Atividade

134030 - CURSO: Ensinando com mapas conceituais: identificando os obstáculos conceituais para potencializar a aprendizagem (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã)

Período da turma: 14/07/2025 a 16/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Metodologia
• Mão na massa: os participantes criarão mapas conceituais desde o início do curso.
• Exposição dialogada breve, apenas para fundamentar as práticas.
• Atividades individuais e em grupo, com construção e refinamento de mapas
conceituais.
• Análise de exemplos reais e estudo de caso, promovendo reflexão sobre diferentes
abordagens.
• Desenvolvimento de um plano de aula baseado em mapas conceituais, com
aplicação prática e feedback coletivo.

Bibliografia
Correia, P. R. M., Nascimento, T. de S., Ballego, R. dos S., Soares, M., & Moon, B. (2020).
Como fazer avaliação diagnóstica dos alunos usando mapas conceituais com erros.
Organicom, 17(32). https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170935
Correia, P. R. M., Ballego, R. dos S., & Nascimento, T. dos S. (2020). Os professores podem
fazer mapas conceituais? Sim, eles devem!. Revista De Graduação USP, 4(1), 29-39.
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p29-39
Correia, P. R. M., Aguiar, J. G., Viana, A. D., & Cabral, G. C. P. (2016). Por Que Vale a Pena
Usar Mapas Conceituais no Ensino Superior?. Revista De Graduação USP, 1(1), 41-51.
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p41-51

Paulo Rogério Miranda Correia | EACH-USP

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem: Enfoque na Aprendizagem
Significativa. São Paulo: EPU, 1999.
MOREIRA, Marco Antonio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Porto Alegre:
Editora do IF/UFRGS, 2010.
NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. Bob. Aprender a Aprender. 5. ed. Lisboa: Plátano Edições
Técnicas, 1999.
Novak, Joseph D., & Cañas, Alberto J. (2010). A teoria subjacente aos mapas conceituais e
como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, 05(01), 09-29.
http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.009029

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Paulo Rogério Miranda Correia


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP