Atividade

133979 - A compreensão oral em língua francesa : formação de professores para a escuta ativa e estratégias de compreensão

Período da turma: 19/04/2025 a 07/06/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso:
Leia as questões. Escute três vezes. Anote palavras compreendidas. Certas práticas são bastante empregadas no trabalho com a compreensão oral em aula de Francês Língua Estrangeira. Contudo, essas práticas são adotadas de forma inconsciente por estudantes e professores em formação inicial que, por vezes, as reproduzem automaticamente a partir de suas próprias experiências de aprendizagem. Opondo-se ao trabalho intuitivo, uma abordagem formativa visa propor novas formas de pensar a compreensão oral, bem como sua exploração pedagógica, sob uma ótica analítica e reflexiva e a serviço da autonomia do ouvinte/aprendente diante de situações de escuta diversa. As várias situações de escuta, presenciais ou online mobilizam recursos multimodais que alteram a metodologia de ensino para o desenvolvimento de estratégias de compreensão oral. O desenvolvimento de competências de escuta é uma exigência do contexto educacional e é amplificada pelos recursos tecnológicos. Assim, embasado em estudos de especialistas em estudos teóricos e empíricos, o curso “A compreensão oral em língua francesa : formação de professores para a escuta ativa e estratégias de compreensão”, tem por objetivos:
1) Sensibilizar os estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento para a construção de sentido a partir da recepção oral.
2) Desenvolver a compreensão oral em língua francesa de gêneros variados visando ao conhecimento, desenvolvimento e aplicação de estratégias de compreensão por meio da mobilização comportamento e do desenvolvimento da escuta ativa em língua francesa.
3) Sistematizar práticas de escuta e compreensão por meio de atividades de exploração de suportes de áudio e vídeo visando à autonomia dos leitores.

Modalidade: Remoto

Objetivos Gerais:
Desenvolver a compreensão oral em contexto acadêmico, bem como
abordar a dimensão formativa das atividades de escuta.

Objetivos Específicos:
- Mobilizar as estratégias de escuta e compreensão em língua materna
- Compreender os modelos de compreensão em língua estrangeira
- Identificar, desenvolver e praticas estratégias para escuta em língua francesa
- Promover a autonomia ouvinte para a escuta com foco na compreensão de informações a partir da recepção auditiva

Justificativa:
O curso se justifica no contexto de ensino-aprendizagem da língua francesa devido à imersão em situações de escuta nos dias atuais, principalmente em se tratando de estudantes cuja língua francesa é, ao mesmo tempo, objeto de estudo e meio para aquisição de outros conhecimentos, como é o caso dos estudantes do curso de Letras-Francês. Além disso, o curso está inserido no contexto de formação de professores de francês que se interessam em aprofundar seus estudos na área.

Conteúdo Programático:
1. Sensibilização às estratégias de compreensão oral em língua materna e língua estrangeira – mobilização de saberes e competências. Abordagem teórica e práticas de leitura de gêneros diversos
2. Os diferentes modelos de escuta – abordagem teórica e práticas para a atividade de escuta
3. Desenvolvimento de estratégias de leitura em língua francesa de textos diversos – construção de sentido, práticas de leitura de gêneros diversos e sistematização linguística
4. Promover a autonomia do ouvinte para a escuta e compreensão de diversos gêneros orais.

Metodologia:
A metodologia adotada será exposição dialogada e trabalhos em pequenos
grupos e sínteses coletivas.

Avaliação:
A avaliação do curso será feita por meio da participação e da realização de
atividades síncronas e assíncronas

Critérios para aprovação:
Os participantes devem obter a nota mínima 7,0 para aprovação no curso

Frequência mínima: 75%

Pré-Requisitos:
Apresentar o comprovante de matrícula de um curso de Letras Francês de uma universidade que ateste que o participante cursado 4 semestres ou mais de língua francesa
Para professores em atividade, inserir um comprovante de vínculo

Bibliografia:
CARRETTE, E. 2001. « Mieux apprendre à comprendre l’oral en langue étrangère ».In CARTON, F. Le Français dans le Monde. Recherches et applications. Janvier 2001,
pp.128-132). Paris : CLE International.
CHAMOT, A. Issues in Language Learning Strategy Research and Teaching .Electronic Journal of Foreign Language Teaching 2004, Vol. 1, No. 1, p. 14-26. Última consulta em 10 de janeiro de 2017.CORNAIRE, C. La compréhension orale. Paris : CLE International, 1998.
LHOTE, E. Enseigner l’oral en interaction. Percevoir, Écouter, Comprendre. Hachette, 1995
O’MALLEY, J. M. & CHAMOT, A. V. Learning Strategies in second language
acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1990
ROST, M. Listening Tasks and Language Acquisition. JALT Publication – Conference Proceedings, p. 18-28. 2002. Disponível em . Última consulta 14 de novembro de 2016
VANDERGRIFT, L; GOH, C. Teaching and testing listening comprehension. In: LONG, M; DOUGHTY, C. (Eds.), The Handbook of Language Teaching, Chichester: Wiley-Blackwell. p. 395-411, 2009. Disponível em: https://repository.nie.edu.sg/bitstream/10497/19195/1/BC-TAT-2009-395.pdf. Acesso em: jun.2023

Informação Relevante:
O curso será ministrado em francês, na modalidade on-line e o material didático será elaborado pela professora e disponibilizado em língua francesa durante as aulas.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Hyanna Carollyne Dias de Medeiros


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP