Atividade

133853 - Da pergunta de pesquisa à execução do estudo: aspectos teóricos -práticos

Período da turma: 28/04/2025 a 26/05/2025

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Descrição: Programa:
Formulação da questão de pesquisa de um estudo científico
Desenvolver uma pergunta de pesquisa
Discussão das perguntas de pesquisa
Definição dos tipos de variáveis de um estudo científico

Ementa:
Neste curso iremos ensinar o aluno sobre o que é uma pesquisa cientifica, os passos necessários para se desenvolver um projeto de pesquisa, bem como os tipos de questões de pesquisa e como escrever adequadamente uma questão. Além disso, os estudantes terão como atividade desenvolverem uma questão de estudo que será discutida presencialmente em grupo para facilitação do processo de aprendizagem. Além disso, abordaremos os tipos de variáveis de um estudo científico e a importância da classificação das variáveis para análise estatística.

Referência Bibliográfica
1. HAYNES, R.B.; SACKETT, D.L.; GUYATT, G.H.; TUGWELL, P. Epidemiologia Clínica: Como realizar pesquisa clínica na prática. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2008, p.19-30.

2. HULLEY, S.B.; CUMMINGS, S.R.; BROWNER, W.S.; GRADY, D.; HEARST, N.; NEWMAN, T.B. Delineando a pesquisa clínica. Uma abordagem epidemiológica. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

3. MEADOWS, K.A. So you want to do research? 1: an overview of the research process. British Journal of Community Nursing, v.8, n.8, p.369-75, 2003.

4. MEADOWS, K.A. So you want to do research? 2: developing the research question. British Journal of Community Nursing, v.8, n.9, p.397-40, 2003.

5. MEADOWS, K.A. So you want to do research? 4: An introduction to quantitative methods. British Journal of Community Nursing, v.8, n.11, p.519-26, 2003.

6. MEADOWS, K.A. So you want to do research? 5: Questionnaire design. British Journal of Community Nursing, v.8, n.12, p.562-70, 2003.

7. MUNRO, B.H. Statistical methods for health care research. 4ªed. Philadelphia: Lippincott, 2001.

8. NOBRE, M.; BERNARDO, W. Prática clínica baseada em evidências. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. Cap. 4: Cenários clínicos: questões bem formuladas.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Carina Aparecida Marosti Dessotte
Maria Cândida de Carvalho Furtado
Mayra Gonçalves Menegueti
Renata Karina Reis


 
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