133962 - Diálogos entre arte e educação: Professores no MAC USP |
Período da turma: | 10/05/2025 a 31/05/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Neste curso pretende-se explorar as dimensões do conhecimento da arte, tais como, a fruição, fundamentação, reflexão, expressão/criação. As obras expostas e as diversas curadorias são os eixos dessa articulação programada que visa ao diálogo e às trocas de impressões e saberes com e entre os participantes. Paralelamente, eles assistem a documentários relativos às artes visuais, leem textos, exploram materiais didáticos e vivenciam oficinas que buscam complementar o acesso a esse acervo público e ao seu potencial pedagógico. Os professores são convidados a elaborar projetos de ensino da arte incluindo visitas dos educandos ao Museu, pois " (...) As artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas." BNCC. Programa: Recepção das/os participantes e apresentação do programa do curso; introdução para uma reflexão sobre educação, arte e a potência pedagógica do diálogo no espaço do Museu – teoria e prática (fundamentação interdisciplinar - documentários com destaque para Antonio Donato Nobre, Jorge Larrosa Bondia, Fernando Cocciarale; textos de apoio, etc. Artes visuais: linguagens, conceitos, movimentos, gêneros, temáticas etc. Destaques: tridimensionais em exposição - da modernidade à contemporaneidade e materialidades diversas; retratos - da pintura em tela aos conceituais; mulheres artistas no acervo do MAC etc. Outros destaques: representação, representatividade, apropriação, violência, resistência e outras questões sociais e políticas desse tempo, lugar e pessoas - reflexões nas exposições em curso. Experimentação de metodologia lúdica para ações em oficinas plástica/visual e de jogos (concebidas como possibilidade de ser reeditada e expandida em sala de aula); a interdisciplinaridade como norte do processo educativo (também pensada como possibilidade metodológica orientadora dos processos educativos na escola); a roda de conversa como dinâmica diária e, também, avaliativa do trabalho e, o empréstimo e circulação de materiais didáticos a partir de elaboração de projeto de ensino da arte que inclui uma visita dos educandos ao MAC. Referências: BARBOSA, Ana Mae. "Arte-Educação: leitura no subsolo." São Paulo: Cortês, 1997. ____________________. "Arte/Educação Contemporânea – consonâncias internacionais." São Paulo: Cortez, 2005. BONDIA, Jorge Larrosa. "Notas sobre a experiência e o saber de experiência" . Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. ISSN 1413-2478. CERVETTO, Renata e LÓPES, Miguel A., "Agite antes de usar: Deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina." Edições SESC São Paulo, 2018. DEBORD, Guy. "A sociedade do espetáculo". Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. FREIRE, Cristina. "Arte Conceitual." Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. FREIRE, Paulo. "Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica." S. Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. FRANCOIO, Maria Angela Serri. "Museu de Arte e Ação Educativa: Proposta de uma metodologia lúdica.", dissertação de mestrado, São Paulo, ECA USP, 2000. ______________________________. Ciranda de Formas: Bichos – Jogos, brinquedos e brincadeiras, Catálogo e Apostila do Professor. São Paulo: MAC USP, 2004. _______________________________. Arte Conceitual em jogo de loto: experiência no Museu. in II Simpósio Internacional Estratégias do Ensino da Arte contemporânea em Museus e Instituições Culturais. Espaços de Mediação: A arte e seus públicos / Org. Carmen Aranha e Katia Canton, São Paulo: MAC USP, 2013, p.167 – 198. MACEDO, Lino. "Jogos e sua importância na escola." São Paulo: Cortez, Fundação Carlos Chagas, Cadernos de pesquisa no. 93, 1995. MAGALHÃES, Ana Gonçalves. "Uma nova luz sobre o acervo Modernista do MAC USP." Revista USP, São Paulo, n. 90, p. 200-216, Junho/ Agosto, 2011. MOREIRA, Ana Angélica Albano. "O espaço do desenho: A educação do educador." São Paulo: Cortez, 1992. MORIN, Edgar. "A Cabeça Bem Feita". Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2003. SANTOS, Antonio Bispo. Somos da terra. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n.12, p. 44-51, ago. 2018. https://piseagrama.org/artigos/somos-da-terra/ acesso: 03/04/25 Textos dos curadores das exposições do MAC USP acessíveis no site institucional. PROGRAMA Acervo: Roteiros de visita. São Paulo: MAC USP, 2005. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/institucional/institucional_dtcea.asp acesso: 03/04/25 Programas educativos: MEL Museu: Educação Lúdica - clicar em + entrar em jogos educativos Semana de 1922 http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/mel/mel.asp acesso: 03/04/25 Documentários e filme: COCCHIARALE, Fernando. “Quem tem medo de arte contemporânea. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ObT9_eZ7Ma0 Acesso:03/04/25 MOYSÉS, Beth. https://www.youtube.com/watch?v=O19J5iqSzWc Acesso: 03/04/25 NOBRE, Antonio Donato, “Um novo olhar sobre a vida na terra” https://www.youtube.com/watch?v=QtQ86Yfiks0 Acesso:03/04/25 PAULINO, Rosana – https://rosanapaulino.com.br/ Acesso: 03/04/25 Filme: “A língua das mariposas”, 1999, direção de José Luis Cuerda, seleção aos 40’54. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Maria Angela Cerri Francoio |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |