Atividade

134031 - CURSO: O canto coral na escola pública: teoria e prática (Subsede: Ribeirão Preto)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: CONTEÚDO:
Leitura musical; técnica vocal; prática do canto coletivo em uníssono e polifônico,
a cappella ou com acompanhamento instrumental. Conceito de canto coral como uma
comunidade de prática. Crítica da ideologia do cânone musical; crítica da construção
social do gênio e do talento; crítica do esnobismo musical; legitimação das práticas
musicais amadoras com ênfase no canto coral; crítica dos programas sociais de inclusão
1) a música amadora — desde que (...) todos façam o melhor que podem com o que têm — pode às vezes
ser uma experiência transcendente”.
2)e urgência; crítica do progressismo em arte e na música em particular; crítica do conceito
de alta e baixa cultura/ popular x “erudito” (HUYSSEN, 1986).

BIBLIOGRAFIA:
ANDRADE, Lucila Prestes de Souza Pires de. Aprendizagem musical no canto
coral: interações entre jovens em uma comunidade de prática. Dissertação submetida
ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa

Catarina, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Música. Sub-
área: Educação Musical. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

FLORIANÓPOLIS – SC, 2011.
BAKER, Geoffrey. El sistema: orchestrating Venezuelan youth. Oxford University
Press, 2014.
BELLARD-FREIRE, Vanda. Música e sociedade: uma perspectiva histórica e uma
reflexão aplicada ao ensino superior de música. Florianópolis, ABEM, 2010, 2a. Edição
COOK, Nicholas & EVERIST, Mark (ed.). Rethinking Music. Oxford, Oxford
University Press, 2010.
COOK, Nicholas & POPLE, Anthony (ed.). The Cambrige History of Twentieth
Century Music. London, Cambridge University Press, 2004.
COOK, Nicholas. Music: A Very Short Introduction. New York, Oxford University
Press Inc., 1998.
CORNELOUP, Marcel. Guide pratique du chant choral. Paris, Éditions Francis Van
De Velde, 1979.
COSTA, Lucila Prestes de Souza Pires da & FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de.
A aprendizagem musical na prática coral e o conceito de comunidade de Prática. In Anais
do XIX Congresso Nacional da BEM. Goiânia, 2010. Disponível em
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2010/Anais_abem_2010.pdf
(acesso: 22/06/2015).
FERREIRA, Léslie Piccolotto. Voz Profissional: o Profissional da Voz. Carapicuiba,
Ed. Prófono, 1995.
FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008.
GOURRET, Jean. Chant. Paris, Éditions Jacques Lanore C.L.T., 1976(?).
GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro, Editora
Civilização Brasileira, 1978.
HUYSSEN, Andreas. After the great divide. Bloomington, Indiana University Press,
1986.
KAELIN, Pierre. L’art choral. Paris, Éditions Berger-Levrault, 1974.
LAKSCHEVITZ, Eduardo (org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira.
Rio de Janeiro: Centro de estudos de Música.
NASCIMENTO, Frederico e SILVA, José Raymundo da. Método de Solfejo 1o e 2o
anos. Rio de Janeiro, Eulenstein Música S.A., 1939.
PHILIPPOT, Michel. 16 Cânones. São Paulo, Editora Novas Metas, 1979.
ROUVILLOIS, Frédéric. Histoire du snobisme. Paris, Éditions Flammarion, 2008.

3

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas,
Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica. 11a edição revista. Campinas,
Autores Associados, 2011.
SMALL, Christopher. Music, society, education. Wesleyan, New edition edition, 2011
SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings of Performing and Listening
(Music Culture). Wesleyan, 1998.
THOMAS, Kurt. The choral conductor – the technique of choral conducting in
theory and practice. New York, published as a special issue of the American Choral
Review, Volume XIII, numbers 1 and 2, 1971.
Walser, Robert (editor) The Christopher Small Reader. Middletown, Connecticut:
Wesleyan University Press, 2016.
WIORA, Walter. The four ages of music. From prehistoric man to electronic
computer...a fresh view of the history of the world’s music. Translated by M. D. Herter
Norton. New York, W.W. Norton & Company, Inc, 1965.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Marcos Camara de Castro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP