133785 - Gestão Esportiva e Marketing |
Período da turma: | 20/08/2026 a 20/09/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Justificativa:
Com o crescimento do mercado esportivo, observa-se uma maior demanda por especialistas que contribuam com a otimização da saúde e performance dos atletas; Um novo universo voltado a inovação e ao empreendedorismo surge no esporte, gerando oportunidades para especialistas com diferentes formações, comoo Especialista em Odontologia do Esporte. No entanto, se faz necessário compreender; Como o mercado esportivo se organiza? Como os clubes esportivos estão estruturados funcionalmente? Quais são as oportunidades de negócios e como projetar ações que possam gerar valor aos atletas, clubes e consequentemente ao mercado esportivo? Objetivo: Proporcionar aos acadêmicos uma visão global sobre o mercado esportivo, bem como as suas especificidades e oportunidades de negócio. Explorar os conceitos contemporâneos de estratégia empresarial, estrutura organizacional transversal e matricial, permitindo que ao final do curso, o profissional de odontologia do esporte tenha uma visão global do mercado esportivo e domine ferramentas que o auxilie a criar propostas e modelos de negócio que gerem valor à atletas, clubes, federações e ao ecossistema esportivo com um todo. Conteúdo Programático: Estratégia empresarial; Teoria geral dos sistemas - Organizações esportivas como sistemas Modelagem de processos orientados à equipes multifuncionais Hipóteses e validação do tamanho do Mercado Esportivo Modelo de Negócio voltado ao Esporte (Business Model Canvas) Proposta de Valor ( Value Proposition Design) Product Discovery (Personas, User Story Mapping) Bibliografia recomendada: HERSEY, P BLANCHARD, K.H., & JOHNSON,D.E (2001). Management of Organizational Behavior: Leading Human Resources. Upper saddle River: Prentice- Hall; PAVANI JUNIOR, Orlando; SCUCUGLIA, Rafael. Mapeamento e Gestão por processos/ BPM: M Books. São Paulo,2011; Deming, W. E. (1997) A nova Economia. Rio de janeiro: Qualitymark; Bertalanffy, Ludwig von, 1901-1972. Teoria geral dos Sistemas: fundamentos, desenvolvimento e aplicações/; 6.ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012; Osterwalder, Alexander, Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios. Rio de janeiro, RJ: Alta Books, 2011; Velue proposition design / Alex Osterwalder ...[et al]; - Rio de janeiro - Alta Books, 2019;] Blank, Steve. Startup: Manual do empreendedor o guia passo a passo para construir uma grande companhia/ Steve Blank e bob Dorf. -Rio de janeiro, RJ: Alta Books, 2014; Finocchio júnior, José/ Project model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia/ José Finocchio júnior; ilustração Simon Ducroquet. - 1. ed. - Rio de janeiro: Elsevier, 2013; Nagle, Thomas T., 1951 - . Estratégias e táticas de preço: um guia para crescer com lucratividade/ Thomas T. Nagle, John Hogan; tradução Sonia Midori Yamamoto e Fabrício Pereira Soares; revisão técnica Celeste Guarita. - 4. ed. - São Paulo: Person Education do Brasil, 2017. |
||||
Carga Horária: |
5 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 12 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Moreira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |