134035 - CURSO: Reconhecendo o Desenvolvimento Infantil: Cognição, Comportamento e Aprendizagem (Subsede: Ribeirão Preto) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos:
- Compreender os aspectos típicos e atípicos do desenvolvimento infantil; - Identificar as alterações de comportamento mais comuns na infância; - Desenvolver habilidades para observar e avaliar o desenvolvimento infantil; - Refletir sobre como apoiar o desenvolvimento saudável e prevenir problemas de comportamento. Conteúdo: Serão discutidos temas relacionados ao desenvolvimento típico e atípico, incluindo os transtornos do neurodesenvolvimento, com intuito de apresentar e discutir tópicos comuns à saúde e educação, partindo do grupo de especialistas em desenvolvimento infantil. Referências Bibliográficas: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) BARKLEY, Russell A. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) – Manual para Diagnóstico e Tratamento. Artmed, 2020. ROHDE, Luis Augusto; BIEDERMAN, Joseph. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ao Longo da Vida. Artmed, 2015. MIRANDA, Maria Claudete A. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: Conhecer para Compreender. Papirus, 2014. TEA (Transtorno do Espectro Autista) MÜLLER, Berenice de A. Autismo: Compreender e Agir em Família. Sinopsys, 2021. SCHWARTZMAN, José Salomão. Bases Biológicas do Autismo. Memnon, 2011. GRANDIN, Temple. O Cérebro Autista. Record, 2014. TDC (Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – Dispraxia) SUGDEN, David A.; HENDERSON, Sheila E. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em Crianças. Artmed, 2007. POLLONI, Lissandra; SENA, Rita. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) e Aprendizagem. Vozes, 2019. HENDERSON, Sheila E. Desenvolvimento Motor e Coordenação em Crianças. Artmed, 2005. DI (Deficiência Intelectual) SCHWARTZMAN, José Salomão. Deficiência Intelectual: Enfoque Neurobiológico e Multidisciplinar. Memnon, 2010. MENDES, Enicéia Gonçalves. Educação Especial e Inclusão Escolar: Deficiência Intelectual. Alínea, 2010. AMARAL, Lígia Assumpção. Deficiência Intelectual e Inclusão Escolar. Papirus, 2013. Distúrbios de Aprendizagem CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César. Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neuropsicológica e Multidisciplinar. Memnon, 2010. OLIVEIRA, Maria Alice de Mattos Pimenta Rocha de. Dificuldades de Aprendizagem: Teoria, Avaliação e Intervenção. Vozes, 2018. MERLO, Ana Roberta. Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos Associados. Sinopsys, 2020. Superdotação FREEMAN, Joan. Educação para Superdotados e Talentosos. Artmed, 2006. ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Superdotação: Mitos e Verdades. Ed. Vozes, 2010. PEREIRA, Noemi Salles. Altas Habilidades/Superdotação: Criatividade e Desenvolvimento de Potenciais. WAK Editora, 2013. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Alberto Garcia Dornelas Amanda Póvoa de Paiva Ana Laura Volpi Martins Ana Paula Andrade Hamad Angela Cristina Pontes Fernandes Bruna Koreyasu de Souza Bruno Antunes Contrucci Carla Andrea Cardoso Tanuri Caldas Gerson Florence Carvalheira de Azevedo Guillermo Andrey Ariza Traslaviña Isabella Cristina Mendes de Sá e Silva Laraflay Viana dos Santos Marcela Lopes de Almeida Marcela Minto de Felipe Maria Eduarda Elmôr Machado Maria Priscila Cescato Maria Silvia Lopes Figueiredo Nelson Macedo Liporaci Patrícia Aparecida Zuanetti Tamires dos Santos Durães |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |