Atividade

133678 - Quadrinhos como fontes históricas e ferramentas para o ensino de História

Período da turma: 25/04/2025 a 04/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa das aulas:
AVISO: Os texto abaixo serão lidos e discutidos durante as aulas, a ordem apresentada não será necessariamente a das aulas, pois está poderá sofrer algumas alterações. Texto estarão disponíveis virtualmente no Google Drive, neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1SUnA_WIXiBeFBFcE5pVnLyoP996FTzRV?usp=sharing

EIXO 1: O que são histórias em quadrinhos?

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2004.

GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu/RJ: Marsupial, 2015.

POSTEMA, Barbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentindo a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018.


EIXO 2: Quadrinhos e História (imagens e fontes)

BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru, SP: Edusc, 2004.
RODRIGUES, Márcio dos Santos. Apontamentos para a pesquisa histórica sobre quadrinhos. In: CALLARI,

Victor; RODRIGUES, Márcio dos Santos (Org.). História e quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Letramento, 2021, v. 1, p. 19-61.

VOVELLE, Michel. Imagens e Imaginário na História: Fantasmas e Certezas nas Mentalidades desde a Idade Média até o Século XX. São Paulo: Ática, 1997.


EIXO 3: Quadrinhos e ensino de História

LIMA, Douglas Mota Xavier de. História em quadrinhos e ensino de História. In: Revista História Hoje, v.6, n.11, p.147-171, 2017. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/332

PEDROSO, Rodrigo Aparecido de Araújo. Quadrinhos como referência e fonte para o ensino de história. In: CALLARI, Victor; RODRIGUES, Márcio do Santos. (Org.). História e Quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Editora Letramento, 2021, v. 1, p. 137-158.

SANTO, Janaína de Paula Espirito. Cultura Histórica, Narrativa Histórica e Quadrinhos: provocações a partir de Hiroshima. In: CALLARI, Victor; RODRIGUES, Márcio do Santos. (Org.). História e Quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. 1ed.Belo Horizonte: Editora Letramento, 2021, v. 1, p. 137-158.


AVALIÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio da presença, da participação nas aulas e pela apresentação de um seminário no qual devem expor propostas de análise ou um projeto de aula de uma história em quadrinhos de livre escolha.

Bibliografia Básica
BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru, SP: Edusc, 2004.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
CIRNE, Moacy. Notas para uma história materialista dos quadrinhos. In: Revista cultura vozes. São Paulo: vol. LXXII n.09 pp.31-44, nov. 1978.
CIRNE, Moacy. Ideologia e desmitificação dos super-heróis. In: Revista cultura vozes. São Paulo: vol. LXV n.04, pp.47-54, maio de 1971.
CIRNE, Moacy. Para ler os quadrinhos. Petrópolis, Vozes, 1972.
CIRNE, Moacy. Quadrinhos sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
DORFMAN, Ariel; MATTELART, Armand. Para ler o Pato Donald: comunicação de massa e colonialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
DORFMAN, Ariel; JOFRE, Manuel. Super-homem e seus amigos do peito. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1970.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GORDON, Ian. Superman: the persistence of an American icon. New Brunswick, New Jersey: Rutger Universty Press, 2017.
GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu/RJ: Marsupial, 2015.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2004.
MOYA, Álvaro de. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1972.
PEDROSO, Rodrigo Ap. Araújo. Vestindo ainda mais a bandeira dos EUA: o Capitão América pós-atentados de 11 de setembro. São Paulo: Paco Editorial, 2016.
PEDROSO, Rodrigo Ap. Araújo. Quadrinhos como referência e fonte para o ensino de História. In: CALLARI, Victor; RODRIGUES, Marcio dos Santos (orgs.). História e Quadrinhos: contribuições ao ensino e à pesquisa. Belo Horizonte, MG: Letramento, 2021.
PEDROSO, Rodrigo Ap. Araújo. Estados Distópicos da América: o futuro dos EUA nas histórias em quadrinhos (1983-1999). Curitiba, PR: Editora CRV, 2023.
POSTEMA, Barbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentindo a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018.
SAVAGE JR., William W. Commies, Cowboys, and Jungle Queens: comic books and America, 1945-1954. Oklahoma: Wesleyan University Press, 1998.
SILVA, Marcos Antonio da. Rir das ditaduras: os dentes de Henfil (Fradim - 1971/1980). São Paulo: Intermeios; USP-Programa de Pós-Graduação em História Social, 2018.
SCOTT, Cord A. Comics and conflict: Patriotism and Propaganda from WWII through Operation Iraqi Freedom. Annapolis, Maryland: Naval Institute Press, 2014.
VERGUEIRO, Waldomiro. Pesquisa acadêmica em histórias em quadrinhos. São Paulo: Criativo, 2017.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Rodrigo Aparecido de Araujo Pedroso


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP