Atividade

134051 - CURSO: Prevenção da Violência Autoprovocada no Contexto Escolar: Aspectos Teórico-Práticos (Subsede: EE USP - Escola de Enfermagem)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: CONTEÚDO/PROGRAMA
▪ Compreensão de conceitos e definições da violência autoprovocada;
▪ Marcadores sociais da diferença e interseccionalidade na violência
autoprovocada na adolescência;
▪ Políticas públicas de prevenção da violência autoprovocada: recomendações
para o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção da violência
autoprovocada, experiências internacionais, retrospecto e contextual atual da
política pública brasileira.
▪ O contexto escolar na prevenção da violência autoprovocada: rastreio,
identificação, acolhimento, notificação parental e vigilância em saúde.
▪ O contexto escolar na prevenção da violência autoprovocada: importância da
promoção da saúde mental.
▪ Promoção de saúde mental e prevenção da violência autoprovocada: níveis de
prevenção da violência autoprovocada, estratégias recomendadas em saúde
pública a partir dos níveis de prevenção, desenvolvendo programas de
promoção de saúde mental e prevenção da violência autoprovocada;
▪ Posvenção no contexto escolar: conceitos, compreensão e implementação de
ações no território a partir do trabalho intersetorial;
▪ Desafios atuais e perspectivas futuras para a prevenção da violência
autoprovocada.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALVES F., FIALHO, E., ARAÚJO, J. A. ET. AL. The rising trends of self-harm in Brazil: an
ecological analysis of notifications, hospitalisations, and mortality between 2011 and 2022. The
Lancet Regional Health Americas. 15, 2024. https://doi.org/10.1016/j.lana.2024.100691
BRASIL. L13819 de 26 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Prevenção da
Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o
Distrito Federal e os Municípios; e altera a Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998. Disponível em
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13819.htm
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Panorama dos
suicídios e lesões autoprovocadas no Brasil entre 2010 a 2021. Boletim Epidemiológico. 2024.
Disponivel em
https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoe
s/2024/boletim-epidemiologico-volume-55-no-04.pdf
BRASIL. Viva: instrutivo de notificação de violência interpessoal e autoprovocada. MS DANT.
2016; 2:1–92.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/viva_instrutivo_violencia_interpessoal_autoprovocad
a_2ed.pdf
MARTIN I, SILVA AC, PEDROLLO LF, LEOCÁDIO MA, VEDANA KGG. Prevenção do risco de
suicídio: guia para profissionais da saúde / Organizadoras Isabela dos Santos Martin, Aline
Conceição Silva, Laysa Fernanda Silva Pedrollo, et al. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2022.
SILVA AC, SANTOS JC, VEDANA KGG. Autolesão não suicida: assistência e promoção de
saúde mental. Ribeirão Preto (SP). Centro de Apoio Editorial da Escola de Enfermagem de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2022.
SILVA AC, VANZELA AS, PEDROLLO LFS, BAKER J, DE CARVALHO JCM, SEQUEIRA CADC,
VEDANA KGG, SANTOS JCPD. Characteristics of surveillance systems for suicide and
self-harm: A scoping review. PLOS Glob Public Health. 2024 Jul 2;4(7):e0003292.
https://doi.org/10.1371/journal.pgph.0003292
WHO. World Heatlh Organization. Public health action for the prevention of suicide: a framework.
World Health Organization. 2012. https://www.who.int/publications/i/item/9789241503570

WHO. World Heatlh Organization. Practice manual for establishing and maintaining surveillance
systems for suicide attempts and self-harm. World Health Organization. 2016.
https://apps.who.int/iris/handle/10665/208895
9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR.
NICE. National Intitute for Health and Care Excellence. Self-harm: assessment, management and
prevention recurrence. NICE guideline, published 7 semptember 2022. Disponível em
www.nice.org.uk/guidance/ng225
SILVA AC, VEDANA KGG. Recomendações para planos de posvenção em contextos
institucionais e educacionais. [Recurso Eletrônico]. 2019. Disponível em
https://inspiracao-leps.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-par
a-Planos-de-Posven%C3%A7%C3%A3o-Educ.pdf

SILVA FILHO OCD, AVANCI JQ, PIRES TO, DE VASCONCELLOS CARVALHAES OLIVEIRA R,
ASSIS SG. Attachment, suicidal behavior, and self-harm in childhood and adolescence: a study
of a cohort of Brazilian schoolchildren. BMC Pediatr. 2023 Aug 17;23(1):403.
https://doi.org/10.1186/s12887-023-04215-7

U.S. Department of Health and Human Services (HHS), National Strategy for Suicide Prevention.
Washington, DC: HHS, April 2024.Disponível em

https://www.hhs.gov/programs/prevention-and-wellness/mental-health-substance-abuse/national-
strategy-suicide-prevention/index.html

WILSON E, OUGRIN D. Commentary: Defining self-harm: how inconsistencies in language
persist–a commentary/reflection on Ward and Curran (2021). Child Adolesc Ment Health. 2021;
26(4):372–374. doi: 10.1111/camh.12502

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Aline Conceição Silva
Isadora Manfrinato Cunha
Mariana Muliterno Gomes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP