133979 - A compreensão oral em língua francesa : formação de professores para a escuta ativa e estratégias de compreensão |
Período da turma: | 19/04/2025 a 07/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso:
Leia as questões. Escute três vezes. Anote palavras compreendidas. Certas práticas são bastante empregadas no trabalho com a compreensão oral em aula de Francês Língua Estrangeira. Contudo, essas práticas são adotadas de forma inconsciente por estudantes e professores em formação inicial que, por vezes, as reproduzem automaticamente a partir de suas próprias experiências de aprendizagem. Opondo-se ao trabalho intuitivo, uma abordagem formativa visa propor novas formas de pensar a compreensão oral, bem como sua exploração pedagógica, sob uma ótica analítica e reflexiva e a serviço da autonomia do ouvinte/aprendente diante de situações de escuta diversa. As várias situações de escuta, presenciais ou online mobilizam recursos multimodais que alteram a metodologia de ensino para o desenvolvimento de estratégias de compreensão oral. O desenvolvimento de competências de escuta é uma exigência do contexto educacional e é amplificada pelos recursos tecnológicos. Assim, embasado em estudos de especialistas em estudos teóricos e empíricos, o curso “A compreensão oral em língua francesa : formação de professores para a escuta ativa e estratégias de compreensão”, tem por objetivos: 1) Sensibilizar os estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento para a construção de sentido a partir da recepção oral. 2) Desenvolver a compreensão oral em língua francesa de gêneros variados visando ao conhecimento, desenvolvimento e aplicação de estratégias de compreensão por meio da mobilização comportamento e do desenvolvimento da escuta ativa em língua francesa. 3) Sistematizar práticas de escuta e compreensão por meio de atividades de exploração de suportes de áudio e vídeo visando à autonomia dos leitores. Modalidade: Remoto Objetivos Gerais: Desenvolver a compreensão oral em contexto acadêmico, bem como abordar a dimensão formativa das atividades de escuta. Objetivos Específicos: - Mobilizar as estratégias de escuta e compreensão em língua materna - Compreender os modelos de compreensão em língua estrangeira - Identificar, desenvolver e praticas estratégias para escuta em língua francesa - Promover a autonomia ouvinte para a escuta com foco na compreensão de informações a partir da recepção auditiva Justificativa: O curso se justifica no contexto de ensino-aprendizagem da língua francesa devido à imersão em situações de escuta nos dias atuais, principalmente em se tratando de estudantes cuja língua francesa é, ao mesmo tempo, objeto de estudo e meio para aquisição de outros conhecimentos, como é o caso dos estudantes do curso de Letras-Francês. Além disso, o curso está inserido no contexto de formação de professores de francês que se interessam em aprofundar seus estudos na área. Conteúdo Programático: 1. Sensibilização às estratégias de compreensão oral em língua materna e língua estrangeira – mobilização de saberes e competências. Abordagem teórica e práticas de leitura de gêneros diversos 2. Os diferentes modelos de escuta – abordagem teórica e práticas para a atividade de escuta 3. Desenvolvimento de estratégias de leitura em língua francesa de textos diversos – construção de sentido, práticas de leitura de gêneros diversos e sistematização linguística 4. Promover a autonomia do ouvinte para a escuta e compreensão de diversos gêneros orais. Metodologia: A metodologia adotada será exposição dialogada e trabalhos em pequenos grupos e sínteses coletivas. Avaliação: A avaliação do curso será feita por meio da participação e da realização de atividades síncronas e assíncronas Critérios para aprovação: Os participantes devem obter a nota mínima 7,0 para aprovação no curso Frequência mínima: 75% Pré-Requisitos: Apresentar o comprovante de matrícula de um curso de Letras Francês de uma universidade que ateste que o participante cursado 4 semestres ou mais de língua francesa Para professores em atividade, inserir um comprovante de vínculo Bibliografia: CARRETTE, E. 2001. « Mieux apprendre à comprendre l’oral en langue étrangère ».In CARTON, F. Le Français dans le Monde. Recherches et applications. Janvier 2001, pp.128-132). Paris : CLE International. CHAMOT, A. Issues in Language Learning Strategy Research and Teaching .Electronic Journal of Foreign Language Teaching 2004, Vol. 1, No. 1, p. 14-26. LHOTE, E. Enseigner l’oral en interaction. Percevoir, Écouter, Comprendre. Hachette, 1995 O’MALLEY, J. M. & CHAMOT, A. V. Learning Strategies in second language acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1990 ROST, M. Listening Tasks and Language Acquisition. JALT Publication – Conference Proceedings, p. 18-28. 2002. Disponível em VANDERGRIFT, L; GOH, C. Teaching and testing listening comprehension. In: LONG, M; DOUGHTY, C. (Eds.), The Handbook of Language Teaching, Chichester: Wiley-Blackwell. p. 395-411, 2009. Disponível em: https://repository.nie.edu.sg/bitstream/10497/19195/1/BC-TAT-2009-395.pdf. Acesso em: jun.2023 Informação Relevante: O curso será ministrado em francês, na modalidade on-line e o material didático será elaborado pela professora e disponibilizado em língua francesa durante as aulas. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Hyanna Carollyne Dias de Medeiros |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |