Atividade

134040 - CURSO: A leitura da cultura afro-brasileira em textos literários e midiáticos na aula de língua portuguesa: uma abordagem bakhtiniana. (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa

Discussão em torno dos conceitos de leitura de textos midiáticos, textos literários afro-
brasileiros, discurso do outro e heterodiscurso. Relações comparativas entre textos de diferentes

gêneros do discurso, com foco nos aspectos culturais e identitários. A metodologia proposta no
curso desenvolve exercícios dialógicos, relacionando a teoria bakhtiniana e a prática de leitura
de textos literários na aula de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental – Anos Finais e no

Ensino Médio), a partir da necessidade do trabalho proposto nos campos artístico-literário e de
atuação na vida pública.

Referências bibliográficas
BAKHTIN, Mikhail. O discurso na poesia e o discurso no romance. In: Teoria do romance I:
A estilística. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017, p. 47-79.
BAKHTIN, M. O heterodiscurso no romance. In: Teoria do romance I: A estilística. Tradição
Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017, p. 79-122.
BAKHTIN, Mikhail. A ciência da literatura hoje (Resposta a uma pergunta da revista Novi
Mir). In: Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio
e notas Paulo Bezerra. São Paulo: 34, p. 9-20.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo
Bezerra. Notas da ed. Russa S. Botcharov. São Paulo: 34, 2016.
CARRASCOSA, Denise. Pós-colonialidade, pós-escravismo, bioficção e
con(tra)temporaneidade. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 44, p.
105-124, jul./dez. 2014. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/elbc/a/38LXRgwpC6knrJpMSBNzMXK/?lang=pt Acesso em: 21 mar.
2025.
DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Org.). Escrevivência: a escrita de nós
– reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação & Arte,
2020.
DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos
de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 31, p. 11-23, jan./jun. 2008. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9430 Acesso em: 21 mar. 2025.
GRILLO, Sheila Vieira de Camargo. Esfera e campo. In: Beth Brait. (Org.) Bakhtin: outros
conceitos-chave. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2014, p. 133-160.
MACIEL, Lucas Vinício de Carvalho. Considerações sobre heterodiscurso a partir de Dom
Quixote. Bakhtiniana, São Paulo, n. 13, v. 2, p. 100-116, maio/ago. 2018. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/33837 Acesso em: 21 mar. 2025.
RIBAS, Maria Cristina Cardoso. Literatura e(m) Cinema: um breve passeio teórico pelos
bosques da adaptação. Alceu, v. 14, n. 28, p. 117-128, jan./jun. 2014. Disponível em:
http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/alceu%2028%20-%20117-128.pdf Acesso
em: 21 mar. 2025

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Jozanes Assunção Nunes
Maria Ines Batista Campos Noel Ribeiro
Nathália Akemi Sato Mitsunari


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP