134051 - CURSO: Prevenção da Violência Autoprovocada no Contexto Escolar: Aspectos Teórico-Práticos (Subsede: EE USP - Escola de Enfermagem) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | CONTEÚDO/PROGRAMA
▪ Compreensão de conceitos e definições da violência autoprovocada; ▪ Marcadores sociais da diferença e interseccionalidade na violência autoprovocada na adolescência; ▪ Políticas públicas de prevenção da violência autoprovocada: recomendações para o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção da violência autoprovocada, experiências internacionais, retrospecto e contextual atual da política pública brasileira. ▪ O contexto escolar na prevenção da violência autoprovocada: rastreio, identificação, acolhimento, notificação parental e vigilância em saúde. ▪ O contexto escolar na prevenção da violência autoprovocada: importância da promoção da saúde mental. ▪ Promoção de saúde mental e prevenção da violência autoprovocada: níveis de prevenção da violência autoprovocada, estratégias recomendadas em saúde pública a partir dos níveis de prevenção, desenvolvendo programas de promoção de saúde mental e prevenção da violência autoprovocada; ▪ Posvenção no contexto escolar: conceitos, compreensão e implementação de ações no território a partir do trabalho intersetorial; ▪ Desafios atuais e perspectivas futuras para a prevenção da violência autoprovocada. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ALVES F., FIALHO, E., ARAÚJO, J. A. ET. AL. The rising trends of self-harm in Brazil: an ecological analysis of notifications, hospitalisations, and mortality between 2011 and 2022. The Lancet Regional Health Americas. 15, 2024. https://doi.org/10.1016/j.lana.2024.100691 BRASIL. L13819 de 26 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; e altera a Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/l13819.htm BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Panorama dos suicídios e lesões autoprovocadas no Brasil entre 2010 a 2021. Boletim Epidemiológico. 2024. Disponivel em https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoe s/2024/boletim-epidemiologico-volume-55-no-04.pdf BRASIL. Viva: instrutivo de notificação de violência interpessoal e autoprovocada. MS DANT. 2016; 2:1–92. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/viva_instrutivo_violencia_interpessoal_autoprovocad a_2ed.pdf MARTIN I, SILVA AC, PEDROLLO LF, LEOCÁDIO MA, VEDANA KGG. Prevenção do risco de suicídio: guia para profissionais da saúde / Organizadoras Isabela dos Santos Martin, Aline Conceição Silva, Laysa Fernanda Silva Pedrollo, et al. – Ponta Grossa - PR: Atena, 2022. SILVA AC, SANTOS JC, VEDANA KGG. Autolesão não suicida: assistência e promoção de saúde mental. Ribeirão Preto (SP). Centro de Apoio Editorial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2022. SILVA AC, VANZELA AS, PEDROLLO LFS, BAKER J, DE CARVALHO JCM, SEQUEIRA CADC, VEDANA KGG, SANTOS JCPD. Characteristics of surveillance systems for suicide and self-harm: A scoping review. PLOS Glob Public Health. 2024 Jul 2;4(7):e0003292. https://doi.org/10.1371/journal.pgph.0003292 WHO. World Heatlh Organization. Public health action for the prevention of suicide: a framework. World Health Organization. 2012. https://www.who.int/publications/i/item/9789241503570 WHO. World Heatlh Organization. Practice manual for establishing and maintaining surveillance systems for suicide attempts and self-harm. World Health Organization. 2016. https://apps.who.int/iris/handle/10665/208895 9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR. NICE. National Intitute for Health and Care Excellence. Self-harm: assessment, management and prevention recurrence. NICE guideline, published 7 semptember 2022. Disponível em www.nice.org.uk/guidance/ng225 SILVA AC, VEDANA KGG. Recomendações para planos de posvenção em contextos institucionais e educacionais. [Recurso Eletrônico]. 2019. Disponível em https://inspiracao-leps.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Recomenda%C3%A7%C3%B5es-par a-Planos-de-Posven%C3%A7%C3%A3o-Educ.pdf SILVA FILHO OCD, AVANCI JQ, PIRES TO, DE VASCONCELLOS CARVALHAES OLIVEIRA R, ASSIS SG. Attachment, suicidal behavior, and self-harm in childhood and adolescence: a study of a cohort of Brazilian schoolchildren. BMC Pediatr. 2023 Aug 17;23(1):403. https://doi.org/10.1186/s12887-023-04215-7 U.S. Department of Health and Human Services (HHS), National Strategy for Suicide Prevention. Washington, DC: HHS, April 2024.Disponível em https://www.hhs.gov/programs/prevention-and-wellness/mental-health-substance-abuse/national- strategy-suicide-prevention/index.html WILSON E, OUGRIN D. Commentary: Defining self-harm: how inconsistencies in language persist–a commentary/reflection on Ward and Curran (2021). Child Adolesc Ment Health. 2021; 26(4):372–374. doi: 10.1111/camh.12502 |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Aline Conceição Silva Isadora Manfrinato Cunha Mariana Muliterno Gomes |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |