, P. P.
(Auto)biografia, literatura e História. Curitiba: Editora CRV, 2014, p. 155-126.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Denice Barbara Catani
Juliana de Souza Silva
Patrícia Aparecida do Amparo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP