134052 - CURSO: As histórias de formação e de trabalho e a construção de estilos didáticos. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
O curso busca apresentar e discutir potencialidades da elaboração de histórias de formação e de trabalho na compreensão das formas de ensinar e aprender. Dedica especial atenção à escrita de histórias de formação, aprendizado e trabalho. Também propõe exercícios congêneres a serem desenvolvidos por alunos em função de suas trajetórias de aprendizado escolar. Analisa casos específicos de recurso a obras literárias como impulsionadoras da escrita autobiográfica. Bibliografia: AMPARO, Patrícia Aparecida do. Um encontro entre ficção e formação de professores em Shirley, de Bernardine Evaristo. Vidas escritas: interrogações sobre narrativas docentes. Coleção 5 (2024) - V. 2. 1a ed.: Editora CRV, 2024, p. 55-66. BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: ____. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996, p. 74-82. BUENO, Belmira Oliveira.; CATANI, Denice Barbara.; SOUSA, Cynthia Pereira. (Orgs.). A vida e o ofício dos professores – formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998. CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia das Letras, 1990. CATANI, Denice Barbara. Pedagogia e museificação. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 8, p. 23–26, 1991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/52128.. CATANI, Denice Barbara.; BUENO, Belmira Oliveira.; SOUSA, Cynthia Pereira.; SOUZA, Maria Cecília Cortez Christiano de. (Orgs.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997. CATANI, Denice Barbara. Ficções teóricas e ficções (auto)biográficas: Elementos para uma reflexão sobre ciência e formação no campo educacional. In: Maria Helena Menna 2 Barreto Abrahão e outros (Orgs.) Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014, p.27-37. CATANI, Denice Barbara; CÂNDIDO, Renata Marcílio; SILVA, Vivian Batista da (Orgs.). Dossiê: Vida Escolar. Revista USP, n. 137, abril/maio/junho, 2023. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/issue/view/12940 EVARISTO, Bernardine. Shirley. In: ____. Garota, mulher, outras. São Paulo: Cia das Letras, 2020, p. 241-274 . EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017. KOZOL, Jonathan. Morte em tenra idade. São Paulo: Loyola, 1983. NÓVOA, António. Os professores e as histórias de suas vidas. In: _____. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 11-30. POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, 1989, p. 03-15. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2278 SILVA, Juliana de Souza. “Isto aqui não é escola, é zoológico. Lá estão os animais”: Morte em tenra idade de Jonathan Kozol e as injustiças e violências promovidas pelo sistema escolar americano na década de 1960. Cadernos de História da Educação (UFU), 21 (Contínua), 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/64754 SOUZA, Rodrigo Matos de. As primeiras memórias de um leitor: Elias Canetti em Ruschuk. In: VICENTINI, P. P.; SOUZA, E. C.; PASSEGI, M. C. (Orgs.). Pesquisa (Auto)biográfica: questões de ensino e formação. Curitiba: Editora CRV, 2013, p. 189- 200. VICENTINI, Paula Perin. Espelhos d’alma: os outros no relato de si – visões em perspectiva. In: VASCONCELOS, C. C.; CORDEIRO, V. M. R.; VICENTINI, P. P. (Auto)biografia, literatura e História. Curitiba: Editora CRV, 2014, p. 155-126. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Denice Barbara Catani Juliana de Souza Silva Patrícia Aparecida do Amparo |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |