133721 - Liderança escolar transformadora |
Período da turma: | 05/09/2025 a 12/09/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
I – Identificar a relevância e a especificidade da gestão na escola. II – Situar historicamente a estruturação, ampliação e complexificação da escola, suas tradições e imperativos de mudança. III – Discutir as relações entre o gestor e a comunidade escolar. Conteúdo das aulas 1. Gestão da escola: importância e especificidade 2. Organização dos tempos, espaços e comunidade escolar 3. A escola e sua equipe em tempos de mudança 4. Gestão escolar democrática Referências AZANHA, José Mário Pires. Proposta pedagógica e autonomia da escola. Cadernos de história e filosofia da educação. v.2, n.4, p.11-21, 1998. GALLEGO, Rita; SILVA, Vivian Batista. A gestão do tempo e do espaço da escola. Material produzido para a REDEFOR/SEE/SP, 2012. HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança. Lisboa: McGrall Hill, 1998. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. SP: Heccus, 2013. LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. São Paulo: Vozes, 2014. TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Trabalho escolar: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. São Paulo: Vozes, 2008 |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 2000 | ||||
Ministrantes: |
Vivian Batista da Silva |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |