134031 - CURSO: O canto coral na escola pública: teoria e prática (Subsede: Ribeirão Preto) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
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Descrição: | CONTEÚDO:
Leitura musical; técnica vocal; prática do canto coletivo em uníssono e polifônico, a cappella ou com acompanhamento instrumental. Conceito de canto coral como uma comunidade de prática. Crítica da ideologia do cânone musical; crítica da construção social do gênio e do talento; crítica do esnobismo musical; legitimação das práticas musicais amadoras com ênfase no canto coral; crítica dos programas sociais de inclusão 1) a música amadora — desde que (...) todos façam o melhor que podem com o que têm — pode às vezes ser uma experiência transcendente”. 2)e urgência; crítica do progressismo em arte e na música em particular; crítica do conceito de alta e baixa cultura/ popular x “erudito” (HUYSSEN, 1986). BIBLIOGRAFIA: ANDRADE, Lucila Prestes de Souza Pires de. Aprendizagem musical no canto coral: interações entre jovens em uma comunidade de prática. Dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Música. Sub- área: Educação Musical. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo FLORIANÓPOLIS – SC, 2011. BAKER, Geoffrey. El sistema: orchestrating Venezuelan youth. Oxford University Press, 2014. BELLARD-FREIRE, Vanda. Música e sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de música. Florianópolis, ABEM, 2010, 2a. Edição COOK, Nicholas & EVERIST, Mark (ed.). Rethinking Music. Oxford, Oxford University Press, 2010. COOK, Nicholas & POPLE, Anthony (ed.). The Cambrige History of Twentieth Century Music. London, Cambridge University Press, 2004. COOK, Nicholas. Music: A Very Short Introduction. New York, Oxford University Press Inc., 1998. CORNELOUP, Marcel. Guide pratique du chant choral. Paris, Éditions Francis Van De Velde, 1979. COSTA, Lucila Prestes de Souza Pires da & FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A aprendizagem musical na prática coral e o conceito de comunidade de Prática. In Anais do XIX Congresso Nacional da BEM. Goiânia, 2010. Disponível em http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2010/Anais_abem_2010.pdf (acesso: 22/06/2015). FERREIRA, Léslie Piccolotto. Voz Profissional: o Profissional da Voz. Carapicuiba, Ed. Prófono, 1995. FONTERRADA, Marisa. De tramas e fios. São Paulo, Ed. da UNESP, 2008. GOURRET, Jean. Chant. Paris, Éditions Jacques Lanore C.L.T., 1976(?). GULLAR, Ferreira. Vanguarda e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 1978. HUYSSEN, Andreas. After the great divide. Bloomington, Indiana University Press, 1986. KAELIN, Pierre. L’art choral. Paris, Éditions Berger-Levrault, 1974. LAKSCHEVITZ, Eduardo (org.). Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de estudos de Música. NASCIMENTO, Frederico e SILVA, José Raymundo da. Método de Solfejo 1o e 2o anos. Rio de Janeiro, Eulenstein Música S.A., 1939. PHILIPPOT, Michel. 16 Cânones. São Paulo, Editora Novas Metas, 1979. ROUVILLOIS, Frédéric. Histoire du snobisme. Paris, Éditions Flammarion, 2008. 3 SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas, Autores Associados, 2008. SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-crítica. 11a edição revista. Campinas, Autores Associados, 2011. SMALL, Christopher. Music, society, education. Wesleyan, New edition edition, 2011 SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings of Performing and Listening (Music Culture). Wesleyan, 1998. THOMAS, Kurt. The choral conductor – the technique of choral conducting in theory and practice. New York, published as a special issue of the American Choral Review, Volume XIII, numbers 1 and 2, 1971. Walser, Robert (editor) The Christopher Small Reader. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2016. WIORA, Walter. The four ages of music. From prehistoric man to electronic computer...a fresh view of the history of the world’s music. Translated by M. D. Herter Norton. New York, W.W. Norton & Company, Inc, 1965. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Marcos Camara de Castro |
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