Atividade

133785 - Gestão Esportiva e Marketing

Período da turma: 20/08/2026 a 20/09/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Justificativa:
Com o crescimento do mercado esportivo, observa-se uma maior demanda por especialistas que contribuam com a otimização da saúde e performance dos atletas;
Um novo universo voltado a inovação e ao empreendedorismo surge no esporte, gerando oportunidades para especialistas com diferentes formações, comoo Especialista em Odontologia do Esporte. No entanto, se faz necessário compreender;
Como o mercado esportivo se organiza?
Como os clubes esportivos estão estruturados funcionalmente?
Quais são as oportunidades de negócios e como projetar ações que possam gerar valor aos atletas, clubes e consequentemente ao mercado esportivo?

Objetivo:
Proporcionar aos acadêmicos uma visão global sobre o mercado esportivo, bem como as suas especificidades e oportunidades de negócio. Explorar os conceitos contemporâneos de estratégia empresarial, estrutura organizacional transversal e matricial, permitindo que ao final do curso, o profissional de odontologia do esporte tenha uma visão global do mercado esportivo e domine ferramentas que o auxilie a criar propostas e modelos de negócio que gerem valor à atletas, clubes, federações e ao ecossistema esportivo com um todo.

Conteúdo Programático:
Estratégia empresarial;
Teoria geral dos sistemas - Organizações esportivas como sistemas
Modelagem de processos orientados à equipes multifuncionais
Hipóteses e validação do tamanho do Mercado Esportivo
Modelo de Negócio voltado ao Esporte (Business Model Canvas)
Proposta de Valor ( Value Proposition Design)
Product Discovery (Personas, User Story Mapping)

Bibliografia recomendada:
HERSEY, P BLANCHARD, K.H., & JOHNSON,D.E (2001). Management of Organizational Behavior: Leading Human Resources. Upper saddle River: Prentice- Hall;

PAVANI JUNIOR, Orlando; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e Gestão por processos/ BPM: M Books. São Paulo,2011;

Deming, W. E. (1997) A nova Economia. Rio de janeiro: Qualitymark;

Bertalanffy, Ludwig von, 1901-1972. Teoria geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações/; 6.ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012;

Osterwalder, Alexander, Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios. Rio de janeiro, RJ: Alta Books, 2011;

Velue proposition design / Alex Osterwalder ...[et al]; - Rio de janeiro - Alta Books, 2019;]

Blank, Steve. Startup: Manual do empreendedor o guia passo a passo para construir uma grande companhia/ Steve Blank e bob Dorf. -Rio de janeiro, RJ: Alta Books, 2014;

Finocchio júnior, José/ Project model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia/ José Finocchio júnior; ilustração Simon Ducroquet. - 1. ed. - Rio de janeiro: Elsevier, 2013;

Nagle, Thomas T., 1951 - . Estratégias e táticas de preço: um guia para crescer com lucratividade/ Thomas T. Nagle, John Hogan; tradução Sonia Midori Yamamoto e Fabrício Pereira Soares; revisão técnica Celeste Guarita. - 4. ed. - São Paulo: Person Education do Brasil, 2017.

Carga Horária:

5 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 12
 
Ministrantes: Alexandre Moreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP