Atividade

133992 - POSSIBILIDADES EDUCATIVAS NO MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP - Edição Condensada maio de 2025

Período da turma: 16/05/2025 a 17/05/2025

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Descrição: EMENTA
Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) é um curso promovido pela Divisão de Difusão Cultural do museu. Busca oferecer uma contextualização acerca do histórico e da importância dos museus de história natural como instituições vinculadas ao ensino e à difusão cultural, com foco na biodiversidade. O curso é destinado a professores de todos os níveis da educação básica, assim como a gestores e supervisores de ensino, apresentando os recursos de apoio ao ensino que o MZUSP oferece para a comunidade escolar.
Abordamos temas de ciências, relacionados à biodiversidade, com foco em zoologia, promovendo discussões sobre sustentabilidade e impactos das ações humanas na biodiversidade do planeta, sempre relacionados ao papel dos museus de história natural nas sociedades contemporâneas.
As aulas teóricas e práticas possibilitam ao participante desenvolver atividades que promovam, em sala de aula e/ou em visita a museus, a educação científica, abordando temas transversais, pensando nos diferentes estágios de formação.

PROGRAMA DO CURSO

16/05/2025 - sexta-feira – 9:00h às 17:00h
Manhã
9:00h às 10:00h - Abertura do curso, apresentação da proposta, da equipe MZUSP e dos participantes (Equipe DDC).
10:00h às 10:30h – Intervalo
10:30h às 12:00h – História dos Museus de História Natural (Maria Isabel Landim)
12:00 às 14:00h – Almoço
Tarde
14:00h às 15:30h - Importância das coleções biológicas para o ensino. (Talita Roell)
15:30h às 16:00h – Intervalo
16:00h às 17:00h - Visita às coleções científicas – peixes, aves e insetos

17/05/2025 - sábado – 9:00h às 15:30h
Manhã
9:00h – 10:00h - Visita à exposição (Felipe Alves Elias)
10:00h – 10:30h – Intervalo
10:30h – 12:00h – Patrimônio, Educação e Museu (Márcia Fernandes Lourenço)
12:00h – 13:30h – Almoço
Tarde
13:30h às 14:00h – Oficina - Quebra-cabeça pré-histórico (Felipe Alves Elias)
14:00h às 16:00h – Oficina - Diorama (Márcia Fernandes Lourenço)
AVALIAÇÃO FINAL

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
BRANDÃO, C. R.; LANDIM, M. I. 2011. Museus: o que são e para que servem? Em: SISEM-SP. (ed.). Museus: o que são, para que servem? São Paulo: ACAM-Portinari (2): p.93-103

CAZELLI, S.; MARANDINO, M.; STUDART, D. 2003. Educação e Comunicação em Museus de Ciências: aspectos históricos, pesquisa e prática. In: Gouvea, G.; Leal, M.C.; Marandino, M. (eds.) Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Access.

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DIVULGAÇÃO EM CIÊNCIA – GEENF. Faculdade de Educação da USP. 2002. http://www.geenf.fe.usp.br/v2/

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. EFAPE. Currículo Paulista. Acessado em 5 de fevereiro de 2024: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/

LANDIM, M.I. 2011. Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo: adaptação aos novos tempos. Estudos Avançados (25): p. 205-216.

LANDIM, M. I.; ELIAS, F.A. 2012. Biodiversidade: fique de olho! Em: Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, Campinas: Anais. Campinas: Universidade de Campinas, p. 336-345

LANDIM, M. I., & RUIZ, J. G. 2023. A Nova Ideia de Museu (Flower, 1893): reflexões sobre a forma e a função dos museus de história natural. Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 31, 1-35. https://doi.org/10.1590/1982-02672023v31e12

MARANDINO, M.; CONTIER, D.; NAVAS, A. M.; BIZERRA, A. & NEVES, A. L. C. Controvérsias em Museus de Ciências: Reflexões e Propostas para Educadores. Faculdade de Educação da USP. São Paulo. 2016. 52p

MARANDINO, M.; SCALFI, G.; MILAN, B. Janelas para a natureza”: explorando o potencial educativo dos dioramas. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2020.

MARANDINO, M.; PUGLIESE, A.; MONACO, L. M.; MILAN, B. & SCALFI, G. Práticas educativas e formação de públicos de museus: relação entre ciência, sociedade e temas controversos. Faculdade de Educação da USP. São Paulo. 2020. 150p.

MCGREGOR, A. 2001. The Ashmolean Museum: a brief history of the Museum and its collections. Oxford: Jonathan Horne Publications, 80p.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Acessado em 5 de fevereiro de 2024: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

NASCIMENTO, B. V. S. L. As coleções biológicas da UFPB e sua contribuição para o ensino: um estudo de caso. João Pessoa, 2021. 43 p

SILVA, M.C. 2006. Christiano Stockler das Neves e o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Arquitetura. São Paulo: Universidade de São Paulo, 274p.

OLIVEIRA JÚNIOR, L. P. A Importância das Coleções biológicas como Estratégia Didática Auxiliar em Escolas Públicas da Educação Básica no Plano Piloto DF, Sob a Ótica de Professores. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasilia, DF. 2018. 20p

WOMMER, F. G. B. Coleções Biológicas como estratégia para a educação ambiental. Monografia de Especialização. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS. 2013. 45p.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
Talita Roell


 
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