Atividade

134025 - Mensagens do tempo presente: escritas e imagens como patrimônio cultural

Data da turma: 10/05/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ao caminhar pelas ruas da cidade, uma diversidade de imagens e escritas capturam nosso olhar apressado.
Painéis de azulejos que resistem ao tempo, letreiros desenhados à mão que anunciam o comércio popular — cada expressão visual tem muito a dizer sobre os valores, afetos e aspirações de seus autores, que mesmo anonimamente, enriquecem as paisagens urbanas com as suas obras.
Para refletir sobre o valor cultural dessas manifestações, o Museu do Ipiranga realiza a segunda edição do encontro Mensagens do tempo presente: escritas e imagens como patrimônio cultural, um dia inteiro de atividades especiais e gratuitas, dedicado à troca de saberes e à valorização das histórias visuais que documentam o presente.

Confira a programação completa:

10h - Bate-papo com Filipe Grimaldi e Douglas Nascimento

Douglas Nascimento, comunicador, pesquisador e ativista sobre a cultura e o patrimônio histórico, comentará os painéis azulejados ilustrados que enfeitam residências e edifícios de São Paulo, analisando sua autoria, temas e os desafios na identificação dos remanescentes. Na sequência, Filipe Grimaldi, artista-letrista de São Paulo, abordará os diferentes estilos caligráficos utilizados em cartazes comerciais pelo Brasil, feitos por letristas profissionais e
amadores, os chamados "abridores de letras".

14h - Visita mediada “Painéis de azulejos no bairro do Ipiranga”

Acompanhados por Douglas Nascimento, os participantes farão um percurso pelas ruas próximas ao Parque da Independência, visitando residências e edifícios que ainda preservam antigos painéis de azulejos em suas fachadas.

Vagas: 20 pessoas (seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã).

14h às 17h - Oficina "Pintura de Letra Popular"

Ministrada por Filipe Grimaldi, esta oficina introdutória explora a técnica da pintura de letras e a composição de letreiros feitos à mão com pincel de letrista. A atividade combina teoria e prática, abordando diferentes estilos caligráficos utilizados por letristas populares. Todo o material será fornecido aos participantes.

Vagas: 20 pessoas (seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã).

Bibliografia:
FINIZOLA, Fátima. Tipografia vernacular urbana: uma análise dos letreiramentos populares. São Paulo: Blucher, 2010.
MALHANO, Clara; MALHANO, Hamilton. Desenhadores e azulejeiros. Rio de Janeiro: Synergia, 2018.
MONEZZI, Renata. Azulejos na arquitetura paulista: das artes decorativas às artes industriais. Tese de doutorado em História. Campinas/SP: IFCH – UNICAMP, 2024.

Carga Horária:

5 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Francisco de Carvalho Dias de Andrade


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP