Atividade

133646 - Uso clínico dos diferentes cumprimentos de onda, incluindo os lasers de alta e baixa potência

Período da turma: 21/10/2025 a 24/10/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Apresentar e aprofundar o conhecimento detalhado sobre o uso clínico de lasers de alta e baixa potência, com diferentes comprimentos de onda, com foco nas aplicações na Odontologia. A disciplina visa capacitar os alunos a identificar e aplicar adequadamente
as diferentes tecnologias de laser, reconhecendo as propriedades específicas de cada comprimento de onda e sua interação com os tecidos orais, além de permitir a escolha do tipo de laser mais adequado para cada tipo de procedimento odontológico.
Justificativa: A diversidade de lasers disponíveis no mercado, com diferentes comprimentos de onda, exige uma compreensão aprofundada dos efeitos que esses lasers causam nos tecidos, tanto em termos terapêuticos quanto na realização de procedimentos cirúrgicos. Os lasers de alta e baixa potência apresentam características únicas e aplicações distintas, e o conhecimento desses aspectos é fundamental para um uso clínico seguro e eficaz. A disciplina busca capacitar os profissionais a tomarem decisões informadas sobre qual comprimento de onda utilizar em cada situação clínica, garantindo o melhor benefício terapêutico ou cirúrgico.

Conteúdo programático:
1. Introdução ao Uso Clínico de Laser em Odontologia.
2. Interação dos lasers com os diferentes tecidos bucais (esmalte, dentina, gengiva, osso): Efeitos térmicos e mecânicos do laser nos tecidos (ablação, coagulação, vaporização, corte); Efeitos biológicos dos lasers de baixa potência: fotobiomodulação (aceleração da cicatrização, analgesia, modulação da inflamação).
3. Lasers de Alta Potência e Suas Aplicações Clínicas: Laser de CO2 - Características e indicações clínicas; Lasers de Erbium (Er:YAG e Er,Cr:YSGG) - Características e indicações clínicas; Laser de Nd:YAG - Características e indicações clínicas: Lasers de diodo - Características e indicações clínicas; Vantagens e limitações dos lasers de alta potência; Tendências futuras no uso de lasers de alta potência para tratamentos inovadores. Demonstração de procedimentos clínicos que envolvem o uso de lasers de alta potência para tratamentos odontológicos.
4. Lasers de Baixa Potência e Suas Aplicações Clínicas: Laser de Diodo (660-980 nm): Aplicações terapêuticas (fotobiomodulação), tratamento de dor, redução de inflamação, aceleração da cicatrização; Ação dos lasers de baixa potência e sua relação com a regeneração celular e reparação de tecidos; Benefícios da terapia a laser de baixa potência em tratamentos não invasivos. Aplicações clínicas da terapia de fotobiomodulação; Tendências futuras no uso de lasers de baixa potência para tratamentos inovadores; Discussão de casos clínicos em que os lasers de alta e baixa potência foram utilizados; Sessões práticas para aplicação do laser em modelos simulados, utilizando diferentes tipos de lasers. Demonstração de procedimentos clínicos que envolvem o uso de lasers de baixa potência para tratamentos odontológicos.

Bibliografia:
Eduardo CP, Aranha ACC, Lage-Marques JL, Azevedo LH, Freitas PM, Gow-Soares S. Laser em Odontologia, 1ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2010. 232p.
Freitas, PM; Simões, A. Lasers in Dentistry: Guide for Clinical Practice. 1. ed. Iowa: Wiley Blackwell, 2015. v. 1. 358p.
Gutknecht N, Eduardo CP. A Odontologia e o Laser. Atuação do laser na
Especialidade Odontológica. Quintessence Editora Ltda., 2004.
Silvia Nunez, Aguinaldo Silva Garcez, Martha Simões Ribeiro. Laser de Baixa Potência. Princípios Básicos e Aplicações Clínicas na Odontologia. Editora Elsevier. São Paulo/SP. 1ª edição.
Tunér J, Hode L. The new laser therapy handbook. 1ed. Sweden. Prima Books AB, 2010, 184P.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 77
 
Ministrantes: Alyne Simoes Gonçalves
Ana Maria Aparecida de Souza
Fernando Rodrigues de Carvalho
Karen Müller Ramalho
Luciane Hiramatsu Azevedo
Marines Sammamed Freire Trevisan
Patricia Moreira de Freitas Costa e Silva
Pedro Cardoso Soares
Rosângela Maria Schmitt Dissenha


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP