134032 - CURSO: Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da USP (Subsede: Museu de Zoologia) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | EMENTA
Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) é um curso promovido pela Divisão de Difusão Cultural do museu. Busca oferecer uma contextualização acerca do histórico e da importância dos museus de história natural como instituições vinculadas ao ensino e à difusão cultural, com foco na biodiversidade. O curso é destinado a professores de todos os níveis da educação básica, assim como a gestores e supervisores de ensino, apresentando os recursos de apoio ao ensino que o MZUSP oferece para a comunidade escolar. Abordamos temas de ciências, relacionados à biodiversidade, com foco em zoologia, promovendo discussões sobre sustentabilidade e impactos das ações humanas na biodiversidade do planeta, sempre relacionados ao papel dos museus de história natural nas sociedades contemporâneas. As aulas teóricas e práticas possibilitam ao participante desenvolver atividades que promovam, em sala de aula e/ou em visita a museus, a educação científica, abordando temas transversais pensando nos diferentes estágios de formação. BIBLIOGRAFIA BRANDÃO, C. R.; LANDIM, M. I. 2011. Museus: o que são e para que servem? Em: SISEM-SP. (ed.). Museus: o que são, para que servem? São Paulo: ACAM-Portinari (2): p.93-103 CAZELLI, S.; MARANDINO, M.; STUDART, D. 2003. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: Gouvea, G.; Leal, M.C.; Marandino, M. (eds.) Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Access. FLEMING, D. 1962. Science in Australia, Canada and the United States: Some Comparative Remarks. Em: Dixième Congres International d'Histoire des Sciences, Paris: Actes du. Paris: Hermann, p. 179 - 196. GADOTTI, M. 2005. A Questão da educação formal/não-formal. Sion: Suisse Institut International des Droits de l ́enfant-IDE, p. 1 -11. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. EFAPE. Currículo Paulista. Acessado em 5 de fevereiro de 2024: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ LANDIM, M.I. 2011. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo: adaptação aos novos tempos. Estudos Avançados (25): p. 205-216. LANDIM, M. I. 2018. Um Oceano de Desconhecimento Sobre a Biodiversidade. Revista Museologia & Interdisciplinaridade (7): p. 88-106. LANDIM, M. I.; ELIAS, F.A. 2012. Biodiversidade: fique de olho! Em: Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, Campinas: Anais. Campinas: Universidade de Campinas, p. 336-345 MARANDINO, M.; PUGLIESE, A.; MONACO, L. M.; MILAN, B. & SCALFI, G. Práticas educativas e formação de públicos de museus: relação entre ciência, sociedade e temas controversos. Faculdade de Educação da USP. São Paulo. 2020. 150p. MARANDINO, M.; SCALFI, G. & MILAN, B. Janelas para a natureza: explorando o potencial educativo dos dioramas. Faculdade de Educação da USP. 2020. 80p. MARANDINO, M.; CONTIER, D.; NAVAS, A. M.; BIZERRA, A. & NEVES, A. L. C. Controvérsias em Museus de Ciências: Reflexões e Propostas para Educadores. Faculdade de Educação da USP. São Paulo. 2016. 52p MCGREGOR, A. 2001. The Ashmolean Museum: a brief history of the Museum and its collections. Oxford: Jonathan Horne Publications, 80p. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Acessado em 5 de fevereiro de 2024: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ NASCIMENTO, B. V. S. L. As coleções biológicas da UFPB e sua contribuição para o ensino: um estudo de caso. João Pessoa, 2021. 43 p SILVA, M.C. 2006. Christiano Stockler das Neves e o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Arquitetura. São Paulo: Universidade de São Paulo, 274p. OLIVEIRA JÚNIOR, L. P. A Importância das Coleções biológicas como Estratégia Didática Auxiliar em Escolas Públicas da Educação Básica no Plano Piloto DF, Sob a Ótica de Professores. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasilia, DF. 2018. 20p WOMMER, F. G. B. Coleções Biológicas como estratégia para a educação ambiental. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. 2013. 45p. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Felipe Alves Elias Marcia Fernandes Lourenço Maria Isabel Pinto Ferreira Landim Talita Roell |
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