Atividade

134034 - CURSO: Números a história de uma invenção: da contagem dos dedos a Inteligência Artificial (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Os Números trazem uma reflexão, para nós professores, sobre a Aritmética na história das civilizações, pois segundo IFRAH a história dos algarismos indica que a inteligência é universal e que o progresso assumiu um lugar significativo no equipamento mental, cultural e coletivo da humanidade. A invenção dos algarismos é a mais universal de todas, pois há mais de quatro mil línguas, vários alfabetos e sistema de escrita, mas só existe hoje um único sistema de numeração escrito. A invenção e a democratização da nossa numeração tiveram consequências incalculáveis sobre a sociedade humana, pois facilitaram a explosão da ciência, da matemática e das tecnologias e nesta a Inteligência Artificial.
As orientações curriculares para o ensino fundamental consideram que a História da Matemática pode oferecer uma importante contribuição para o ensino e aprendizagem da Matemática, nesse texto, em particular, abordamos a história dos sistemas de numeração e operações.
Aspectos teórico-metodológicos já consolidados no campo da Educação Matemática, como, o que foi até aqui produzido no âmbito da Etnomatemática, da História da Matemática e da Modelagem Matemática fazem parte de nossa abordagem que constituem, na atualidade, referências importantes para uma prática docente que leve em conta a diversidade e a pluralidade da escola pública brasileira. O que existe de comum nessas abordagens teórico-metodológicas é a que atribui o “fazer Matemática” como a atividade de resolução de problemas.

Bibliografia
IFRAH, G. Os números: a história de uma grande invenção. Rio de Janeiro. Globo, 1989, p.322-323
PCN- Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) Matemática/Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998
BNCC – Base Nacional Comum Curricular (2017)
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.
D’AMBROSIO, U. ETNOMATEMÁTICA: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011. http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n59/0103-636X-bolema-31-59-1045.pdf Acesso em 08/2024

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Ruth Ribas Itacarambi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP