133681 - Inclusão, Permanência e Pertencimento na Universidade de São Paulo - O Sentido do Núcleo de Artes Afro-Brasileiras (NECAAB) |
Período da turma: | 28/04/2025 a 19/05/2025
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Descrição: | Conteúdo Programático:
Módulo 1: A Inclusão na Universidade de São Paulo (2h) - Breve histórico das políticas de inclusão da USP: adesão ao SISU, implementação de cotas e criação da PRIP. - O impacto dessas medidas no perfil discente da universidade. - A necessidade de ampliação e aprimoramento das políticas de permanência. - O papel da extensão universitária no fortalecimento da diversidade e no combate ao racismo institucional. Módulo 2: O NECAAB como Espaço de Pertencimento e Resistência (2h) - História e objetivos do NECAAB. - A relação do Núcleo com a comunidade universitária e externa da USP. - A interseção entre arte, cultura, educação e organização como estratégia de permanência na USP. Módulo 3: Arte e Cultura como Ferramentas de Permanência (2h) - A contribuição da capoeira angola, samba de roda, maculelê e danças afro-brasileiras para a formação acadêmica e cidadã e para uma produção científica decolonial, inovadora e sustentável. - O conceito de "pertencimento" e sua importância para estudantes negro/as e indígenas na universidade. - Experiências de estudantes e pesquisadores/as que passaram pelo NECAAB. Módulo 4: Desafios e Perspectivas para o Futuro (2h) - A luta pela manutenção do espaço físico do NECAAB na USP. - A institucionalização de políticas de apoio a iniciativas culturais e de construção de pertencimento. - Diálogo aberto: como potencializar a inclusão, a permanência e o pertencimento na USP? Referências Bibliográficas FERREIRA-SANTOS, Marcos e ALMEIDA, Rogério de. Antropolíticas da Educação. São Paulo: Képos, 2011. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017. RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011. MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na universidade. Brasília: Ministério da Educação, 2016. CARVALHO, J.; FLÓREZ, J. Encuentro de saberes: Huellas de memoria pluriversa y descolonización de la Universidad contemporánea. Arxius de Sociologia. Valencia: Universitat de Valencia. n. 39, 2018. CARVALHO, J.; VIANNA, L. O Encontro de Saberes nas Universidades. Uma síntese dos dez primeiros anos. Revista Mundaú, 2020, n.9. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Aline Fátima da Silva Costa Magno Eliany Cristina Ortiz Funari Erenay Martins-Maciel Vanessa Daniela França |
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