Atividade

134036 - CURSO: Educação Climática Crítica: Currículo, Práticas Pedagógicas e Justiça Socioambiental (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Emenda
Trata-se de um curso intensivo de formação continuada para professores da educação
básica que aprofunda o estudo teórico-prático das mudanças climáticas, abrangendo
suas causas, impactos socioambientais e formas de mitigação. O curso adota uma
abordagem interdisciplinar, envolvendo aspectos científicos, tecnológicos, políticos,
econômicos, culturais e educacionais, visando ao desenvolvimento da agência docente
e discente para uma atuação crítica diante da crise climática. A formação promove a
discussão sobre políticas públicas, movimentos ambientalistas e justiça climática, e
orienta a elaboração de propostas curriculares e de comunicação ambiental voltadas
ao contexto escolar. O curso se articula à Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
enfatizando o desenvolvimento das competências gerais e a integração aos itinerários
formativos do Ensino Médio. A abordagem pedagógica enfatiza metodologias ativas,
investigação científica, processos criativos e mediação sociocultural, valorizando a
experiência docente e propiciando a elaboração colaborativa de materiais
pedagógicos. De curta duração e com carga horária concentrada, essa formação possui
caráter reflexivo-prático e pretende qualificar criticamente os professores para o
enfrentamento das mudanças climáticas no ambiente escolar.

Bibliografia básica:
• BIANCHI, G.; PISIOTIS, U.; CABRERA GIRALDEZ, M. GreenComp – Quadro
europeu de competências em matéria de sustentabilidade. In: BACIGALUPO, M.;
PUNIE, Y. (Orgs.). Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia,
2022. Disponível em: https://data.europa.eu/doi/10.2760/780994. Acesso em:
21 mar. 2025.
• BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
• CHOMSKY, N.; POLLIN, R. Crise climática e o Green New Deal. Tradução de C. J.
Polychroniou. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2020.
• CURRÍCULO PAULISTA. São Paulo: SEE-SP/UNDIME-SP, 2019.
• GOSH, A. O grande desatino: mudanças climáticas e o impensável. São Paulo:
Editora Âyiné, 2022.
• IPCC – INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Summary for
policymakers. In: CLIMATE CHANGE 2023: Synthesis Report. Contribution of
Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the
Intergovernmental Panel on Climate Change. Geneva: IPCC, 2023. DOI:
<10.59327/IPCC/AR6-9789291691647.001>.
• MARQUES, L. O decênio decisivo: propostas para uma política de sobrevivência.
São Paulo: Editora Unicamp, 2023.
• PRATES, V. Um mapa da ideologia no Antropoceno. São Paulo: Telha, 2020.
• UNESCO. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos
de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 21 mar.
2025.
• UNESCO. Reconceptualizing and repositioning curriculum in the 21st century.
Geneva: UNESCO International Bureau of Education, 2017a.
• ZEZZO, L. V.; COLTRI, P. P. Educação em mudanças climáticas no contexto
brasileiro: uma revisão integrada. Terrae Didatica, Campinas, v. 18, 2022. DOI:
https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8671305.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Cristiano Rodrigues de Mattos
Danila Ribeiro Gomes
Mauritz Gregorio de Vries


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP