Atividade

134038 - CURSO: Literatura, jogos, brincadeiras e problemas nas aulas de Matemática (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
O curso envolve a vivência e a análise da resolução de problemas e de tarefas
investigativas, dois processos próprios do “fazer matemático”, que podem
favorecer o desenvolvimento do raciocínio, da percepção da regularidade, da
generalização, do estabelecimento de conjecturas, da representação, da
comunicação e da interação.

Bibliografia justificada
Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência
matemática no ensino básico. Lisboa: ME/DGIDC
Justificativa:
A publicação aborda temas importantes para o ensino e aprendizagem da
Matemática, mais precisamente, sobre processos matemáticos intrínsecos a
este componente curricular: resolução de problemas, conexões matemáticas,
comunicação matemática e argumentação em Matemática. Estes processos são
desenvolvidos considerando o envolvimento de estudantes experiências cuja
intenção é a compreensão de conceitos e desenvolvimento do raciocínio, por
meio de experiências diversificadas e significativas. O capítulo 1 evidencia a
resolução de problemas enquanto processo fundamental para aprendizagem da
Matemática. O próximo capítulo tece considerações sobre o estabelecimento de
conexões internas à Matemática e, entre ela e outros componentes curriculares.
A comunicação e a interação nas aulas de Matemática são abordadas no
próximo capítulo, ambas assumidas como parte integrante de uma
aprendizagem significativa e com sentido para os estudantes. Por sua vez, o
capítulo 4 trata da argumentação na aula de Matemática, também concebida
como processo matemático, apresenta suas características e possíveis
contextos e percursos argumentativos. O tema do último capítulo é a relação
entre cultura de sala de aula compreendida como a possibilidade de os
estudantes aprenderem a pensar matematicamente, por meio da atribuição de
sentido às ideias matemática, utilizadas de maneira correta, fundamentada e
crítica.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Orientações didáticas do currículo da cidade: Matemática – volume 1. – 2.ed. –
São Paulo : SME / COPED, 2019

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Humberto Luis de Jesus


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP