Atividade

134035 - CURSO: Reconhecendo o Desenvolvimento Infantil: Cognição, Comportamento e Aprendizagem (Subsede: Ribeirão Preto)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:

- Compreender os aspectos típicos e atípicos do desenvolvimento infantil;
- Identificar as alterações de comportamento mais comuns na infância;
- Desenvolver habilidades para observar e avaliar o desenvolvimento infantil;
- Refletir sobre como apoiar o desenvolvimento saudável e prevenir problemas
de comportamento.

Conteúdo:

Serão discutidos temas relacionados ao desenvolvimento típico e atípico,
incluindo os transtornos do neurodesenvolvimento, com intuito de apresentar e
discutir tópicos comuns à saúde e educação, partindo do grupo de
especialistas em desenvolvimento infantil.

Referências Bibliográficas:

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
 BARKLEY, Russell A. Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade
(TDAH) – Manual para Diagnóstico e Tratamento. Artmed, 2020.

 ROHDE, Luis Augusto; BIEDERMAN, Joseph. Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade ao Longo da Vida. Artmed, 2015.
 MIRANDA, Maria Claudete A. Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade: Conhecer para Compreender. Papirus, 2014.
TEA (Transtorno do Espectro Autista)
 MÜLLER, Berenice de A. Autismo: Compreender e Agir em Família.
Sinopsys, 2021.
 SCHWARTZMAN, José Salomão. Bases Biológicas do Autismo.
Memnon, 2011.
 GRANDIN, Temple. O Cérebro Autista. Record, 2014.
TDC (Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – Dispraxia)
 SUGDEN, David A.; HENDERSON, Sheila E. Transtorno do
Desenvolvimento da Coordenação em Crianças. Artmed, 2007.
 POLLONI, Lissandra; SENA, Rita. Transtorno do Desenvolvimento da
Coordenação (TDC) e Aprendizagem. Vozes, 2019.
 HENDERSON, Sheila E. Desenvolvimento Motor e Coordenação em
Crianças. Artmed, 2005.
DI (Deficiência Intelectual)
 SCHWARTZMAN, José Salomão. Deficiência Intelectual: Enfoque
Neurobiológico e Multidisciplinar. Memnon, 2010.
 MENDES, Enicéia Gonçalves. Educação Especial e Inclusão Escolar:
Deficiência Intelectual. Alínea, 2010.
 AMARAL, Lígia Assumpção. Deficiência Intelectual e Inclusão Escolar.
Papirus, 2013.
Distúrbios de Aprendizagem
 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César.
Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neuropsicológica e
Multidisciplinar. Memnon, 2010.
 OLIVEIRA, Maria Alice de Mattos Pimenta Rocha de. Dificuldades de
Aprendizagem: Teoria, Avaliação e Intervenção. Vozes, 2018.
 MERLO, Ana Roberta. Dificuldades de Aprendizagem e Transtornos
Associados. Sinopsys, 2020.
Superdotação
 FREEMAN, Joan. Educação para Superdotados e Talentosos. Artmed,
2006.

 ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza.
Superdotação: Mitos e Verdades. Ed. Vozes, 2010.
 PEREIRA, Noemi Salles. Altas Habilidades/Superdotação: Criatividade e
Desenvolvimento de Potenciais. WAK Editora, 2013.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Alberto Garcia Dornelas
Amanda Póvoa de Paiva
Ana Laura Volpi Martins
Ana Paula Andrade Hamad
Angela Cristina Pontes Fernandes
Bruna Koreyasu de Souza
Bruno Antunes Contrucci
Carla Andrea Cardoso Tanuri Caldas
Gerson Florence Carvalheira de Azevedo
Guillermo Andrey Ariza Traslaviña
Isabella Cristina Mendes de Sá e Silva
Laraflay Viana dos Santos
Marcela Lopes de Almeida
Marcela Minto de Felipe
Maria Eduarda Elmôr Machado
Maria Priscila Cescato
Maria Silvia Lopes Figueiredo
Nelson Macedo Liporaci
Patrícia Aparecida Zuanetti
Tamires dos Santos Durães


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP