134036 - CURSO: Educação Climática Crítica: Currículo, Práticas Pedagógicas e Justiça Socioambiental (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | Emenda
Trata-se de um curso intensivo de formação continuada para professores da educação básica que aprofunda o estudo teórico-prático das mudanças climáticas, abrangendo suas causas, impactos socioambientais e formas de mitigação. O curso adota uma abordagem interdisciplinar, envolvendo aspectos científicos, tecnológicos, políticos, econômicos, culturais e educacionais, visando ao desenvolvimento da agência docente e discente para uma atuação crítica diante da crise climática. A formação promove a discussão sobre políticas públicas, movimentos ambientalistas e justiça climática, e orienta a elaboração de propostas curriculares e de comunicação ambiental voltadas ao contexto escolar. O curso se articula à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando o desenvolvimento das competências gerais e a integração aos itinerários formativos do Ensino Médio. A abordagem pedagógica enfatiza metodologias ativas, investigação científica, processos criativos e mediação sociocultural, valorizando a experiência docente e propiciando a elaboração colaborativa de materiais pedagógicos. De curta duração e com carga horária concentrada, essa formação possui caráter reflexivo-prático e pretende qualificar criticamente os professores para o enfrentamento das mudanças climáticas no ambiente escolar. Bibliografia básica: • BIANCHI, G.; PISIOTIS, U.; CABRERA GIRALDEZ, M. GreenComp – Quadro europeu de competências em matéria de sustentabilidade. In: BACIGALUPO, M.; PUNIE, Y. (Orgs.). Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2022. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2760/780994. Acesso em: 21 mar. 2025. • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. • CHOMSKY, N.; POLLIN, R. Crise climática e o Green New Deal. Tradução de C. J. Polychroniou. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2020. • CURRÍCULO PAULISTA. São Paulo: SEE-SP/UNDIME-SP, 2019. • GOSH, A. O grande desatino: mudanças climáticas e o impensável. São Paulo: Editora Âyiné, 2022. • IPCC – INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Summary for policymakers. In: CLIMATE CHANGE 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Geneva: IPCC, 2023. DOI: <10.59327/IPCC/AR6-9789291691647.001>. • MARQUES, L. O decênio decisivo: propostas para uma política de sobrevivência. São Paulo: Editora Unicamp, 2023. • PRATES, V. Um mapa da ideologia no Antropoceno. São Paulo: Telha, 2020. • UNESCO. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 21 mar. 2025. • UNESCO. Reconceptualizing and repositioning curriculum in the 21st century. Geneva: UNESCO International Bureau of Education, 2017a. • ZEZZO, L. V.; COLTRI, P. P. Educação em mudanças climáticas no contexto brasileiro: uma revisão integrada. Terrae Didatica, Campinas, v. 18, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8671305. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Cristiano Rodrigues de Mattos Danila Ribeiro Gomes Mauritz Gregorio de Vries |
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