134030 - CURSO: Ensinando com mapas conceituais: identificando os obstáculos conceituais para potencializar a aprendizagem (Sede: IQ ou FFLCH - Campus Butantã) |
Período da turma: | 14/07/2025 a 16/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Metodologia
• Mão na massa: os participantes criarão mapas conceituais desde o início do curso. • Exposição dialogada breve, apenas para fundamentar as práticas. • Atividades individuais e em grupo, com construção e refinamento de mapas conceituais. • Análise de exemplos reais e estudo de caso, promovendo reflexão sobre diferentes abordagens. • Desenvolvimento de um plano de aula baseado em mapas conceituais, com aplicação prática e feedback coletivo. Bibliografia Correia, P. R. M., Nascimento, T. de S., Ballego, R. dos S., Soares, M., & Moon, B. (2020). Como fazer avaliação diagnóstica dos alunos usando mapas conceituais com erros. Organicom, 17(32). https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.17.170935 Correia, P. R. M., Ballego, R. dos S., & Nascimento, T. dos S. (2020). Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem!. Revista De Graduação USP, 4(1), 29-39. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p29-39 Correia, P. R. M., Aguiar, J. G., Viana, A. D., & Cabral, G. C. P. (2016). Por Que Vale a Pena Usar Mapas Conceituais no Ensino Superior?. Revista De Graduação USP, 1(1), 41-51. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p41-51 Paulo Rogério Miranda Correia | EACH-USP MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem: Enfoque na Aprendizagem Significativa. São Paulo: EPU, 1999. MOREIRA, Marco Antonio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. Porto Alegre: Editora do IF/UFRGS, 2010. NOVAK, Joseph D.; GOWIN, D. Bob. Aprender a Aprender. 5. ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1999. Novak, Joseph D., & Cañas, Alberto J. (2010). A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, 05(01), 09-29. http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.009029 |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Paulo Rogério Miranda Correia |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |