133995 - Acessibilidade educacional em processos de ensino e aprendizagem na formação inicial do professor |
Período da turma: | 27/05/2025 a 17/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Formação inicial de professor e acessibilidade educacional de estudante com deficiência e condições neurodivergentes na perspectiva da educação inclusiva e bilíngue a partir de pressupostos da educação especial e princípios do Desenho Universal, DUA. Promover reflexões acerca da aplicação desses conceitos em processos mais equitativos de ensino e aprendizagem para conteúdo da educação básica.
Unidade 1: A formação de profissionais da educação para a acessibilidade educacional Nesta unidade, nosso foco está em refletir e construir um saber relacionado aos pressupostos de inclusão escolar e educação especial ponderando acerca das previsões legais desses fenômenos, bem como acerca de perspectivas da formação docente considerando uma cultura de colaboração na formação inicial e continuada do professor. Unidade 2: Acessibilidade na Educação e Inclusão Escolar sob os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem Um ensino mais acessível pressupõe ampliar a prática docente de modo que os estudantes possam ter acesso ao conhecimento, bem como expressar o conhecimento construído de múltiplas formas em processos em que sejam ativos e se sintam motivados e engajados no processo de aprendizagem. Nessa unidade, o foco será adensar nossas reflexões acerca da inclusão educacional a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e seu pressuposto de se garantir o ensino para todos. Unidade 3: Especificidades educacionais e estratégias metodológicas possíveis. Todos os estudantes podem ter diferentes necessidades educacionais relacionadas a fatores plurais. Considerando estudantes com deficiência e condições neurodivergentes, conhecer suas características e/ou sintomas se faz relevante não para categorizar esse público no espaço escolar, mas para buscar garantir formas de conduzir o processo de modo a reduzir barreiras em atenção à suas especificidades. Nesta unidade, vamos conhecer um pouco de possíveis características relacionadas às deficiências visual, auditiva, física e intelectual, e às condições neurodivergentes, como o Transtorno do Espectro do Autismos, transtorno do déficit de atenção hiperatividade e outros como a discalculia. Unidade 4: Educação em perspectiva inclusiva e bilíngue Nesta unidade a proposta é considerar a modalidade educacional bilíngue como tema principal das reflexões, considerando características da surdez e da comunicação e diferença linguística de pessoas surdas a partir da língua brasileira de sinais nos processos sociais e educacionais pela atuação de diferentes profissionais, como o professor bilíngue, o professor que conhece as demandas relacionadas à diferença linguística de estudantes surdos, o instrutor de Libras e o intérprete educacional. Bibliografia Buzetti, M. C. (2021). Tenho um aluno com transtorno específico de aprendizagem. E agora. In: Pedro, K. M., OGEDA, C.M.M. (2021). (Org.). Educação Especial: do pensar ao fazer. Marília, SP: ABPEE. 145-156. Recuperado de: https://www.abpee.net/pdf/livros/pensarEE%20final.pdf Brasil. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Brasil, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF. Brasil. Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021 (2021). Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, DF. Brasil. Lei 14. 254, de 30 de novembro, de 2021 (2021). Dispõe sobre o acompanhamento integral para estudantes com dislexia ou transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Brasília, DF. Cast. Center for Applied Special Technology (CAST). (2024). Universal Design for Learning Guidelines (version 3.0). http://udlguidelines.cast.org Gonçalves, A. G.; Cia, F.; Campos, J. A. P. P. (2022). Letramento para estudantes com deficiência. EDESP UFSCar, 2022. E-book. Recuperado de https://www.edesp.ufscar.br/arquivos/livros/e-book_ledef.pdf Góes, A.M.; Lodi, A. C.; Kotaki, C. S.; Lacerda, C. B. F.; Caetano, J. F.; Harrison, K. M. P.; Santos, L. F.; Moura, M. C.; Campos, M. de L. I. L. (2011). Língua Brasileira de Sinais – Libras: umaintrodução. São Paulo: UAB - UFSCar. http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/bitstream/123456789/690/1/PE_LinguabrasileiradesinaisLibrasumaintroducao.pdf Sebastián-Heredero, E. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem. Revista brasileira de educação especial,Bauru, 26, (4), 733-768, 2020. https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/abstract/?lang=pt Silva, M. do C. L. da, & Mendes, E. G. (2022). Formação de professores em contextos colaborativos: o desenho universal para a aprendizagem nas aulas de matemática. Com a Palavra, O Professor, 7(17), 60–78. http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/768 Zerbato, A. P., &; Mendes, E. G. (2021). O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, 47( ). https://www.scielo.br/j/ep/a/XrThMT5Hhn6D9CSqcn3HHSM/abstract/?lang=pt |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Regina Gonçalves de Melo Giamlourenço |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |