134038 - CURSO: Literatura, jogos, brincadeiras e problemas nas aulas de Matemática (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | Ementa
O curso envolve a vivência e a análise da resolução de problemas e de tarefas investigativas, dois processos próprios do “fazer matemático”, que podem favorecer o desenvolvimento do raciocínio, da percepção da regularidade, da generalização, do estabelecimento de conjecturas, da representação, da comunicação e da interação. Bibliografia justificada Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME/DGIDC Justificativa: A publicação aborda temas importantes para o ensino e aprendizagem da Matemática, mais precisamente, sobre processos matemáticos intrínsecos a este componente curricular: resolução de problemas, conexões matemáticas, comunicação matemática e argumentação em Matemática. Estes processos são desenvolvidos considerando o envolvimento de estudantes experiências cuja intenção é a compreensão de conceitos e desenvolvimento do raciocínio, por meio de experiências diversificadas e significativas. O capítulo 1 evidencia a resolução de problemas enquanto processo fundamental para aprendizagem da Matemática. O próximo capítulo tece considerações sobre o estabelecimento de conexões internas à Matemática e, entre ela e outros componentes curriculares. A comunicação e a interação nas aulas de Matemática são abordadas no próximo capítulo, ambas assumidas como parte integrante de uma aprendizagem significativa e com sentido para os estudantes. Por sua vez, o capítulo 4 trata da argumentação na aula de Matemática, também concebida como processo matemático, apresenta suas características e possíveis contextos e percursos argumentativos. O tema do último capítulo é a relação entre cultura de sala de aula compreendida como a possibilidade de os estudantes aprenderem a pensar matematicamente, por meio da atribuição de sentido às ideias matemática, utilizadas de maneira correta, fundamentada e crítica. São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Orientações didáticas do currículo da cidade: Matemática – volume 1. – 2.ed. – São Paulo : SME / COPED, 2019 |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Humberto Luis de Jesus |
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