Atividade

134039 - CURSO: Apoiando o professor no cuidado às crianças com ferimentos, traqueostomias, gastrostomias e hábitos intestinais e urinários inadequados. (Subsede: EE USP - Escola de Enfermagem)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

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Descrição: Ementa
A Estomaterapia é uma área de especialização da Enfermagem voltada à assistência de
pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas e incontinências urinária e anal. Considerando
o papel da Estomaterapia na educação em saúde nas áreas de estomias, feridas e incontinências
e o elevado número de crianças vulneráveis à ocorrência de lesões traumáticas, à presença de
estomias respiratórias e digestórias e de comportamentos inadequados relacionados às
eliminações urinárias e fecais, propomos a realização de um curso com oficinas teórico-práticas
para abordagem e discussão dessas temáticas.

Programa
Módulo: Hábitos intestinais e urinários inadequados
Objetivos: Explorar os principais aspectos das mudanças comportamentais em crianças,
analisando fatores biológicos, psicológicos e sociais que influenciam o desenvolvimento infantil.
Abordar estratégias para a promoção de comportamentos positivos e a intervenção em desafios
comportamentais comuns na infância.
Conteúdo Programático:
1. Comportamentos Desafiadores e Estratégias de Intervenção (30 min)
• Metodologia de Montessori: a criança no centro do cuidado
• Mitos e verdades sobre hábitos urinários e fecais
• Contextualização de hábitos inadequados (o que é e como identificar e consequências)
• Estratégias para modificação de comportamentos
2. Fatores que impactam as Mudanças Comportamentais (30 min)
• Papel da família, escola e sociedade
• Impacto das emoções no comportamento infantil
3. Discussão e relatos de experiência (60 min)
• Barreiras que dificultam as boas práticas em saúde pélvica
• Efeitos da tecnologia e do ambiente digital
• Planejamento de intervenções em diferentes contextos
• O papel dos profissionais em educação (desfecho) – Mentimenter (nuvem de palavras)

Escola de Enfermagem da USP | EEUSP
Av. Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 419 | CEP 05403-000
Cerqueira César | São Paulo | SP | Brasil | www.ee.usp.br
Assistência Técnica Acadêmica
eeataac@usp.br | +55 11 3061-7505
4. Abordagem prática (60 minutos)
• Hábitos sanitários: Treino de vaso
Módulo: Traqueostomias e Gastrostomias
Objetivos: aprimorar o conhecimento de educadores da educação básica em relação aos cuidados
básicos às crianças com gastrostomias e traqueostomias. Esclarecer dúvidas inerentes às
estomias em geral.
Conteúdo Programático:
1. Introdução às Traqueostomias e Gastrostomias (30 min)
• Definição e indicações das estomias respiratórias (traqueostomias) e digestórias (gastrostomias)
• Identificação e compreensão das principais necessidades das crianças com estomias
• Papel do educador na inserção da criança com traqueostomia e/ou gastrostomia nas atividades
escolares e recreativas.
• Abordagem dos pais ou responsáveis da criança com traqueostomia e/ou gastrostomia sobre os
cuidados essenciais às estomias em uso, levantamento dos pontos de atenção comportamental
da criança e meio de contatos em situações peculiares.
• Comunicação em situações de urgência: Quando acionar o serviço de emergência (SAMU,
Bombeiros)
2. Cuidados Básicos com a Traqueostomia (30 min)
• Higiene e manejo da cânula
• Aspiração das vias aéreas e prevenção de infecções
• Reconhecimento dos sinais de complicação respiratória
• Comunicação e suporte emocional à criança com traqueostomia
3. Cuidados Básicos com a Gastrostomia (30 min)
• Técnicas adequadas para alimentação e hidratação por sonda gástrica
• Cuidados com a pele ao redor da gastrostomia (identificação de irritações, infecções e prevenção
de lesões)
• Reconhecimento de complicações relacionadas à gastrostomia
• Orientações sobre administração segura de medicamentos via gastrostomia

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4. Discussão e relatos de experiência (30 min)
• Barreiras que dificultam o manejo adequado das crianças com traqueostomias e gastrostomias
no ambiente escolar
• Papel dos educadores e estratégias para integração escolar e social
• Planejamento de intervenções e elaboração de um plano de cuidado individualizado em ambiente
escolar
5. Abordagem prática (Hands-on) (60 min)
• Apresentação dos dispositivos em uso pela criança com traqueostomia e/ou gastrostomia
(cateteres, botton e cânulas).
• Conhecendo os aparelhos e acessórios que apoiam o cuidado das crianças com traqueostomia
e/ou gastrostomia.
• Demonstração e treino prático de procedimentos relacionados aos cuidados com traqueostomias
e gastrostomias
• Simulação de situações cotidianas e resposta prática às intercorrências

Módulo: Ferimentos
Objetivo: capacitar educadores da educação básica para o atendimento inicial de crianças que
sofreram alguns tipos de ferimentos, dentro do ambiente escolar.
Serão abordados conceitos fundamentais sobre os primeiros cuidados locais, identificação de
gravidade, medidas de segurança e comunicação eficaz com os serviços de emergência e
responsáveis. A oficina contará com atividades práticas para desenvolver habilidades essenciais
na resposta a diferentes tipos de ferimentos.
Conteúdo Programático:
1. Introdução aos tipos mais comuns de ferimentos (30 minutos)
• Importância do atendimento imediato
• Papel do educador no atendimento inicial
2. Avaliação da Criança em Situação de Trauma (30 minutos)
• Diferença entre ferimentos leves e graves

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• Quando acionar o serviço de emergência (SAMU, Bombeiros)
3. Atendimento a Ferimentos Comuns na Infância (30 minutos)
• Cortes e sangramentos: controle de hemorragia e curativos básicos
• Quedas e escoriações
• Queimaduras: classificação e primeiros socorros adequados
4. Comunicação em Situações de Urgência (30 minutos)
• Comunicação com os responsáveis e equipes de emergência
5. Atividade Prática e Simulação de Atendimentos (60 minutos)
• Demonstração e prática de curativos básicos

Referências

1. Gonçalves V. Feridas Traumáticas. In: Gamba M, Petri V, Costa M. Feridas: Prevenção, causas
e tratamento. Rio de Janeiro: Ed Santos, 2016 (235-237).
2. Cardozo L, Rovner E, Wagg A, Wein A, Abrams P, editores. Incontinence. 7a ed. Bristol:
International Continence Society; 2023. ISBN: 978-0-9569607-4-0.
3. Cunha MAC da et al. Cartilha de orientação para responsáveis e cuidadores de pacientes com
traqueostomia e gastrostomia. Editora Pascal, 2022. 28 f. il.: ISBN: 978-65-80751-28-0. D.O.I.:
10.29327/566873.
4. Lima PS, Blanes L, Ferreira LM, Gomes C, Francisco H. Manual educativo de cuidados à
criança com gastrostomia: construção e validação. REME rev. min. enferm ; 22: e-1123, 2018.
5. Rodrigues N dos S, Martins G, Silveira AO. Disfunção vesical e intestinal na infância:
abordagem multi-metodológica. Acta paul enferm [Internet]. 2023;36:eAPE02792. Available from:
https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO02792
6. Yamada BFA. Pele: o manto protetor. São Paulo: Andreoli, 2015. 283p.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Adriane Aparecida da Costa Faresin
Cinthia Viana Bandeira da Silva
Evellyn Lima da Silva Oliveira
Fabiana Gonçalves Seki Gava Romão
João Pedro Jorge Borges
Joao Victor Matos dos Anjos
José Luís da Costa Alves de Souza
Juliana Freitas de Oliveira Maeda
Larissa de Almeida Navarro
Letícia Faria Serpa
Lizeth Johana Alarcón Meléndez
Mariana Alves Bandeira
Marta Lira Goulart
Monica Milinkovic de La Quintana
Paula Cristina Nogueira
Pollyanna Santos Carneiro da Silva
Saskia Iasana Pontes Fleury
Suzana Aparecida da Costa Ferreira
Talita dos Santos Rosa


 
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