134037 - CURSO: Atualização em vacinas (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | DETALHAMENTO DO CURSO
O desenvolvimento biotecnológico recente permitiu grande inovação no campo da Vacinologia, com novas plataformas para a produção de vacinas e a disponibilidade de novos produtos, que vêm sendo incorporados na rotina dos programas de imunização, aumentando a complexidade da prática de vacinação. A complexidade do tema acentuou-se com o advento das vacinas Covid, desenvolvidas para contenção da pandemia causada pelo vírus SarsCov-2. A proposta do curso é a atualização dos conceitos em Vacinologia e dos calendários atuais do Programa Nacional de Imunizações, com ênfase nas vacinas que serão ofertadas no Programa de Vacinação nas Escolas, como parte do currículo de ciências da natureza. O público alvo são todos os profissionais de educação que atuam em instituições de ensino infantil, fundamental e médio. A atualização dos conhecimentos científicos dos profissionais da educação sobre resposta imunológica desencadeada pelas vacinas, diferentes plataformas de desenvolvimento, indicações e eventos adversos associados contribui para o entendimento não só da prática de vacinação na escola, como da moderna vacinologia. CONTEÚDO, ESTRUTURA E CRONOGRAMA 1. 1º dia: Vacinas – breve histórico, definição, tipos, plataformas de produção, resposta imune, falha vacinal, proteção coletiva (de rebanho). Impacto da vacinação. Segurança das vacinas. Importância do programa de vacinação nas escolas. Vídeo sobre a produção de vacinas. 2. 2º dia: Vacinas e calendários de vacinação, com ênfase na vacinação de crianças em idade escolar, adolescente e também dos profissionais de ensino, principalmente as vacinas que serão oferecidas no Programa de Vacinação nas Escolas (Febre Amarela, Tríplice viral, DTP, Meningocócica ACWY e HPV), vacinas Covid (calendário da criança) e Influenza (calendário da criança e do professor). Discussão de casos, aplicando os conceitos aprendidos. Orientação sobre avaliação de carteira de vacinação. Será solicitado aos professores que tragam seu cartão de vacinação para avaliação e encaminhamento dos mesmos para atualização, caso necessário 3. 3º dia: Exercício de desenvolvimento de plano de atividades em classe. Leituras para o curso: 1. Carla Magda Allan Santos Domingues, Ana Goretti K. Maranhão, Antonia Maria Teixeira, Francieli F. S. Fantinato, Raissa A. S. Domingues. 46 anos do Programa Nacional de Imunizações: uma história repleta de conquistas e desafios a serem superados. Cadernos de Saúde Pública, 2020; 36 Sup 2:e00222919. https://www.scielo.br/j/csp/a/XxZCT7tKQjP3V6pCyywtXMx/?format=pdf&lang =pt 2. Roberta de Oliveira Piorelli, Helena Keiko Sato, Nubia Virgínia D’Ávilla Limeira de Araújo, Patrícia Emília Braga, Karina Takesaki Miyaji, Ana Marli Christovam Sartori. School-based HPV vaccination program implementation in municipalities of the São Paulo State, Brazil, from 2015 to 2018. Cadernos de Saúde Pública; 2025; 41(2):e00127423. https://www.scielo.br/j/csp/a/RndGjy5BJVf59CpKSCcSgZB/?lang=en |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Amanda Nazareth Lara Ana Marli Christovam Sartori Karina Takesaki Miyaji Marta Heloisa Lopes Thais Cristina Annibale Vendramini |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |